Observatório Alviverde

08/06/2020

O PONTO DE VISTA DE TIA ESTÉR!

Alguém que comentava neste OAV quando o espaço estava aberto ao público, afirmava que este blogueiro era Tia Ester e que (ele não sabia bem porquê) apenas "fazia tipo"!

É claro, límpido e cristalino (qualidades, aliás, que não são inerentes aos políticos brasileiros) que é descabida a desconfiança haja vista a sensível diferença de estilos.

Mas se similaridade existe entre mim e Tia Estér, ela reside em em nosso modo de pensar. 

É por isto que ouso abrir tranquilamente o meu, o seu, o dela, enfim, o nosso espaço para possa vir a ser mais bem aproveitado por alguém que sabe muito de futebol e muito mais de pandemias.

Eis a crônica da Tia Estér para este melancólico início de outra semana de prisão:

(SIC)

O PONTO DE VISTA DE TIA ESTER

O grande Alcides falou bem: todos temos saudades do futebol. É deprimente nao ter o Palmeiras jogando. Mas Tia Ester tenta suprir isso vendo jogos gloriosos da 2a Academia, nos idos de 1972/3, onde o Palmeiras ganhava de pouco, mas com enorme segurança.

Vi a história do Fedato, moço que chegou de Sao Caetano do Sul e passou a ser um talismã. Entrava e resolvia. E o melhor é que a maioria das vezes resolvia com golaços. Era, como William é hoje, o reserva mais titular que a Academia tinha.

Quem não teve a satisfação de ver o Palmeiras no Jardim Suspenso?  Quantas noites garoentas e frias de S. Paulo eram iluminadas pelas jogadas fantásticas de Ademir, Leivinha, Cesar e Dudu original. E olha que o antigo Palestra era um campinho sem grandes luxos. Nao havia vestiários especiais. A grama as vezes faltava em boa parte da grande área. E nem se sonhava com grama sintética. Mesmo assim, a moçada não reclamava e jogava muito...

Hoje mudou. Do goleiro ao ponta esquerda são todos ricos. E reclamam de tudo. Não conseguem jogar 2 vezes por semana alegando  cansaço...na verdade falta gana, garra, vontade. E isso sobrava nos nossos jogadores da 2a Academia.

Na época meu querido Tio Milton comprava o sensacionalista Noticias Populares ou o Folha da Tarde. Quando havia um jogo nosso contra qualquer time do Interior, as últimas linhas da matéria eram invariáveis: " A Ponte(ou Guarani ou São Bento, ou Noroeste ou Comercial, etc) veio a S. Paulo para perder de pouco, segundo apuramos com seus jogadores". Era lindo. Botávamos medo em todos.