Observatório Alviverde

26/11/2017

SEM ESSA DE FESTA PARA ZÉ ROBERTO AMANHÃ. O MOMENTO É DE ESFORÇO E DE LUTA PELO VICE-CAMPEONATO BRASILEIRO!!!



Quero deixar inteiramente livre o tema deste domingo, em decorrência de Palmeiras x Botafogo ter ficado para amanhã, segunda-feira, no Allianz Park .

Trata-se de um jogo importante pois pode encaminhar o Palmeiras a um melhor posicionamento (quem sabe ao vice-campeonato), conquanto se saiba que o Verdão já está garantido na tabela de grupos da Libertadores em 2.018, quaisquer que sejam os seus placares nos dois jogos que lhe faltam, contra o Bota e o Atlético Pr. .

O jogo, em si, verdade seja dita, tem mais importância prática para o Bota, atualmente com 52 pontos e 14 vitórias, que têm a sua frente na tabela inalcançáveis Curica, Grêmio, Palmeiras e Santos. 

O Cruzeiro, que ganhou a Libertadores via Copa do Brasil e que está com 56 pontos e 15 vitórias, também está à frente do Bota, mas não é um adversário a ser batido por uma vaga na competição continental.

O Bota, neste momento, trava um duelo duríssimo por uma vaga nos "mata-matas" das "eliminatórias antecipadas da Liberta com os seus grandes rivais coestaduanos...

O Fla (53 pontos e 14 vitórias), Vasco (50 pontos e 13 vitórias), são os maiores adversários do Bota, na luta pela Libertadores.

Mas há, também, rivais de outros estados como o Galo Mineiro (50 pontos e 13 vitórias), Bahia, (48 pontos), Atlético PR e Chapecoense (48) que correm atrás, ameaçam o Bota na classificação e a depender dos resultados das duas últimas rodadas podem ultrapassá-lo.  

Em relação ao time do Palmeiras, não sei qual o propósito que domina os jogadores neste momento de transição em que a diretoria, provando que é amadora e cabaçuda, não foi competente para adiar a divulgação da contratação de Róger Machado, gerando medos e instabilidades no elenco tanto e quanto inevitáveis ondas sem fim.

A grande pergunta é esta: "com que ânimo os jogadores do Palmeiras vão enfrentar amanhã o desesperado Botinha?"

"Lutará ainda rapaziada com denodo e esforço pelo vice-campeonato?"

"Se houver necessidade de dividir forte para buscar o melhor resultado, todos o farão? Mesmo aqueles que já receberam sinais evidentes que não serão aproveitados em 2.018 ?"

Eu, particularmente, creio que o elenco do Palmeiras, a partir da garantia da entrada direta para a fase de grupos da Libertadores e da proximidade das férias, já considera o dever cumprido!

Em razão disto, creio que enfrentará os cariocas relaxadamente,  apenas para cumprir tabela, com uma ou outra exceção de algum jogador mais "compenetrado" e Caxias. Tomara que eu esteja errado!

Tenho os meus motivos para desconfiar que o time não dará tudo de si amanhã, a partir do momento em que estão anunciando a despedida oficial de Zé Roberto justamente no jogo contra o Bota. 

Demorou, demais, gente! 

Há dois anos que Zé Roberto, impropriamente, faz parte do elenco palmeirense e ocupa espaços no time, (hoje, mais no elenco), usufruindo de verbas salariais que poderiam ter sido aplicadas em jogadores mais jovens, úteis e eficientes.

Não, não sou, absolutamente, contra qualquer homenagem a Zé Roberto, esse grande jogador, utilíssimo, porém há três ou quatro anos, dentro e fora de campo.

Só entendo que o Palmeiras não tem nenhuma obrigação (como querem alguns) de colocá-lo compulsoriamente em campo segunda-feira contra o Bota, pois se trata de uma competição oficial de campeonato em que está em jogo um importantíssimo posicionamento melhor do time no Brasileirão.

Quem desconhece que, em termos de "ranqueamento", para competições futuras, quando mais bem um time se classifica em cada ano, muito melhor!

Fique claro, porém, que sou favorável, sim, a qualquer homenagem que se faça a Zé Roberto, sem restringir-me, porém, exclusivamente, ao jogo de despedida. 

Quero, sim, uma homenagem em seu devido tempo e hora a ZR e vou além...

Por sua condição de jogador acima da média, por tudo o que ele fez em campo, não apenas para o Palmeiras, mas por tantos outros times e, sobretudo, pelo próprio futebol brasileiro há de ser feito um jogo especial para que o Brasil se despeça dele da forma como ele merece.

Vou mais além e lhes digo que pela experiência, "know-how", talento, visão, aplicação, liderança positiva e responsabilidade, parâmetros constantes na vida de Zé no futebol, eu o conduziria a algum cargo diretivo remunerado no Palmeiras pelo muito que ele, em meu entendimento, ainda tem a contribuir para com a instituição!

COMENTE COMENTE COMENTE

CATEGORIAS DE BASE
 Por problemas pessoais estive impedido de assistir aos jogos decisivos dos diversos segmentos das categorias de base, mas faço questão absoluta de divulgar e comentar os resultados.

1) CAMPEONATO PAULISTA SUB/20, PRIMEIRO JOGO: 
Ontem, sábado, 25/11 às 18 H no Estádio Décio Vita em Americana.      
PALMEIRAS 1X1 PONTE. 

O Palmeiras saiu na frente, gol de Léo Passos e a Ponte empatou com Yuri no 2º tempo cobrando um pênalti inventado pelo árbitro. 1º jogo Ponte x Palmeiras acontece  

O JOGO DECISIVO: 
O 2º jogo será no Pacaembu em Sampa, sábado que vem, 02/12, às 16,30H.
O Palmeiras, que tem muito melhor campanha, joga apenas por um empate.
=============================== 

2) CAMPEONATO PAULISTA SUB-17, JOGO DECISIVO!
Ontem, sábado, 25/11, às 11 H no Moisés Lucarelli em Campinas.
PALMEIRAS 1X3 PONTE
O Sub-17 Alviverde perdeu para a Ponte Preta por 1 x 3 e é o vice-campeão, ainda que tenha jogado com todas as vantagens.
O árbitro, (anotem nome dele) Flávio Roberto Mineiro Ribeiro, segundo quem assistiu ao jogo, fez a diferença e ajudou a levar o time campineiro ao título, validando o primeiro gol da Ponte, irregular, e expulsando de forma injusta a grande estrela palmeirense, Alanzinho.
A diretoria do Verdão irá protestar contra o árbitro, ou, como sempre acontece, outra vez, mais uma vez, recolhera e colocará o galho dentro?        .

OBS - Vice-Campeão paulista, o Sub-17 palmeirense ainda tem a chance de tornar-se campeão, porém pela Copa do Brasil.
Após derrotar a curicada por 1 x 0 semana passada na Arena Lavajato, basta ao Palmeiras um empate dia 30/11, quinta-feira que vem, para ficar com o título. 
O Palmeiras detém o mando de campo e, possivelmente, jogará na Allianz Arena.   ===============================

3) CAMPEONATO PAULISTA SUB/15, PALMEIRAS CAMPEÃO!
Ontem,  às 16 H na Allianz Arena.
PALMEIRAS 1X1 BAMBI, NO JOGO FINAL

OBS - O primeiro jogo dia 18/11 no CT Laudo Natel de Cotia terminou 0 x 0.
O Palmeiras precisava, minimamente, do empate.
Perante quase 25 mil expectadores, os bambis abriram a contagem.
O Palmeiras empatou com um golaço por cobertura, marcado por Garcia.
===============================
 

4) CAMPEONATO PAULISTA SUB-11: PALMEIRAS CAMPEÃO!
Ontem, na preliminar de Palmeiras x Bambi
PALMEIRAS 3X1 SANTOS, O JOGO DECISIVO.

OBS - O Palmeiras agora é Tri-Campeão da categoria 
 
=============================== 

RESUMO DA ÓPERA:

O Palmeiras, em todas as batalhas de ontem só perdeu o título Sub-17 para a Ponte.

Ainda assim em face da arbitragem em Campinas tê-lo prejudicado muitíssimo.

Mas o derrotado Sub 17 ainda pode reabilitar-se e vir a ser campeão da Copa do Brasil em cima do Curica quinta-feira que vem, dia 30/11.

Trata-se, é claro, de uma competição muito mais importante do que o Paulistinha que a arbitragem ajudou a entregar à Ponte.

Já o Sub-20 decide sábado o Paulistinha no Allianz com a Ponte, com todas as vantagens.

Há que se considerar, fora as perspectivas muito favoráveis de conquistas do Paulista Sub-20, e da Copa do Brasil Sub-17, que o Palmeiras foi campeão Sub-15 e Sub-11. Grandes conquistas!

Da mesma forma sempre é bom lembrar que em jogo que vai valer pelo PAULISTA SUB-13, CURICA X PALMEIRAS, fazem daqui a pouco, O JOGO DECISIVO.

Será HOJE, domingo, 26/11, às 10,30H, contra o Curica na casa deles (Estádio Alfredo Shuring).
Só que o Palmeiras joga com a vantagem decorrente da vitória obtida em Itu no Estádio José Noveli Júnior por 3 x 2.  (AD)