Observatório Alviverde

23/05/2019

SAMPAIO CORRÊA 0 X 1 PALMEIRAS, NA BACIA DAS ALMAS. O MAIS IMPORTANTE FOI VENCER!!


O 1 x 0 estabelecido pelo Palmeiras ontem em São Luís sobre o limitado Sampaio Corrêa, através de outro placar obtido na "bacia das almas", é o atestado mais eloquente de que um time não pode ir se subdividindo, se esfacelando e se desintegrando em múltiplas escalações via o suicídio do rodízio.

Isso vem ocorrendo em face de um modismo bobo a que muitos chamam de modernismo, como se um time de futebol fosse uma churrascaria, uma pizzaria ou uma empresa de pneus.

Esse funesto expediente que muitas vezes esconde os craques até em jogos decisivos, que motiva adversários medíocres, que abdica, estupidamente, da vantagem da supremacia técnica e do entrosamento, pode custar caro. A casa pode desabar quando menos se espera. Ontem, por pouco, não desabou! Só não desabou porque o goleiro (machucado) entregou!

Se mal pergunto me perdoem, mas para por quê e para quê arrostar dificuldades e procurar caminhos tortuosos repletos de obstáculos em busca dos objetivos do jogo, quando existe a perspectiva factível de chegar a eles de maneira mais rápida, sem atropelos e com quase zero de sacrifício?

 Para mim isso tem dois nomes: teimosia e burrice, mas, na maioria das vezes passa pela necessidade dos treinadores de "fazer média" com a turma que anda insatisfeita com o banco!

Por mais que Scolari tenha vencido, vença e o Palmeiras chegue aos títulos (ganhou o Brasileiro) o rodízio (reconheça-se), no ano passado, não foi suficiente para que o time vencesse outras competições. Pelo contrário, tornou o caminho alviverde muito mais difícil e, muitas vezes, penoso. 

Como se tudo não bastasse,  reputo como uma grande maldade escalar um time misto para atuar em praças como São Luís que recebem três ou quatro eventos importantes por ano, e que esperam ansiosamente meses e meses por uma chance de assistir a um jogo do Palmeiras com todas as suas estrelas.

Em minha maneira de ver é uma desconsideração gravíssima para com as populações (sobretudo a nordestina) que recebem (sempre receberam) o Palmeiras de forma tão carinhosa e afetiva.

O povo maranhense é um desses exemplos entre muitos que idolatram o Palmeiras.

Embora a maioria não saiba, militei na crônica esportiva nordestina mais de 10 anos e todas essas bobagens e conversas pra boi dormir da mídia sulista, completamente desinformada em relação ao Palmeiras e sua relação com o futebol nordestino, não passam de ilações, "achismos" ou deslavadas mentiras.

Em todas as praças nordestinas, da Bahia ao Maranhão, o Palmeiras sempre teve uma torcida enorme, sendo sobrepujado por Fla, Vasco (este o segundo e não o Curica) e pelo Curica embora leve vantagem em uma ou outra praça. Uma pequena parte da torcida desses clubes, minoria mesmo, torce exclusivamente pelos que eles chamam de "times do sul"..

DETALHE:
os clubes sulistas são secundários (acessórios) isto é, o time número dois de cada torcedor nordestino.

Todos torcem primeiro e fanaticamente pelos times de sua região como  Bahia, Vitória, Sergipe, Confiança, CSA, CRB, Naútico, Santa, Sport, Treze, Campinense, Botafogo, Auto-Esporte, ABC, América, Ceará, Fortaleza, Ferrim, Piaui. Flamengo de Terezina, Sampaio Correia, Moto Clube, Maranhão e outros.  Só depois disso passam a torcem por qualquer time do sul.

Voltando ao jogo, ontem, a dificuldade decorrente de uma partida que poderia ter sido muito mais fácil, desgastou demais o time do Palmeiras que, representado por uma formação mais forte, isto é, com a maioria dos titulares, dificilmente teria passado pelas dificuldades que passou para derrotar um time (com todo o respeito) de salário mínimo.

Falemos, agora, da frustração do torcedor marenhense...

Após a pífia apresentação do desentrosado time alternativo do Palmeiras, certamente que a decepção tomou conta do torcedor maranhense e aqueles tantos torcedores idólatras que, certamente, imaginaram um Verdão demolidor dentro de campo, recolheram-se às suas frustrações.

A partir de agora olharão o Palmeiras com outros olhos, os olhos do ceticismo. Que Felipão e a diretoria não se esqueçam jamais "que a decepção mata a paixão"!

Quero deixar claro que não pretendo criticar veementemente Felipão pela atitude, porquanto já sei de suas virtudes, de seus defeitos, de seus pensamentos, filosofias e, sobretudo de suas atitudes desde antigos carnavais e já estou convencido de que, para Scolari, a menor distância entre dois pontos não é (nunca foi) uma reta.

Perceberam porquê sou contra o tal rodízio de jogadores?

O jogo de ontem do time C do Palmeiras contra o Sampaio Correia foi outro exemplo clássico a confirmar a minha tese, justamente esta:

"se um time de futebol estiver estafado após cinco meses de treinamentos e os jogadores não aguentarem jogar duas vezes por semana, alguma coisa está errada no departamento de educação física, no departamento de fisiologia, no departamento médico ou na filosofia do treinador"...

Felipão que se cuide porque -repito- time de futebol não é churrascaria, pizzaria ou empresa de pneus e quando menos se espera, a casa cai. É preciso parar de dividir para reinar!

Meu irmão, médico, clínico geral, discorda de minha análise e afirma que ninguém nos dias de hoje pode menosprezar a fisiologia e a medicina...

Diz mais  que somente profissionais credenciados podem discorrer sobre a pertinência do aproveitamento de qualquer jogador, ao menos do ponto de vista físico.

Segundo ele, cabe ao técnico assumir a responsabilidade por eventuais atitudes de contraindicações aos conselhos da medicina.

Para encerrar:

Felipão escalou Lucas Lima. Tudo bem, era o que se esperava.

Mas aquela atitude de mantê-lo até quase o final do jogo, após a péssima apresentação desse jogador, foi uma atitude ridícula de nosso treinador.

Insistir tanto com o decorativo Lucas Lima foi a razão precípua de o Palmeiras jamais ter se imposto onde o jogo é pensado e criado perdendo completamente o duelo na meia-cancha.



FICHA TÉCNICA
SAMPAIO CORRÊA 0 X 1 PALMEIRAS 
Local: Estádio Castelão, São Luís (MA)
Data: 21 de maio de 2019, quarta-feira
Horário: 19h15 (de Brasília)
Árbitro: Rodrigo D’alonso Ferreira (SC)
Assistentes: Helton Nunes e Alex dos Santos (SC)
VAR: Rafael Traci (SC)
Cartões amarelos: Douglas Assis (SAMPAIO)
GOL
PALMEIRAS: Moisés (46/2T)

SAMPAIO CORRÊA: Andrey; Everton Silva, Douglas Assis, Moisés e Felipe Dias; Dedé, Diones e Eloir; Cleitinho (Esquerdinha); João Paulo (Gustavinho) e Salatiel
Técnico: Julinho Camargo

PALMEIRAS: Fernando Prass
Mayke, Edu Dracena, Antônio Carlos e Victor Luis; 
Felipe Melo, Moisés e Lucas Lima (Felipe Pires); 
Hyoran (Dudu), Carlos Eduardo e Arthur Cabral (Deyverson)
Técnico: Felipão

Hoje vou deixar a análise do rendimento do time e as notas para vocês. (AD)

COMENTE COMENTE COMENTE 

PALMEIRAS ACERTOU COM A GLOBO
Verdão receberá 100 milhões ano, isto é,  20 a menos que o Fla e 10 a menos que o Curica.  
O contrato engloba TV aberta e pay-per-view e valerá enquanto Galiotte estiver à frente do Verdão. 
A mídia está inconformada com a notícia e começa a divulgar que o Palmeiras não obteve êxito em seu principal objetivo da isonomia de quotas em relação ao Fla e ao Curica. 
Uma forma de depreciar o sucesso do único clube brasileiro capaz de encarar de frente a rede televisiva que monopoliza e escraviza o futebol brasileiro. (AD)
Quem se dispuser a abordar esse assunto, favor se manifestar. (AD)