Observatório Alviverde

20/10/2010

ESCALAR O TIME HOJE SERÁ FÁCIL, MUITO FÁCIL! EU QUERO VER A ESCALAÇÃO DOMINGO!

O site oficial revela que o Palmeiras jamais perdeu para clubes bolivianos nos jogos que ocorreram em São Paulo.
Foram cinco partidas na capital paulista, com cinco vitórias do Palmeiras que marcou 17 gols e sofreu, apenas, um.

Na retrospectiva geral foram 14 encontros dos quais o Verdão saiu vitorioso em nove, perdeu quatro, verificando-se apenas um empate.

Os narradores do Sportv e do PFC vão fazer uma festa com esses números absolutamente desimportantes e divulga-los com o entusiasmo digno de um "furo de reportagem".

Vão querer dizer, até, com que uniforme os times entraram nas partidas de antanho, em detrimento do mais importante que é a identificação de quem está com a bola.

Outros vão ficar teorizando insistentemente sobre os números da Sul-Americana. Os números são úteis, mas a insistência será irritante.

Falarão, também, certamente, insistentemente sobre o Brasileirão. As notícias são úteis, mas a insistência será de molde a tirar o cidadão do sério.

Ah se esses locutores soubessem quanto isso amola e aborrece o telespectador atento ao jogo, devido à freqüência  dessas divulgações.

Se a bola estiver parada, ou na passagem de um lance a outro, é tolerável e, às vezes, agradável, mas, com a bola em movimento é, simplesmente, abominável, detestável, execrável…

Parece que não entra na cabeça dessa gente que esses dados retrospectivos e estatísticos estão em todos os jornais, rádios, revistas e na própria Internet ao alcance de quem se interesse por tais penduricalhos.

Em contrapartida, as notícias dos clubes que jogam são "manga de colete, isto é, não existem. Repórter no Sportv e PFC nó entrevista, não ilustra, não acrescenta…

Por quê essa teimosia em divulgar o passado e tentar adaptá-lo ou associá-lo ao presente?

Os resultados pretéritos foram gerados sob outro contexto, outro clima, outras motivações, em outras circunstâncias, em múltiplas competições e, principalmente, com protagonistas diferentes, muitos dos quais já mortos e enterrados?

Trata-se de pura perda de tempo.

Nenhum retrospecto ou cartel garante a vitória de ninguém e os tais tabus de times que jogaram de forma larga e dispersa no decorrer dos anos em longos espaços de ausência de competição, são divulgados com tanta ênfase por quê?

Só enxergo desvantagens quando se enaltece um time no confronto com outro, pois leva o detentor da vantagem a acreditar que o retrospecto em si já o eleva à condição de favorito, quando, na realidade conduz os jogadores à acomodação e ao desprezo ao adversário, gerando um volúvel e perigoso ambiente de "já ganhou".

O Palmeiras tem de entrar em campo hoje contra o Universitário, ciente e consciente de sua maior força técnica e individual, da sua vantagem, de seu favoritismo, do fato de jogar em casa e tudo mais que queiram, mas tem de respeitar os bolivianos.

Que todos se lembrem das dificuldades da partida em Sucre, principalmente no segundo tempo.

Que o domínio territorial imposto ao Palmeiras, os gols perdidos pelos bolivianos, a bola na trave e a esplendorosa atuação de Deola sirvam como um alerta de respeito aos cocalaleiros (no melhor sentido da palavra), que grande parte da imprensa rotula como um time de péssima qualidade mas que, sabemos, não é bem assim.

Convém lembrar, sempre, que eles extraíram da Sul-Americana o poderoso Colo-Colo, uma espécie de Flamengo ou de Corinthians chileno freqüentador assíduo de fases decisivas de torneios continentais e ex-campeão da Libertadores.

Vocês se lembram o que esse mesmo Colo-Colo fez com o nosso Palmeiras na última Libertadores de que participamos?

Vocês se lembram-se das circunstâncias dramáticas de nossa classificação em cima deles, através daquele gol espírita de Cleiton Xavier?

Vou repetir: eles desclassificaram o perigoso Colo-Colo expoente do futebol andino.

Se bobearmos ou dermos moleza desclassificam-nos, também!

Hoje tudo está, APARENTEMENTE, fácil para o Verdão.

A imprensa, o retrospecto, a tradição, o fanatismo palmeirense e o velho orgulho palestrino prenunciam uma vitória do Palmeiras com sobejo de tranqüilidade.

Que Felipão e o grupo de jogadores não caiam nessas bazófias.

Não é sem razão que dizem por aí, em um dos mais surrados porém corretos adágios do velho futebol que "o jogo é jogado, o lambari é pescado"!

ESCALE O TIME. HOJE NÃO VAI SER DIFÍCIL. QUERO VER DOMINGO!

Antes, confira os 21 jogadores relacionados por Felipão:

Goleiros: Bruno e Deola
Laterais: Márcio Araújo e Gabriel Silva
Zagueiros: Danilo, Leandro Amaro, Fabrício e Maurício Ramos
Volantes: Edinho, Tinga, Rivaldo, Marcos Assunção e Pierre
Meias: Lincoln e Patrik
Atacantes: Tadeu, Kleber, Luan, Dinei e Vinícius

Eu creio que, por costume ou vício, Felipão vai escalar este time: Deola, Araújo, Ramos, Danilo e Gabriel. Edinho, Tinga, Assunção e Rivaldo. Lincoln e Kléber.

Hoje não vai ser difícil, mas eu quero ver qual será o time para domingo quando sofreremos com várias ausências por cartões, expulsões e contusões.

As mais sentidas serão as de três de nossos principais jogadores: Valdívia, Kléber e Márcio Araújo.

Cá entre nós: Valdívia vai ficar fora do clássico mesmo? Eu duvido!

REGISTRE AQUI NO OAV A SUA EXPECTATIVA PARA O JOGO DE HOJE E DIGA QUAL SERIA, NESTE MOMENTO, A NOSSA MELHOR ESCALAÇÃO.

COMENTE!
0 comentários
Leia Mais...