Observatório Alviverde

14/10/2018

PALMEIRAS JOGOU COMO CAMPEÃO E DESPACHOU O GRÊMIO DA LUTA PELO TÍTULO DO BRASILEIRÃO!X GRÊMIO NO PACAEMBU!

 PRIMEIRO TEMPO PALMEIRAS 1 X 0.

O Palmeiras começou o jogo de maneira demolidora e atordoou completamente o Grêmio, anotando bem cedo o gol de abertura.

O Grêmio jamais imaginou que o Palmeiras fosse tomar todas as iniciativas do jogo da forma como tomou e acabou sucumbindo, incapaz de reagir à altura.

Marcando forte e partindo pra cima, o Palmeiras esteve avassalador e dominou completamente o jogo, abrindo a contagem com Deyverson logo aos 7 minutos do primeiro tempo.

No entanto, poucos minutos após o gol de abertura, o Palmeiras, como de hábito e no melhor estilo de Felipão, mudou a tática e trancou-se na defesa à espreita só de contra-ataques para tentar ampliar o marcador.

Em razão disto, o Grêmio reteve a bola quase que o tempo todo mas sem encontrar brechas para penetrar na sólida e muito bem posicionada defesa palmeirense.

Apesar de o time gaúcho ter tido 61% de posse de bola, contra 39% do Palmeiras, pode-se dizer que o Palmeiras ditou as regras e mandou completamente no jogo, estando, sempre, muito mais perto do segundo gol do que, propriamente, o Grêmio do empate.

Na verdade, o tricolor gaúcho não criou, no primeiro tempo, nenhuma chance efetiva de gol enquanto o Palmeiras, no mínimo, criou três.

Só nesta primeira etapa, o Verdão esteve a pique de marcar por três vezes. 

A primeira numa falta batida por Diogo Barbosa em que o goleiro fez uma grande defesa.

A segunda aos 26 depois de grande jogada de Deyverson e Dudu, quando a bola sobrou para Bruno Henrique que chapou e Cícero salvou sobre a linha. 

A terceira, aos 39 quando Dudu chutou fraco e proporcionou a defesa ao goleiro gremista.

O resultado em si foi justo porque, ao menos neste primeiro tempo, premiou o melhor time em campo, o Verdão.

A injustiça estampou-se no fato de o Palmeiras não ter estabelecido um placar maior e mais elástico, computadas as chances criadas por ambas as equipes nesta primeira fase. 

(AD escreveu, no intervalo do jogo)

SEGUNDO TEMPO

O transcorrer da partida não se alterou na etapa complementar. 

O Palmeiras continuou recuado porém administrando o jogo e, a exemplo do primeiro tempo, continuou fechado para defender a vantagem e, na medida do possível, beliscou, procurando contra-atacar forte e definir o jogo.

O Grêmio, embora tenha ficado muito mais tempo com a bola, exerceu o apenas o chamado domínio territorial mas sem conseguir criar nenhuma situação efetiva de gol.

O Palmeiras, recuado, deixava o Grêmio tocar e chegar até o limite da sua intermediária, quando a marcação mista (às vezes por zona e outras vezes individual) era exercida com força e determinação, sem deixar que os gaúchos criassem absolutamente nada.

Mais uma vez faltou (falta) ao Palmeiras uma ligação defesa/ataque rápida e segura...

Conquanto o Verdão houvesse até criado algumas situações efetivas dessa natureza e outras apenas relativas (numa delas Dudu perdeu gol feito), isso foi (é) muito pouco no contexto do jogo.

A ausência de Felipe Melo, apesar do esforço, abnegação e até da superação do esforçado Thiago Santos foi muito sentida.

Thiago, em meu entendimento, é, muito mais, um quarto-zagueiro do que, propriamente um volante.

Estupendo no combate, no desarme e no quesito "atrapalhar os adversários" ele, porém, tem dificuldades na entrega de bola. 

Hoje, porém, esteve iluminado e anulou Luan, o craque gremista, mas não conseguiu, definitivamente, ser o elo entre a defesa e o ataque. 

Era jogo, muito mais, para Felipe Melo, fora do confronto contra os gaúchos por suspensão,

Sou convicto de que, houvesse ele jogado, o Palmeiras não teria tantas dificuldades para armar os contra-ataques e não teria sofrido tanto para vencer um jogo teoricamente difícil mas que, na prática, pode-se dizer que foi relativamente fácil.


FICHA TÉCNICA de PALMEIRAS 2 x 0 GRÊMIO
Data: 14/10 domingo
Local: Estádio do Pacaembu
Horário: 16 horas (de Brasília)
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (Fifa) Fraco, não assinalou um penal sobre Dudu. NOTA 5.
Assistentes: Guilherme Dias Camilo (Fifa) e Sidmar dos Santos Meurer NOTA 6
Cartões amarelos: Thiago Santos, Gustavo Gomez e Luan (PAL); 
Bressan e Marcelo Oliveira (GRÊMIO)
PS - O Grêmio bateu o tempo todo e o árbitro conseguiu amarelar mais palmeirenses

Público: 32.015 pagantes   Renda: R$ 1.254.125,00
Gols:
Do PALMEIRAS: Deyverson (dois), aos 7' do primeiro e aos 33' do segundo tempo.

TIMES:
Grêmio: Paulo Victor; Leonardo Gomes, Geromel, Bressan e Marcelo Oliveira; Cícero, Maicon, Alisson, Luan (Thaciano) e Pepê (Marinho); Jael (André)
Técnico: Renato Gaúcho

PALMEIRAS: 
Fernando Prass; Pouco exigido. Mal na reposição de bola. Bom no comando da defesa. NOTA 7

Mayke: Boa atuação. Marcou bem e apoiou bem. NOTA 7,5.

Luan: Melhora a cada jogo. Jogou para o time e ajudou nos contra-ataques. NOTA 7,5.

Gustavo Gomez: atuação quase perfeita. Um dos poucos bons na entrega de bola. NOTA 7,5

Diogo Barbosa: Obdiente tático, apoiou pouco e jogou muito. NOTA 7,5.

Thiago Santos: Jogou com raça, alma e coração. Foi o melhor destruidor: NOTA 7,5.

(Jean): Entrou no fim, só para que o cronógrafo corresse. SEM NOTA.

Bruno Henrique: Jogou para o time e muito mais para defender. Perdeu um gol feito. NOTA 7,5.

Dudu: Bem embora infeliz na puxada de contra-ataques e na decisão dos lances. NOTA 7,5

(Hyoran): Jogou 15 minutos no lugar de Dudu e ajudou sem comprometer. NOTA 6.

Willian: Defensivamente, nota 8, ofensivamente toralizando 15 dividido por dois, NOTA 7,5

(Lucas Lima) Entrou nos acréscimos, também para ganhar tempo. SEM NOTA.

A PERSONAGEM DO JOGO: 
Moisés
Depois de Deyverson foi quem mais correu, mais lutou e mais rendeu NOTA 8.

O CRAQUE DO JOGO
Deyverson: Foi ele que mais correu, mais se esforçou, mais lutou e lutou e mais produziu.
Não obstante, marcou os dois gol que decidiram e foi o artilheiro do jogo. NOTA 9.

TÉCNICO: 
Luiz Felipe Scolari: Seu objetivo específico foi o de ganhar o jogo e manter a diferença de pontos sobre os adversários. 
Fez o time marcar a saída de bola e pressionar o adversário até o gol de abertura. 
Depois disso, em seu melhor estilo, recuou completamente o time, armou uma retranca impenetrável e só contra-atacou. 
O maior defeito de seu time tem sido a falta de eficiência na armação dos contra-ataques, sobretudo quando o time atua sem a presença de Felipe Melo seu melhor armador do meio de campo para trás. NOTA 8. (AD)

COMENTE COMENTE COMENTE

DUVIDO QUE FELIPÃO COLOQUE EM CAMPO UM TIME MISTO ESTA TARDE CONTRA O GRÊMIO!



Sem Vitor Luís e Felipe Melo, suspensos... 

Sem Marcos Rocha, contundido...

Com Mayke e Diogo Barbosa, resgatados pelo efeito suspensivo...

Sem Borja e Gustavo Gómez servindo as seleções da Colômbia e do Paraguai, o Palmeiras enfrenta o Grêmio às 16 H, no Pacaembu...

DETALHE: 
Há quem aposte na volta de Gómes em cima da hora e até garanta o seu aproveitamento por Felipão. 

-------------------------

Noves fora os contumazes mistérios de sempre, Felipão, que chegou a cogitar de jogar com o segundo time, tende escalar a melhor onzena possível contra o Grêmio.

Tudo em função da vitória do Flamengo, ontem,  sobre o Flu, que conduziu o rubro-negro carioca ao topo da tabela, com um ponto apenas atrás do Verdão.

Ninguém sabe nada (ainda) do estratagema tático e da decisão final de Felipão, mas, certamente, a vitória do Fla deve ter alertado o treinador para a necessidade (agora) de colocar em campo o que tem de melhor.

Com 56 pontos e 16 vitórias, o Palmeiras, se vier a ser surpreendido em casa pelo Grêmio, ficará sob a ameaça de perder a liderança já na próxima rodada.

Primeiro porque dá ao perigoso tricolor gaúcho uma ótima chance de subir na tabela e chegar aos 54 pontos, apenas dois a menos que o Verdão.

Da mesma forma, poderia ser alcançado em pontos e em número de vitórias pelo Inter, que joga em casa na qualidade de favorito e tem tudo para vencer os Bambis... 

Em contrapartida, se os Bambis vencerem e sobrevier uma indesejada derrota palmeirense, os Bambis voltam à briga pela liderança, atingindo a mesma pontuação atual do Fla, 15 pontos, porém com vitória a menos, 15.

Melhor, nesse jogo, que um empate salvador segure os Bambis e o Inter devidamente abraçados!

Se o Palmeiras não vencer o Grêmio, o Flamengo encurta da diferença para apenas um ponto (56 x 55) e o time carioca iguala o Verdão em número de vitórias, 16. Aí é que mora o perigo maior! 

No caso de empate o Palmeiras manter-se-á dois pontos à frente do Fla estabelecendo 57 x 55 na tábua classificatória e nessa eventualidade não será alcançado ou ultrapassado pelo colorado gaúcho. 

Um empate não deixa de ser um bom resultado mas, convenhamos, traz riscos e tem de ser considerado como um placar "quebra-galho" ou emergencial no caso de nada dar certo no jogo desta tarde!

Uma vitória alviverde, entretanto, proporcionará um grande alívio e uma tranquilidade oportuna e valiosa ao Palmeiras que, no mínimo, manteria a diferença sobre os concorrentes mais diretos e, em alguns casos, até ampliará!  

Ao mesmo tempo, manteria os quatro pontos de diferença sobre o Fla e, no mínimo, os três pontos atuais sobre o Inter, 56 x 53. 

Para o jogo de hoje contra o Grêmio, repito, falou-se muito que o Palmeiras escalaria não os titulares, mas um time alternativo. Chegou a ser anunciado, também, um time mesclado e sem várias estrelas.

No entanto tudo pode ter mudado (certamente mudou), a partir da vitória do Flamengo no Fla/ Flu de ontem no Maraca, que catapultou o rubro-negro ao segundo lugar com 55 pontos, apenas um a menos que o Verdão, atualmente com 56, registrando-se, também que o time carioca alcançou o Palmeiras em número de vitórias, dezesseis (16) !

Esta semana, além do dificílimo jogo de hoje contra o Grêmio, o Palmeiras inicia sua preparação para a dupla série contra o Boca pelas semifinais da Libertadores/18

Significa que o Palmeiras terá de ir se ajustando para esses jogos contra o "Curica argentino", previsto para o dia 24 deste mês em Buenos Aires, na Bombonera. 

Como o Palmeiras não atua no próximo meio de semana e só volta a campo no próximo domingo, em casa contra o Ceará, haverá tempo suficiente para a recuperação de todos os titulares e, aí sim, se for do interesse de Felipão, colocar um time misto conta os cearenses.

De minha parte, todos conhecem o meu ponto de vista sempre contrário ao lançamento de times mistos em campeonatos de vital importância como o Brasileiro, pois, fora um outro caso particular de jogadores importantes a serem poupados, considero extemporâneo e desnecessário esse recurso.

A respeito do Grêmio, prefiro me omitir em relação a isso (o Grêmio também está fazendo mistério em relação ao time de hoje) pelo fato de desconhecer o "modus operandi" de um clube que acompanho muito pouco, mas estou convicto de que Renato Gaúcho colocará em campo, hoje, a sua força máxima. 

É um jogo decisivo também para o time gaúcho que tem 51 pontos e 14 vitórias e sabe, perfeitamente, que se for derrotado pelo Palmeiras ficará muito distante dos líderes e, consequentemente, do próprio titulo do Brasileirão/18.

Não sei, efetivamente, qual time Felipão colocará em campo, mas pode e tende a ser este:

Weverton; Mayke, Antônio Carlos, Edu Dracena (Gustavo Gomez) e Diogo Barbosa; 

Thiago Santos (Lucas Lima), Bruno Henrique e Moisés; 

Dudu, Willian e Deyverson.

O Palmeiras, costumeiramente, se sai muito bem quando enfrenta o Grêmio e sempre obtém excelentes resultados.

Esta tarde, com a arbitragem do mineiro Ricardo Marques Ribeiro e dois auxiliares também de Minas, você acredita que o Verdão vai chegar lá?

Que "onze" você escalaria e colocaria em campo para enfrentar o time que, depois do Palmeiras, é aquele que pratica o melhor futebol entre todos os demais times brasileiros?

COMENTE COMENTE COMENTE