Observatório Alviverde

09/09/2020

UMA BREVE COMPARAÇÃO ENTRE OS TIMES DO PALMEIRAS E DO CORINTHIANS!

São poucas e pequenas as chances dos retornos de Marcos Rocha e Felipe Melo no insosso derby sem a presença da torcida, amanhã no Xaropão. 

Ambos têm se esforçado muitíssimo, mas, ao que tudo indica, não haverá tempo para  uma completa recuperação.

Pela alta qualidade dos dois atletas, o Palmeiras, outra vez, mais uma vez, jogará um derby desfalcado de  dois dos seus melhores jogadores.

De qualquer forma, como Luxa adora novidades, quem sabe, na surdina eles possam entrar em campo? Tudo é possível!

Nesta hora convém que se destaque a qualidade do elenco, pois, ainda que o time atue desfalcado,  tem plenas condições de encarar o Curica de igual para igual.

Para que se possa avaliar e aquilatar a força do grupo palmeirense e compará-la à do rival , vou espelhar-me no site do Lance e propor que, todos nós, avaliemos os possíveis times de amanhã, confrontando jogador a jogador. 

Como dizia o saudoso locutor carioca Waldir Amaral em suas transmissões, vamos ver "quem, de fato, tem bala na agulha", se o Palmeiras ou o Corinthians!

Na condição de editor e de blogueiro e responsável pelo espaço, vou fornecer primeiro a minha avaliação, a partir das mais possíveis escalações para amanhã. Em seguida você faz a sua!

A MINHA COMPARAÇÃO.

Entre Cássio e Weverton há um certo equilíbrio, mas a vantagem final fica para Cássio.

Fagner, apesar da violência, (detesto o que vou dizer agora pois não gosto desse jogador) é o melhor "lateral-ala" do Brasil, superando folgadamente Mayke, e até o excelente Marcos Rocha, titular e contundido. 

En Passant: Luxa aprendeu e já sabe o que muitos técnicos palmeirenses nunca conseguiram, sequer, ver: Fágner, através dos tempos, tem sido o maior carrasco do Palmeiras e que, se conseguir anular Fagner, liquida, taticamente, o Curica!

Na zaga, entre Gil e Luan existe equilíbrio, mas o Corintiano atua há muito mais tempo como titular.

Entre Danilo Avelar, lateral adaptado ao miolo de zaga que vem se saindo muito bem  na nova função e Gustavo Gomes, sou exageradamente mais o paraguaio, hoje, talvez, o melhor da posição no país.

Na lateral esquerda, qualquer que seja a alternativa curicana para amanhã, sou muito mais Viña.

Entre Camacho e Patrick não pode haver termo de comparação pois Patrick é "rasgadamente" melhor!

Não conheço suficientemente Cantillo mas pelo pouco que vi se equivale a Zé Rafael, porém perdendo para o palmeirense em raça, na aplicação tática e nos quesitos entrosamento com o time e ritmo de jogo.

Entre Ramiro e Lucas Lima não existe termo de comparação e o curicano leva imensa vantagem. A lentidão de Lucas Lima, seus constantes passes só para os lados e sua incapacidade de atuar na vertical tem feito do Palmeiras um time lento, moroso e previsível. A titularidade desse jogador, em meu entendimento, é o grande pecado tático de Luxa!

Ainda no meio de campo, Gabriel Menino, de futebol muito mais prático e objetivo, tanto e quanto alegre e festivo, leva grande vantagem sobre o colombiano-corinthianoAngelo Aráos ainda inibido, desentrosado e inadaptado ao futebol brasileiro.

Entre Otero e Veron, há uma diferença abissal pró palmeirense. Otero é muito bom, (com a bola no pé, com a bola no pé, com a bola no pé...) e é o mais talentoso jogador da chamada "bola parada", hoje, no Brasil, malgrado sua lentidão. Porém isso é muito pouco para que seja comparado a Veron, jovem, craque e desequilibrante, e, na atualidade, um dos melhores jogadores do país.

Entre Jô e Luiz Adriano há um grande equilíbrio, ora com vantagem de um, ora com vantagem do outro Para o jogo aéreo Jô, em função da altura, leva vantagem, como leva, também, na chamada jogada de pivô em que protege a bola para achegada de um companheiro ou em que gira rapidamente e alveja o gol. Adriano, embora saiba cumprir bem essas funções é inferior, mas leva vantagem no pique, nas tabelas progressivas sejam curtas ou largas e em mobilidade. 

Entre os treinadores nem é necessário dizer da imensa superioridade de Luxa, seja no currículo ou na tabela deste Brasileirão/20 em que o Palmeiras é o único invicto da competição.

No cômputo geral a vantagem palmeirense é grande, mas em se tratando de "derby" a teoria, na prática, pode ser bem outra.

Não gostei nem um pouco da indicação de Leandro Pedro Vuaden para apitar o clássico. É um gaúcho que há largos e longos anos serve "o sistema" e que, tantas vezes, prejudicou o Palmeiras...

Esta, a minha análise!

Espero, agora, a sua, sempre projetada para o "derby" de amanhã!

COMENTE COMENTE COMETE