FLU X VERDÃO, O DUELO DOS DOIS PRIMEIROS CLUBES CAMPEÕES MUNDIAIS DO BRASIL NO MARACANÃ, O MESMO PALCO DE SUAS CONQUISTAS!
Dizem os cronistas estatísticos (como cresceu essa praga ultimamente) que o Palmeiras, nos últimos 11 jogos contra o Fluminense, derrotou o time carioca 8 vezes, tendo empatado só uma vez e perdido duas vezes para o tricolor carioca.
Registre-se que esses resultados verificaram-se apenas nos confrontos realizados nos últimos cinco anos, isto é, de 2016 a esta parte, sendo que as duas únicas derrotas palmeirenses ocorreram no Maracanã, justamente o local do confronto de hoje.
São números que, per si, não dizem, absolutamente nada em relação ao jogo desta noite mas têm o condão de demonstrar a completa superioridade palmeirense sobre o tradicional adversário nos últimos anos.
Se tomarmos como referência os gols pró e contra, a vantagem palmeirense torna-se ainda mais contundente, posto que nesse período o Verdão assinalou 19 gols, e sofreu, apenas, 4, estabelecendo, então, um "super superavit" de 15 gols.
Isso tudo, porém, não significa, necessariamente, que o Palmeiras tenha de ser ungido antecipadamente como vencedor, embora indique uma perspectiva de tendência à vitória do Verdão por aquilo a que chamamos de favoritismo!
Os números do atual Brasileirão/21, em meu entendimento, são muito mais precisos e justos quando o assunto é a discussão da propensão de resultado do jogo. Aqui o Verdão impõe outra ampla vantagem sobre o Campeão Mundial de 1952.
Ei-los:
O Palmeiras, neste momento, é o 2º colocado do Brasileirão com 58 pontos e o Flu apenas o 9º com 42.
Em 31 jogos o Palmeiras obteve 18 vitórias com 4 empates e 9 derrotas, tendo marcado 51 gols, sofrido 35 e estabelecendo um saldo de 16 gols, com um aproveitamento de 63,3%.
O Flu também cumpriu 31 jogos, ganhando 11, empatando 9 e perdendo 11, marcando 29 gols e sofrendo 32, apresentando um déficit de -3 gols e 45,2% de aproveitamento.
Para o jogo desta noite, o Palmeiras atuará desfalcado de duas peças importantes de seu sistema defensivo, Gustavo Gomez e Piquerez cedidos, respectivamente, às seleções de seus países, o Paraguai e Uruguai.
Por outro lado, no Palmeiras vive-se a expectativa dos reaparecimentos de Felipe Melo e Jorge, já completamente recuperados de contusões e prontos para voltar ao time.
Esta é a ficha técnica mais provável do duelo entre os dois primeiros campeões mundiais de clubes da história:
FICHA TÉCNICA
CAMPEÃO MUNDIAL DE 1952/FLUMINENSE FC
VERSUS
CAMPEÃO MUNDIAL DE 1951/SE PALMEIRAS
Data/Hora: 14/11/2021, às 18h15
Local: Maracanã (RJ)
Árbitro: Caio Max Augusto (RN)
Assistentes: Jean Marcio dos Santos (RN) e Lorival Cândido (RN)
Árbitro de vídeo: Pablo Ramon Gonçalves (RN)
Onde assistir: Exclusivamente no Première
ESCALAÇÕES
FLUMINENSE (Técnico: Marcão)
Marcos
Felipe; Samuel Xavier (Calegari), David Braz, Luccas Claro, Marlon;
André, Yago Felipe e Martinelli (Jhon Arias); Caio Paulista (Gabriel
Teixeira), John Kennedy e Fred.
PALMEIRAS (Técnico: Abel Ferreira)
Weverton;
Marcos Rocha, Luan, Kuscevic e Victor Luis (Jorge); Felipe Melo
(Danilo), Zé Rafael, Gustavo Scarpa, Raphael Veiga e Dudu; Rony.
O QUE VOCÊ ESPERA DO PALMEIRAS NO DUELO ENTRE OS DOIS PRIMEIROS CAMPEÕES MUNDIAIS BRASILEIROS INTERCLUBES?
COMENTE COMENTE COMENTE