Observatório Alviverde

28/08/2014

ESTARIAM A TV E A CBF USANDO ILEGALMENTE A TECNOLOGIA PARA PREJUDICAR O PALMEIRAS? HÁ INDÍCIOS DE QUE, S-I-M!

A tecnologia, cuja utilização ainda não aprovada pela FIFA parece estar funcionando, a todo vapor, a serviço, se sabe de quem e contra quem! O Palmeiras que se precate e se acautele!

Hoje, farei uma postagem diferente.

A respeito do time de Gareca, um aglomerado de jogadores esforçados, porém sem talento, sem posicionamento, sem toque de bola, sem tática, sem técnica, sem ataque, sem verticalismo de jogo, sem padrão, absolutamente fraco e inoperante e sem um comandante à altura de nossas tradições e de nossa importância, prefiro não opinar! Ao menos por enquanto!

Porém quero adiantar e deixar claro - já fiz outras vezes- que estou convicto de que o nosso Palmeiras não está no caminho certo pois esse caminho pressupõe, bilateralmente, novos comandos, dentro e fora de campo! 

Não quero, porém, precipitar-me incursionando pelos caminhos da crítica irresponsável, contumaz e contínua, como se estivesse empreendendo uma campanha de difamação ou de desvalorização das nossas cores, neste momento de tantas angústias, agruras e de tanto sofrimento.

Vou dar um pouco mais de tempo ao tempo, aguardando os desfechos da Copa do Brasil e do primeiro turno do Brasileiro, a fim de proporcionar aos nossos comandantes e comandados, todas as possibilidades possíveis de reação e de recuperação.

E faço isso, apenas e tão somente porque sou palmeirense! Palmeirense, profissão esperança, da cor de nossa camisa! Ontem, hoje, amanhã e sempre!
 --------------------

Para começar, não quero e nem vou discutir a existência do pênalti, ontem,  sobre Mazinho, que, para muitos -noves fora eu e tantos palmeirenses-, foi duvidoso, ou, não existiu! 

Porém, a julgarmos pelos critérios costumeiros, sempre utilizados contra o Palmeiras, o pênalti foi muito claro e cristalino!

Se não concordam com o que eu digo, raciocinem comigo.

Quando de nossos jogos, em qualquer competição, o menor esbarrão daquele tipo da parte de nossos zagueiros sobre os adversários, corresponde, sempre, a um pênalti assinalado, inflexivelmente, contra o Palmeiras. 

Por que, então, contra os outros clubes, e, particularmente, ontem, contra o Galo Mineiro, semelhante lance não haveria de ser marcado?

Aliás, um prêmio para quem conseguir errar o que disse Carlos Eugênio Simon, a propósito do lance do pênalti por ele analisado pela Fox Sports!  Mas, cá entre nós, seria, por acaso, preciso mencionar ou repetir o que disse Simon na TV? 

É óbvio que ele disse (vai dizer sempre) que o pênalti contra o Galo não aconteceu! 

Não apenas disse, mas grifou, sublinhou e ressaltou com toda a ênfase, o que, diga-se de passagem, é  tão verdadeiro quanto à falta que ele assinalou, de Obina sobre o goleiro do Flu, no Brasileirão de 2009 e que tirou o Palmeiras da luta pelo título!

Quando da anulação da primeira cobrança, com sucesso, por Henrique, Mendieta, de fato, invadiu a área, antecipado, porém -as imagens são nítidas-, por dois jogadores do Galo!

Simon custou a perceber que a anulação da cobrança teria ocorrido por invasão da área de pênalti. Nem ele entendia porquê da anulação da cobrança que pressupunha-se teria sido após a condenada paradinha. Só muito depois ele entendeu!

Mas será que se Henrique perdesse o primeiro penal o árbitro teria voltado a cobrança em razão da invasão dos atleticanos? 

Quando Henrique perdeu o segundo pênalti, porque a TV não mostrou as imagens de invasão ou não da área penal?

Mas quem acredita ou pode acreditar em Simon, metido a dono da verdade, uma das piores espécimes da arbitragem brasileira em todos os tempos, politiqueiro e umbelicalmente ligado à CBF e ao poder?

A Fox perde tempo em insistir com esse ex- árbitro que, jornalista, embora, não reúne credenciais e credibilidade para analisar lances de arbitragem em jogos televisivos, tantas  foram  as suas incompetência e facciosismo na qualidade de juiz de futebol.

Mesmo que o pênalti para o Palmeiras, ontem, contra o Galo, fosse claro e escandaloso, ele, como de hábito, colocaria em dúvida a decisão do árbitro e, a exemplo de seus facciosos ídolos e antecessores, Marsiglia e Arnaldo, -estes, hoje, a serviço da Globo-, faria, como de hábito, um jogo de palavras e não apresentaria um veredicto claro sobre o lance! Mas quem desconhece isso?

Quero perguntar, agora, o seguinte: "-por que só o Palmeiras tem gols, co-n-s-t-a-n-t-e-m-e-n-t-e, primeiro, confirmados e, em seguida, anulados?"

Até pênaltis são assinalados e, em seguida, com a maior desfaçatez e sem o menor pundonor, os árbitros voltam atrás nas decisões tomadas, como aconteceu, sábado passado, contra o Coritiba! 

Assinalaram um pênalti em Lúcio, se arrependeram e voltaram atrás a partir do momento em que foram informados de que houvera impedimento logo no início da jogada.

O impedimento, eles viram, mas não viram, ou, se viram, preferiram se calar, que Lúcio estava sendo seguro por um jogador do Coritiba ainda antes do nascedouro da jogada!  

Ora, se ele estava sendo seguro, ainda que fosse marcado o impedimento, o jogador do Coxa teria de ser punido com um cartão amarelo, pois o "evento infrativo" ocorria em momento de bola parada! 

Quem, porém, entre os invasores de profissão aboletados na TV disse isso? O Arnaldo, o Marsiglia, o PCO, o Simon? Quem? 

O que esses caras fazem na televisão senão em referendar erros arbitrais para os clubes de massa e proteger árbitros amigos em flagrantes ações coorporativistas?

Não, ninguém disse isso, conforme disse e mostrou em seu blog a competente Tânia Clorofila, provando e ratificando, até, com a exibição das imagens, tudo o que estamos afirmando!

Já houvera ocorrido, em 2012, episódio semelhante, quando do jogo pelo Brasileiro, em Porto Alegre entre Inter e Palmeiras que decretou o rebaixamento palmeirense!

Um representante da CBF, cu-rintiano de Foz do Iguaçu, Gerson Baluta, (que rima gostosa estou fazendo agora em homenagem a ele) exorbitando, desafiadoramente, de suas funções, entrou em campo e forçou o árbitro Francisco Carlos Nascimento a invalidar um gol de Barcos, feito, sim, com o uso das mãos,  o que ele não ousaria ou se atreveria a fazer, fosse outro clube, que não o Palmeiras o envolvido na partida!

Detalhe: Baluta jamais foi advertido ou punido pelo medíocre STJD de Mr. Revolver Shimidt, aquele que só sabe atirar contra o Palmeiras, pelo feito, ainda que com o processo impetrado pelo Palmeiras que deveria ter ido à Fifa, ou à justiça comum em função da ilegalidade perpetrada pelo representante que decidiu o jogo e decretou a queda do Palmeiras para a segunda divisão.

Pelos três fatos supra citados e por outras evidências que tenho observado e, pior, constado, também em relação a clubes politicamente mais fracos, eu quero fazer uma pergunta ao Brasil, muito mais do que séria, seriíssima:

Será que a arbitragem brasileira, -está me cheirando muito a isso- já funciona, ainda que não oficialmente, mas oficiosamente, com câmeras de verificação, ao arrepio das leis vigentes, e está sendo balizada pela tecnologia ainda desautorizada pela FIFA?

Os eventos do representante em 2012, o do pênalti sobre Lúcio, sábado passado, que o árbitro abortou sob a alegação de um impedimento de milímetros e só detectável via câmeras de tv, mais, ontem, a anulação da primeira cobrança do pênalti e a dispensa da verificação (sem ao menos o tape) de uma possível segunda invasão, foram emblemáticos.

Representam atestados evidentes de que algo muito sério vêm ocorrendo nos bastidores, tendo como vítimas clubes que, coincidentemente, estão preteridos ou não são simpáticos à rede televisiva que tomou de assalto o futebol brasileiro e faz dele uma propriedade particular! Quem tem olhos para ver, veja!

ESTOU MUITO DESCONFIADO DE QUE A TECNOLOGIA, AINDA NÃO ADOTADA E PROIBIDA PELA FIFA, ESTÁ SENDO USADA NO FUTEBOL BRASILEIRO, AINDA QUE DE FORMA ENCOBERTA, POR BAIXO DOS PANOS, A SERVIÇO DOS CLUBES PREFERIDOS, EM DETRIMENTO DOS CLUBES PRETERIDOS POR AQUELES QUE SÃO OS ATUAIS DONOS DO FUTEBOL BRASILEIRO!

COMENTE COMENTE COMENTE.

NA TV

 
Assisti ao jogo pela Fox com Marco Vargas narrando e Paulo Júlio Clement, comentando.

Apesar de Simon, é diferente e muito melhor o jogo pela Fox se comparado àqueles transmitidos pela Globo, filiadas e afiliadas.

Na Fox os narradores, simplesmente, transmitem o jogo! Quem torce é você!

O narrador Marco Vargas esteve p-e-r-f-e-i-t-o, ontem no Palmeiras x Atlético.

Narrou, sempre, em cima do lance, omitindo, como é de hábito, na Fox, as piadinhas de mau gosto que só interessam a quem as conta, as ridículas transmissões comentadas, as retrospectivas e estatísticas cansativas e desnecessárias, e os assuntos aleatórios. 

Houve plena identificação de quem estava com a bola, do começo ao fim do jogo, tornando a transmissão atrativa, vibrante e eletrizante. 

Como narra pra cima o Vargas que ousou dizer o que os globais jamais disseram ou dizem, "- que Palmeiras e Atlético faziam um clássico nacional!" É verdade, mas, para os Globais só há clássicos se os eventos envolverem Curintia, Fla, Flu ou Bambis!

O comentarista Clement, revelou-se melhor do que qualquer huno invasor da profissão, (leia-se, ex jogadores) mais até do que Mário Sérgio e Athirson, lamentavelmente contratados pela própria Fox em detrimento dos verdadeiros profissionais do jornalismo esportivo!

A Globo, da matriz às filiadas dos canais semiabertos e fechados está anos luz atrás da nova (em termos de Brasil, claro) Fox. 

Principalmente a matriz, que conta, hoje, com dois dos piores narradores brasileiros em atividade, respectivamente, no Rio e em São Paulo que, pelo mal dos pecados, estragam todos os jogos que a Globo transmite! 

Depois eles dizem que o Santos, o Vasco, o Botafogo, os times mineiros e os gaúchos, e, principalmente o Palmeiras é que são culpados pelos baixos índices de audiência da Globo.

Só os estúpidos diretores globais não percebem que os facciosos ex-jogadores (só agradam mesmo a torcida do clube a que pertenceram) e os seus dois intragáveis narradores comentaristas são os grandes responsáveis pelas derrotas na batalha pela conquista do maior público!
 (AD)