Observatório Alviverde

18/04/2012

DEZ RAZÕES ME LEVAM A ACREDITAR QUE O PALMEIRAS PASSA PELO GUARANI!

 

                                image

 

Se o Palmeiras reprisar, domingo que vem, o futebol de domingo passado vai perder feio para o Guarani. Quem não sabe disso?

E, no entanto, sou convicto, garanto e aposto que não vamos repetir a pífia apresentação contra o Comercial, ainda que continuemos jogando sem o nosso único craque, o mago Valdívia.

Com o chileno em campo o Palmeiras é outro time, muito mais criativo, muito mais agudo, muito mais objetivo…

@@

Sem Valdívia, o Palmeiras não passa de um time comum, tecnicamente mediano e limitado, sem nenhuma força ofensiva e com enormes dificuldades para marcar gols.

A eficácia ofensiva da equipe é restrita aos lances originados de bola parada, que a torcida chama, com justa razão, de ‘Assunção-dependência!”

Marcos Assunção, emérito chutador, um mestre da bola parada, tem se constituído em alternativa única, direta ou indireta, para que o Palmeiras chegue ao gol adversário e consiga fazer gols.

Oitenta por cento dos gols alviverdes provêm de suas cobranças perfeitas de faltas diretamente ao gol ou às faltas, escanteios, e as bolas paradas que alça, com mestria e sob medida para as cabeçadas mortais de nossos zagueiros que, nessas ocasiões, migram para a área adversária;

Assunção só não tem batido pênaltis porque, hoje, no futebol paulista, os árbitros parecem ter feito um pacto de não assinalar penais que favoreçam o Palmeiras. Só é permitido marcar pênaltis contra o Palmeiras!

@@

Sem nenhum medo de errar afirmo, categoricamente, que Assunção é o jogador mais importante do grupo, em que pesem a sua idade e a sua limitada capacidade físico-aeróbica.

Indubitavelmente, Assunção é a maior e melhor arma ofensiva, desse conturbado, desarrumado, desmoralizado e achincalhado time do Palmeiras. Quando a torcida imagina que a equipe firmou, que engrenou e se entrosou, tem uma inexplicável recaída e volta a decepcionar.

@@

Sabem por que eu acredito que o Palmeiras vai vencer o Guarani?

Pelas dez razões que enumero:

@@

Primeira: O Palmeiras, atuando completo, mesmo sem Valdívia, tem mais time e, infinitas vezes, mais tradição!. Essas razões serão decisivos, mas há, de lambujem, mais nove!

@@

Segunda: Considero impossível que o Palmeiras volte a atuar de forma tão bisonha e decepcionante como no domingo passado contra o Comercial. Essa é uma hipótese remotíssima, absurda, em se tratando de uma decisão que envolve tanta responsabilidade e que jogador nenhum vai querer perder, ainda mais fora de casa. A soberba e o excesso de confiança, razões determinantes de nossos últimos tropeços, não vão prevalecer!

@@

Terceira: O Guarani não terá o seu principal jogador de meio campo, Wellington Monteiro, que vai sofrer uma cirurgia nos ligamentos do joelho.É um desfalque e tanto! Ele está para o Guarani assim como Assunção está para o Palmeiras, guardadas as devidas proporções.

@@

Quarta: Fumagali, jogador importante, experiente e rodado tem problemas no tornozelo, após ser caçado domingo em Ribeirão. Ele, a princípio, ficaria em Campinas para tratar a contusão. Como Bugre X Verdão será domingo às l8,30 H., viajou sozinho para reforçar a equipe contra o Botafogo,mesmo sem estar, ainda, cem por cento recuperado. Isso é perigoso porque a lesão pode se agravar-se e Fumagali ficar fora das duas decisões. Se vier a jogar contra o Palmeiras, dificilmente vai ser o mesmo jogador que  brilhou nos 3 x 1 estabelecidos há duas semanas em cima do Verdão.

@@

Quinta, O clima nos bastidores do Guarani é de uma turbulência política só comparável àquelas que ocorrem no próprio Palmeiras. Os documentos referentes a gestão do presidente deposto, Leonel Martins sumiram e estão acusando o atual presidente, Marcelo Mignone de cumplicidade, sob a alegação de que a ele, supostamente, interessaria essa fraude. Os jogadores bugrinos certamente vão ser contaminados pela crise.

@@ 

Sexta: Os jogadores do Guarani estão revoltados com o presidente que mandou o time de ônibus ao Rio de Janeiro, Vai ser uma viagem extremamente desgastante e cansativa, apesar da juventude da equipe e do razoável tempo para a recuperação. O Palmeiras, que tem a semana livre, que incrementa os treinos, que ensaia novas jogadas, mas que, também, descansa, e se concentra , vai tirar proveito da situação.

@@

Sétima: O jogo contra o Botafogo carioca vai exigir demais dos jogadores bugrinos. O Guarani precisa vencer por dois gols ou mais de diferença para poder avançar na Copa do Brasil. A boleirada terá de se desdobrar em campo e, noves fora o cansaço, é possível que ocorram contusões, porque o jogo no Engenhão será uma batalha de desgaste e atrito.

@@

Oitava: Na eventualidade de uma derrota, ou, até, de uma vitória magra, insuficiente para a classificação, vai ficar difícil para Vadão juntar os cacos e recuperar psicologicamente a sua equipe. Por outro lado, se o Guarani classificar-se ganhará muito moral e vai adquirir força extra, partindo com tudo para dentro do Palmeiras.

@@

Nona: O fator campo, teoricamente favorável ao Guarani, pode ajudar o Palmeiras vencer. O Brinco de Ouro, lotado por 30 mil bugrinos e 4 mil palmeirenses, pode ser a ruína do time de Campinas, muito jovem  e inexperiente. Alguns jogadores vão se deslumbrar com o estádio lotado, outros vão se assustar.

@@

Décima: O presidente do Guarani concedeu entrevistas em tom de desespero, afirmando que a situação do clube é crítica, caótica  e insustentável. Afirmou que o bugre está sem dinheiro até para prover até as suas necessidades mais imediatas.Isso, certamente, vai assustar os jogadores e o Guarani pode pagar um alto preço pelo despreparo e pela incúria de seu presidente.

@@@@@@@@@@

Como todos podem notar estou otimista e creio, firmemente, que vamos passar pelo Guarani.

Os fatores negativos do extra-campo, que já nos derrotaram tantas vezes, parece que mudaram de lado.

Com tudo, por tudo e apesar de tudo eu acredito que vamos passar como um trator em cima do Guarani! Temos tudo para isso!

Depois a gente conversa a respeito das galinhas!

Força Verdão!

COMENTE COMENTE COMENTE