Observatório Alviverde

23/11/2018

O QUE A MÍDIA POUCO OU NADA DESTACA ACERCA DAS FINAIS DO BRASILEIRÃ0/18!


Repararam?

Quando perguntam o que o Palmeiras tem de fazer para ganhar o Brasileiro, a maior parte da mídia diz que o título já é do Palmeiras.

Mas, quem não sabe que, para garantir o título, o Verdão está obrigado a conquistar dois pontos nos seis que ainda  lhe faltam disputar.

Impressiona-me, então, a inflexibilidade dos jornalistas na resposta e no trato da questão, pois é como se existisse única e exclusivamente essa possibilidade e nenhuma outra mais. Não é verdade!

Em meu modo de entender a postura de todos eles, reflete o inconformismo da maioria em face do título estar em vias de ser conquistado pelo Verdão.

Percebam, todos, que,  mesmo sabendo que o Palmeiras está com a faca e o queijo nas mãos, eles colocam os tais "dois pontos" como um grande obstáculo a ser transposto e condição "sine qua non" para que o Verdão levante o caneco e dê a volta olímpica. Não é, exatamente, assim!

Os palmeirenses desavisados e desinformados, então, se assustam, sofrem e acabam imaginando que a conquista dos tais "dois pontos" é a única forma de o Verdão ser campeão.

Na verdade, meus amigos, o Palmeiras pode ganhar este Brasileiro até sem conquistar nenhum ponto, a depender de um simples empate do Fla em seus dois compromissos finais.
Explico: 

Se o Fla ganhar um jogo e empatar outro (69+4=73) só chegará aos 73 pontos. 

Nesse caso, mesmo (absurdamente) perdendo para Vasco e Vitória, o título será do Palmeiras que já alcançou 74 pontos.

Vejam todos, portanto, que não é o Palmeiras que está obrigado a conquistar os dois pontos, mas, antes dele, é o Flamengo que está obrigado a conquistar 6.

Vou mais longe:

Mesmo ganhando as duas partidas que lhe restam, o Flamengo não tem garantia alguma de que será campeão. 

Como não depende mais, exclusivamente de si, terá de torcer para que o Palmeiras consiga perder os seus jogos derradeiros contra o Vasco, no Rio, e contra o Vitória, no Allianz, algo tão difícil como acertar no milhar, como se diz no "jogo do bicho"!  

Vejam e sintam, meus amigos, como a mídia e suas meias-verdades  tentam, visivelmente,  ajudar o Fla.

Quando rasgam o verbo e afirmam peremptoriamente que o Palmeiras já é campeão, o fazem (ao menos aqueles que odeiam o Palmeiras) de caso adredemente pensado.

Das duas, uma, para que os jogadores palmeirenses relaxem e se desconcentrem nos dois jogos finais, ou para aumentar-lhes a responsabilidade e estressar o grupo que, de acordo com Felipão, esteve por demais ansioso no jogo contra o Paraná e no 1º tempo e parte do 2º, contra o América Mineiro.

O que não vejo nenhum comentarista mencionar -NUNCA- é que o Flamengo, sim, é que tem uma única alternativa e, ainda assim, depende de tropeços do Palmeiras. 

Mas quando foi que a mídia falou a respeito da autêntica "espada de Dâmocles" suspensa sobre a cabeça flamenguista?  Nada, absolutamente nada!

Alguém expôs com clareza que, mesmo na eventualidade do Flamengo vencer os dois jogos derradeiros, se o Palmeiras empatar os seus, dá Palmeiras? 

Teria sido colocado que, mesmo perdendo um jogo desde que vença o outro, o Palmeiras será Campeão?

Disseram, por acaso, que um simples empate do Fla, ainda que o Palmeiras perca os dois jogos finais, já elimina o time carioca da perspectiva de título?

O site do matemático Tristão Garcia, ao contrário da maior parte da mídia diz que o Palmeiras, neste momento, tem 98% de chances de ser Campeão Brasileiro de Futebol de 2018 e as chances do Flamengo reduzem-se a míseros 2%.

Esta é que é a grande verdade acerca das finais do Brasileirão 2018 em que somente um milagre rouba do Palmeiras o título desta temporada. (AD)

COMENTE COMENTE COMENTE