Observatório Alviverde

17/12/2014

NÃO ADIANTA. A POLÍTICA DE CONTRATAÇÕES, EQUIVOCADA, E, A FILOSOFIA SUPERADA, CONTINUAM DESTRUINDO O PALMEIRAS!





Desculpem-me os que pensam diferente, mas não quero mais ouvir a argumentação furada, a desculpa esfarrapada, simplesmente,  atenuante e protelatória, de que a política de contratações do Palmeiras está, apenas, começando. É conversa pra boi dormir!

Na verdade,  o processo de contratações estava em andamento, antes, mesmo, da certeza absoluta de que o time permaneceria na elite e muito longe da confirmação formal de Oswaldo de Oliveira como o novo técnico do Verdão.

Bahia e Vitória não haviam caído e o noticiário esportivo confirmava as aquisições oficiais, pelo Palmeiras, do volante Amaral, do Goiás, e do zagueiro Vitor Hugo, do América Mineiro.

Ontem o Verdão formalizou o acerto com Lucas, jovem lateral, ex-Botafogo, que houvera trabalhado com Oswaldo no Botafogo , em 2013.

Alguém acredita que a contratação de Lucas tenha ocorrido do dia para a noite ou, vice versa, à base de um estalar de dedos?

Ou, na verdade, como de praxe, decorreu de uma negociação, no mínimo, de caráter  temporal médio, isto é, de conversações que já vinham sendo mantidas?

Está mais na cara do que "rouge", que o processo de renovação do Palmeiras vem rolando há muito mais tempo do que pode imaginar a nossa vã filosofia, à socapa, ao menos em termos de preparação e sondagem.

Neste momento, ao menos pelo que emergiu do noticiário da mídia, o resumo dos eventos está, aparentemente, circunscrito às três contratações oficialmente confirmadas, à algumas encaminhadas, à outras, anunciadas, e, a muitas, especuladas.

Do Flu carioca, clube em visível processo de esvaziamento, decorrente da saída de seu patrocinador master, são várias as contratações enunciadas: 

1) Conca: Se o Palmeiras contratá-lo, eu vou gostar, mas tenho certeza de que o negócio não vai rolar porque o custo salarial vai assustar! São 600 mil por mês! 

Essa conversa de que a Unimed vai bancar Conca no Verdão, é mais conto da carochinha, porque as Unimed do Brasil são autônomas e não haveria azo para que a razão social do Rio de Janeiro investisse em São Paulo. Como falam bobagem alguns jornalistas, como desinformam...

2) Fred: Se o Palmeiras contratá-lo, não vou me entusiasmar, pois, entendo, é bananeira que já deu cacho. Igualmente, sei que não vai rolar, também em face do custo, pois seus proventos chegam perto de 900 mil mensais.

3) Cavalieri: Se o Palmeiras contratá-lo, vai sacrificar verbas que poderiam ser mais bem usadas no reforço de posições mais carentes. 

Um goleiro, hoje, não é prioritário no Palmeiras, que tem Prass, o melhor da posição no país, e mais quatro reservas, sendo que Jailson, contratado junto ao Ceará, sequer, estreou. 

Há outra especulação, furadíssima e inverossímil do interesse do Verdão por Vagner, goleiro do Avaí que eu prefiro, apenas, citar, sem comentar.
 
4)Rafael Sóbis: Se o Palmeiras contratá-lo ou não, a mim pouco me importa, mas, ele pode chegar! 

Agora, anotem: se chegar, vai jogar, e, se jogar, renderá, quem sabe, com muito otimismo, um pouco mais, apenas, do que jogam Mazinho, Diego e outros com quem  já contamos, embora Sóbis fature meio milhão de reais por mês.

Detalhe: o auge técnico de Sóbis ocorreu entre 2005 e 2006. Hoje, ele não passa de um meia-boca! Há dezenas de jogadores melhores e mais promissores do que ele, disponíveis, no mercado, e muito mais baratos. Basta garimpar.

Tô de saco cheio de atacantes medianos no Palmeiras, de pouca iniciativa, sem pressentimento de espaços, de chute fraco e de pouco faro de gol, desprovidos da capacidade de decidir um jogo mediante a habilidade, o individualismo e o improviso. 

É disto que estamos precisando, não de mais atacantes comuns que só servem para entumescer o grupo, negando-lhe a qualidade.

Apesar de tudo e do alto preço, Sóbis, em minha opinião, depois de Cavalieri, é, entre os tricolores especulados -acrescentem, também, na relação, (5-) Vagner, o mediano rotulado de craque-, aquele que reúne as melhores condições de ser contratado  pelo Palmeiras. Por quê? 

Porque Sóbis em termos de atleta, é baixote (sempre a condição "sine qua non", há anos, para ser atacante do Palmeiras) e encarna a figura do jogador ideal, isto é, aquele joga bonito, de forma elegante, bate de calcanhar, enfeita o pavão e arrisca dribles.

Em termos de figura humana Sóbis representa o rapaz que a maior parte de nossa seleta diretoria ariana gostaria de ter como genro: é louro, é descendente direto de europeu, consideram-no bonito, tem olhos claros... É demais para o meu elementaríssimo jeito machista de ser e de entender!

6- Réver, zagueiro, do Galo Mineiro! Submetido a uma artroscopia no tornozelo esquerdo para tratar uma lesão de cartilagem, recebeu alta nesta 3ª feira e vai ficar afastado entre três e quatro meses. Só volta a mexer com bola entre meados de março e o início de abril do ano novo.

Será que vão contratá-lo, no escuro, antes de saber se Rever estará recuperado? Nessa hipótese, o Palmeiras arcará com as despesas de fisioterapia e tratamento? 


Como será enorme tempo em que ele estará de molho, fora dos gramados, abdicará, Rever da mini fortuna que recebe a cada mês até voltar a campo? Ou o Galo vai arcar com as despesas?

7- Thiago Mendes, do Goiás, é outro objeto de desejo do Palmeiras, mais um volante que, se vier, finalmente, creio que irei gostar da aquisição, mesmo sendo, ele, um volante. Vão gostar de volante assim lá na casa do Carvalho!

Thiago, apesar da raça, combatividade, mobilidade, bom desarme e bom passe, é um jogador de baixo índice de gols marcados. Foram, apenas, sete (7) em centro e quarenta e três (143) apresentações com a camisa do Goiás. 

8- Marcelo Mattos, experiente, veterano, 30 anos, que jogou vários anos gambás sob o comando do próprio Oswaldo, tem boas chances de trocar o Botafogo pelo Palmeiras

Segundo se propala, Oswaldo o teria indicado, e, nessa hipótese, não tenho a menor dúvida de que Mattos já se pode e deve considerado como o quarto reforço contratado.

É um jogador a que todos conhecemos, muito sério, lutador, disciplinado, comprometido com o grupo, daqueles que não gostam de perder nem em treinamento, mas a quem, jamais, eu contrataria após ter contratado Amaral;

Mas, se é, como exige Oswaldo, que o Palmeiras tenha três atletas em cada posição, Marcelo Mattos, ainda que com a presença de Amaral ou de outros, passa ser muito compatível e torna-se uma ótima peça em termos de composição de elenco!
 
Outro volante na parada, Andrei Girotto do América Mineiro. A proposta palmeirense pelo jogador, está nas mãos do empresário Eduardo Uram que deve responder entre hoje e amanhã. 

Mas será o Benedito que o Palmeiras só corre atrás de volantes? É por isso que estou reclamando, pois todo ano é isso! Nem com o novo diretor de futebol se consegue mudar essa tendência! É de lascar...

9- Vinicius, meia-ofensivo clássico, meio que estilo Ganso, pode chegar ao Palmeiras, sem outros custos que não sejam os salários. 

A princípio ele viria, apenas para compor o elenco, mas alguns amigos meus de Recife com quem falei pelo telefone, garantem que ele só serve, mesmo, pra isso, pois, embora habilidoso, de futebol vistoso, além de lento é portador de asma e se esconde do jogo. O Cruzeiro está na parada!

10- Cleiton Xavier, que dispensa comentários, pode chegar do Metalist da Ucrânia. Seria, aprioristicamente, uma ótima aquisição, mas ninguém sabe de sua forma física atual já que ele disputa o campeonato fraquíssimo de um país em guerra.

O presidente Paulo Nobre quer o jogador, mas o que está pegando na negociação é que o clube da Ucrânia já informou que não abre mão da multa rescisória.

DESABAFO:

Também o Palmeiras de Alexandre Mattos, ao menos até agora, continua o mesmo, em matéria de política de contratações, estiolando as nossas expectativas por inverter prioridades.

O Palmeiras de Alexandre Mattos, (aqui em BH se informa que ele está ganhando não 115, mas 180 mil reais/mês) também tem uma propensão doentia por contratar beques, defensores, volantes de contenção, armandinhos e meias-bocas!  
  
Quantos homens de área estão nas relações dos pretendidos? 

Quantos atacantes artilheiros, isto é, quantos camisas nove estão na relação de Mattos? 

O Palmeiras, de Alexandre Mattos, a exemplo do Palmeiras de seus seus antecessores, também ignora que a prioridade para armação de um grande time é conseguir os melhores atacantes possíveis. 

Na verdade, quem parte para contratá-los antecipando-se aos concorrentes, bebe água mais limpa, e impõe-se ao mercado.

Mas o Palmeiras, infelizmente, não muda! É, sempre, isso aí, um deserto de homens e de ideias.

Aí, você que me lê, fica chateado comigo em razão de meu desabafo e diz que estou exagerando pois estou cobrando, demais, antes da hora.

Mas você que abre a lista de contratados (três), e verifica que as posições para as quais estão sendo chamados não eram prioritárias, pode se entusiasmar?

Em seguida, lê a outra, de contatados, e constata que os mesmos erros pretéritos de tantas temporadas começam a se repetir, mesmo que o futebol do clube esteja sob uma nova direção. É desanimador, desalentador, é frustrante, enfim!

Reparem que o Palmeiras, até agora, só tratou do fácil, do elementar, do óbvio, da defesa, da porta da cozinha...

Quem entende de futebol sabe que o grande equívoco do Palmeiras, este ano, foi o de ter um time que não conseguia tocar ou segurar a bola no campo de ataque e era seguidamente vítima de contrataques. 

Tanto é verdade que teve, sempre, a defesa mais vazada do Brasileiro, do início ao final da temporada,

Era um time que, principalmente, passava um jogo inteiro sem criar uma única jogada ofensiva de perigo e não conseguia fazer gols, tirante os poucos jogos em que contou com Valdívia.

Enquanto isso, o nosso maior adversário, que sempre privilegiou o atacar e os atacantes, a quem, há três anos, não conseguimos derrotar,  vai buscar um ATACANTE GOLEADOR, de nacionalidade colombiana, no futebol, pasmem, da India.

Inteirem-se, os palmeirenses, das listas de reforços de nossos adversários e notem que TODOS eles privilegiam contratar atacantes.


E o fazem o ano inteiro, diferentemente desse nosso Palmeiras arcáico da escola de goleiros e da "defesa que ninguém passa", que adquire peças de discutível qualidade no início das competições, e, independentemente de rendimento, só mexem nas mesmas bem depois, na transição das temporadas gerando elencos resignados e acomodados.

Contratar goleiros, é fácil. Contratar zagueiros, facílimo. Contratar laterais, elementar. Contratar volantes, mamão com açúcar. Tudo muito fácil em razão da fartura do mercado!

Mas, contratar meias-atacantes artilheiros, é difícil e contratar camisas nove goleadores, dificílimo, quase impossível.

O nosso maior adversário ensina que quem quiser goleadores, tem de estar, eternamente, de olho no mercado e, se necessário for, dar uma de Vasco da Gama, o navegador, e até redescobrir o caminho das Índias!

O Palmeiras de Alexandre Mattos, pela amostragem, até agora, acreditem, não será diferente daquilo a que estamos acostumados.

Até agora ele só tratou do fácil, do elementar, do óbvio, da defesa, e, apenas, guarneceu a porta da cozinha. 

Em vez de dar moral a João Pedro, traz um jogador para brigar com o garoto pela posição, o que eu consideraria normal, se estivéssemos aptos e armados em todas as demais posições, mas, reconheça-se, há prioridades maiores que a lateral, pela direita.

Para aqueles que estão considerando Alexandre Matos uma sumidade, uma panacéia verde, eu quero adiantar, para efeito de que não haja frustrações futuras, que há muito mais de folclórico do que de real em suas ações. 

Alguém que contratou Julio Batista por 3 anos, pagando-lhe um milhão por mês, será, mesmo, essa Brastemp?

Ademais, todo mundo sabe que quem, efetivamente, montou o time do cruzeiro há dois anos, foi Marcelo Oliveira e que Mattos, na maior parte das vezes, apenas estabeleceu as negociações. 

ACORDE, NOBRE,  O PALMEIRAS PRECISA DE ATACANTES!

COMENTE COMENTE COMENTE