Observatório Alviverde

23/07/2016

SE VENCER O GALO NESTE DOMINGO, O PALMEIRAS ABRE CINCO PONTOS DE VANTAGEM SOBRE O CURICA!



Neste domingo o Palmeiras enfrenta o Galo Mineiro às 11 H no Allianz, com casa cheia e a arbitragem carioca de Wagner Nascimento Magalhães. Fiquem de olho no apito porque a cúpula da arbitragem brasileira está no Rio de Janeiro e o Flamengo sinaliza que vai melhorar.

O clássico "Café com Leite", como era chamado antigamente,  marca as ausências dos contundidos Moisés e Minas, ainda entregues ao DM e que não participaram do jogo contra o Inter.

As ausências mais sentidas, no entanto, são os dois palmeirenses convocados à Seleção Olímpica, Prass e Gabriel de Jesus, cujos substituídos, respectivamente, devem ser o estreante Vagner e o habilidoso Eric.

Forçoso é admitir que o Palmeiras perde muito nas duas permutas, haja vista a grande fase, a liderança e a segurança de Prass tanto  quanto as incríveis performances de GJ o artilheiro do Brasileirão, reconhecido, neste momento, como o melhor jogador em atividade no Brasil.

Fique claro, estou mencionando que o Palmeiras perde muito sem os dois, mas não estou de maneira alguma afirmando que o Palmeiras perde tudo. 

Vagner e Eric, dos pontos de vista da técnica e da experiência, são dois atletas bem acima da média geral vigente no Brasileiro, o que, per si, evidencia a insuperável qualidade do atual elenco palmeirense em relação a t-o-d-o-s os adversários

Se o goleiro e o atacante conseguirem ganhar autoconfiança e se entrosar entre os titulares, poderão transformar-se também e a curto prazo, em novos expoentes de uma equipe que lidera com folga o Brasileirão da temporada!

Alecsandro, liberado até ser julgado pelo TJD paulista, pode, porém, reaparecer na equipe em lugar de Eric, dependendo do parecer de Cuca que, ao menos até agora, mantém sigilo na escalação a ser definida entre os seguintes concentrados: 

Goleiros: Vagner e Jailson
Laterais: João Pedro, Egídio e Zé Roberto
Zagueiros: Thiago Martins, Edu Dracena e Vitor Hugo
Volantes: Arouca, Jean, Thiago Santos e Matheus Sales
Meias: Tchê Tchê, Cleiton Xavier, Vitinho, Fabrício e Allione
Atacantes: Rafael Marques, Lucas Barrios, Róger Guedes, Leandro Pereira, Alecsandro, Dudu e Erik


O mais provável time para aumentar a vantagem de pontos sobre o Curica que contou com o apito amigo para empatar em casa com o Figueirense tem tudo para ser este:

Vagner, Jean, Dracena, Vitor Hugo e Zé Roberto (parece que ele conseguiu se firmar). Thiago Santos, Tchê Tchê, Dudu e Cleyton Xavier. Róger Guedes e Eric (Alecsandro).

QUAL A ESCALAÇÃO DO VERDÃO QUE VOCÊ CONSIDERA A IDEAL PARA O JOGO DESTE DOMINGO?

COMENTE COMENTE COMENTE
 

VAGNER É UM SUBSTITUTO À ALTURA PARA PRASS, MAS QUEM PODERÁ SUBSTITUIR GABRIEL JESUS?


Resultado de imagem para vagner goleiro do ituano campeão 2014 
Campeão pelo Ituano em 2014 Vagner substitui Prass.

Em se tratando de futebol, eu nem sempre torço pela Seleção, mas torço muito pelo Verdão.  

Este ano, por exemplo, sei que -ao menos- terei simpatias pela Seleção Olímpica, em face das presenças de Prass e Jesus, dois jogadores do Verdão!

Porém, falando francamente, a mim pouco me importa se a Seleção ganhar ou não a Olimpíada ou se classificar ou não para a Copa do Mundo. É indiferente!

Digo isso (sei que choca os "patriotas") ao mesmo tempo em que lamento as convocações de Prass e de Gabriel de Jesus, que deixam o time do Palmeiras em seu melhor momento, considerando-se que ambos são peças chave na equipe de Cuca que lidera a Série A e busca o título Brasileiro.

É óbvio que o Palmeiras tem no elenco substitutos (espera-se e calcula-se) à altura dos dois convocados, tanto e quanto, na mesma medida, Prass e Jesus têm tudo para se valorizar vestindo a camisa da Seleção, mormente o atacante.

GJ é jovem e passa por nítido processo de evolução capaz de fazer dele em futuro muito próximo um dos melhores jogadores do planeta, seja no Palmeiras ou em qualquer equipe européia. 

De minha parte, gostaria que Nobre investisse mais em Gabriel Jesus e que ele permanecesse -minimamente- por mais uma ou duas temporadas no Verdão.

O Palmeiras precisa compreender que tem em mãos uma jóia, uma preciosidade, um grande talento e, em razão disso, deveria envidar todos os esforços no sentido de manter esse atleta, seja qual for o montante das propostas recebidas.

Tenho acompanhado de perto os diferentes enfoques da torcida e da mídia em relação ao Palmeiras permanecer ou não com Gabriel Jesus por mais algum tempo. 

Há como que uma divisão entre aqueles que desejam que ele saia de imediato e os que desejam que ele permaneça ainda por um bom tempo no futebol brasileiro.

Em se tratando da mídia, é curioso que aqueles que querem vê-lo pelas costas -em maioria- são os mesmos, justamente aqueles cronistas que odeiam o Palmeiras, sobejamente conhecidos da torcida do Verdão.

 No que respeita à saída temporária de Prass tem havido quase que uma unanimidade de opiniões contrárias em relação ao seu reserva imediato, Vagner, de uma hora para outra tido como um mau goleiro e incapaz de substituir Prass à altura!

O interessante dessa "estória", verdadeira piada de "Pedro Malasartes" é que muitos entre os cronistas que hoje criticam de forma ácida, violenta e virulenta o novo goleiro palmeirense, tachando-o de inexperiente e incompetente, são os mesmos que sabem que Vagner, com a camisa do Ituano, foi o menos vazado do Paulistão 2013 e eleito por eles mesmos (quando goleiro titular do Ituano campeão de 2014) como o melhor da posição naquele ano!

FICAM DUAS PERGUNTAS:

1ª - Qual a melhor opção de banco para o lugar de Gabriel Jesus. Temos alguém à altura dele?

2ª - Vagner tem condições de substituir Prass à altura do veterano goleiro que, por seus grandes méritos chegou -apesar da veteranice- ao gol da Seleção Olímpica?

COMENTE COMENTE COMENTE