Observatório Alviverde

12/10/2011

PALMEIRAS 1 X 1 FLAMENGO . OUTRO ERRO CRASSO DE ARBITRAGEM TIRA A VITÓRIA DO PALMEIRAS.

(comentário escrito no intervalo do jogo)

Bravos! Um  time de bravos teve o Palmeiras neste primeiro tempo contra o Flamengo.

Com tudo, por tudo, apesar de tudo, o Palmeiras, ao menos até agora, dignifica o nosso passado e mostra a nossa grandeza.

Encara o Flamengo de igual para igual em pleno Engenhão e, no balanço final das ações, mostra que se não é melhor, também não é pior do que o nosso grande adversário.

Como fez bem para o time o afastamento do podre Kléber, o  agitador.

Podre, sim, porque hoje mesmo já se ofereceu ao Flamengo, confirmando que eu estava coberto de razão quando de sua contratação, ao dizer que era um jogador pelo qual não valia o alto investimento feito pelo Palmeiras.

Mas, infelizmente, tem gente em nossa torcida que ainda acredita em jogadores como esse agitador barato, rebelde sem causa e indigno de vestir a nossa gloriosa camisa.

Certamente que, a partir de hoje, ele voltará a ser corintiano até que seja contratado pelo Flamengo.

Será que haverá algum palmeirense dotado de brio e vergonha na cara entrando no blog para apoiar esse indivíduo?

A ausência de Kléber só está fazendo bem para o Palmeiras.

O primeiro tempo contra o Flamengo é a prova evidente  e está mostrando, claramente, isso.

@@@@@@@@@@@@@@@@@@

SEM MARCAÇÃO DE SAÍDA DE BOLA

Hoje, ao menos neste primeiro tempo, não marcamos a saída de bola.

Só fizemos meia pressão.

É assim que deveríamos ter feito durante todo o campeonato.

Marcação de saída de bola o tempo todo é desgastante e não há time que tenha preparo físico para fazê-lo, nem a Holanda de 74, do chamado futebol total.,

A meia pressão é inteligente, na medida em que dá ao time mais respaldo na defesa e, ao mesmo tempo, não lhe tira a força ofensiva decorrente do cansaço proveniente dessa sistemática de jogo.

Hoje defendemos muito, e bem, mas não deixamos de atacar e de criar as oportunidades.

O Flamengo tem peças individuais de melhor quilate em seu ataque, mas não significa que é o favorito ou que já ganhou.

Nossa defesa é um osso duríssimo de roer está jogando muito bem

Se o ataque ajudar, ganhamos esse jogo.

Pena que Assunção tenha saído e que tenhamos ficado sem a nossa melhor jogada. a bola parada.

De qualquer forma dá para que possamos auferir o time sem Assunção como querem muitos do blog.

Foi um ótimo primeiro tempo. Gostei.

Se vamos ganhar, não sei, mas que temos chances, temos!

(Voltarei ao assunto na postagem final. Esta postagem foi escrita no intervalo do primeiro para o segundo tempo do Palmeiras 0 X 0 Flamengo)

@@@@@@@@@@@@@@@@@@

TELEVISÃO

Quero começar falando sobre a transmissão do PFC.

Luis Carlos Júnior, de longe, é, hoje, o melhor narrador da companhia, entre todos, Galvão, inclusive.

Júnior tem voz clara e bom timbre vocal para os padrões dos locutores da atual geração.

Sem trocar o nome dos jogadores, sem querer ser engraçado, sem fazer piadinhas com os companheiros,  exerce a função de uma forma séria, discreta e agradável, sem irritar o telespectador.

Da mesma forma, não divulga as estatísticas pretéritas absolutamente inúteis em detrimento do jogo e não força a barra para ser mais visível do que o próprio espetáculo.

Em São Paulo, hoje, só Jota Júnior está conseguindo agradar. Os demais desandaram completamente perdidos na vala comum da necessidade de aparecer.

Em resumo, Luis Carlos esteve otimamente bem no relato do jogo, malgrado a sua invisível tendência rubro-negra, subliminar, só perceptível para quem é ou já foi do ramo.

Deu gosto assistir ao jogo com ele, sóbrio, direto, aplicado, sem piadinhas, assuntos aleatórios, estatísticas ou invencionices, atendo-se, exclusivamente, ao jogo sem desmentir as imagens, naquilo que se chama de complemento audiovisual perfeito.

A alta direção da Rede Globo no Rio de Janeiro um dia vai perceber que os enroladores de transmissão, tipo Galvão, Kléber e seus idiotas imitadores, têm de ser banidos do relato dos jogos. Ninguém os agüenta mais! São profissionais absolutamente ultrapassados, démodés.

Deu nojo (ou seria dó, pena?) acompanhar Galvão no suposto relato do jogo da Seleção, comentando o tempo todo, enrolando o tempo todo, induzindo os comentaristas, até o de arbitragem a corroborarem com as suas opiniões nem sempre corretas e desafinando na hora do gol.

O cara parece que não se toca que ele é, apenas e tão somente,  um complemento da imagem, nada mais. Será que ele agüenta a titularidade global até a Copa? Olha, vai ser difícil!

Lofredo é um bom argumentador, mas hoje eu fiquei sabendo porque “lorota” começa com Lo de Lofredo.

O seu bom trabalho na transmissão foi manchado por sua conduta de omissão e cumplicidade para com o erro crasso do bandeirinha Guilherme Camilo que validou o gol do Flamengo em completo impedimento (uma v-e-r-g-o-n-h-a).

A LOrota de LOfredo foi a de dizer que há “recomendações” para que gols em que alguém tenta participar do lance e não consegue, mesmo que esteja em posição irregular, devem ser validados.

LOROTA PURA, isso não existe. Nem lance interpretativo o é. Só não perguntem aos comentaristas de arbitragem da Globo, principalmente ao Arnaldo (lembrai-vos de 1978) que ele vai confirmar, porque o lance foi contra o Palmeiras.

Lembro-me do saudoso Coronel Áulio Nazareno elucidando em minha emissora de rádio um lance mais do que semelhante e parecido, i-g-u-a-l, na década de 80.

“Quando um jogador atrapalha o goleiro, desvia a atenção do goleiro ou tenta participar da jogada, o árbitro tem a obrigação de assinalar i impedimento”.

Na ânsia de fazer média com o Flamengo, Lorota, isto é, Lofredo falou na tal recomendação que ele não disse de quem é ou se chegou à CBF e aos árbitros momentos antes do jogo.

Eu desafio Lofredo a apresentar o texto de recomendação para a idiotice que ele proferiu em pleno ar.

Duvido que ele ou quaisquer ex-árbitros contestem ou contrariem a afirmação lógica e correta do Coronel Áulio. Onde está escrita tal recomendação, Lofredo?

A recomendação, aliás, partiu de quem? Foi o Arnaldo, o Wright ou o Marsiglia que lhe passaram? Se foi qualquer deles, você anda muito mal de professores de arbitragem ou de informantes de decisões da Internacional Board, Como acreditar nos três patetas, isto é, nos três patéticos?

A falácia de que aumentar o volume abrindo os braços dentro da área e interceptar a passagem da bola deve ser punido com penalti, independentemente da intenção,. quem foi que inventou senão Arnaldo “Santos Dumont” David Cesar Coelho, tido, l-a-m-e-n-t-a-v-e-l-m-e-n-t-e como a palavra jurisprudencial da arbitragem brasileira. A que ponto chegamos!

Lofredo, você é até um bom argumentador, mas, pelo amor de Deus, nunca mais fale essa bobagem na TV, que depões contra a sua figura de argumentador  lúcido e inteligente.

Essa sua patacoada só é superada pelo gol de Adriano, então no SP,  feito com a mão contra o Palmeiras, validado pelo arrogante Paulo César Oliveira e convalidado estupidamente, imbecilmente e facciosamente por 80% da mídia brasileira.

Aquele lance, Paulo César não viu, mas seu erro foi o  de defender e proteger a bandeirinha claudicante com um sofisma de falta de intenção no toque com a mão que empurrou a bola para dentro do gol.

De qualquer forma, as opiniões emitidas no rádio na tv e na mídia escrita, serviram para mostrar o desconhecimento de alguns, o clubismo de outros e  falta de caráter de muitos.

Sócrates, no século V antes de Cristo já falava em sofismas. Hoje, Lofredo sofismou! Só que, desta vez, ele não corou! Avermelhou de vez!

Sócrates, explica! Lofredo deve estar estufando o peito e proferindo aos quatro ventos: “eu só sei que nada sei”!

Ele foi enfático ao comentar um erro do árbitro contra o Flamengo quando Deola espalmou para corner e o árbitro deu tiro de meta.

Ele, outro fleumático exemplar dos (anti) comentaristas que pululam no Sportv e PVC, pela primeira vez na vida, foi (quase) enfático na crítica contra o árbitro.

Pergunta simples, clara e objetiva. Teria ele comentado com a mesma intensidade ou ênfase se o prejudicado houvesse sido o Palmeiras?

NANANINANÃO!

@@@@@@@@@@@@@@@@@@

FELIPÃO FICA

Para Felipão é questão de honra. Ele garante que continua no Palmeiras.

O episódio traumático de Kléber, serviu para soldá-lo em Frizzo e, parece, ambos se acertaram e encontraram um denominador comum de convivência.Melhor para o Palmeiras!

Muitos não querem mais Felipão no comando do time e outros tantos, sim.

A diretoria também quer e Mustafá, o Cardeal Richileu, já deu a sua benção.

Só um fato extremamente grave pode tirar Felipão do comando do time.

Ele e a diretoria não escondem que acertaram os ponteiros e que o contrato do Homão segue até que uma das partes se manifeste em contrário.

Pelo que se comenta, já há três jogadores de nomeada praticamente acertados com o Verdão.

Um deles é Jorge Vagner!

Isto é, se Juvenal Juvêncio permitir que o Palmeiras contrate o melhor cruzador de bola dos últimos vinte anos no futebol brasileiro.

Torço muito para que aconteça, mas

D-U-V-I-D-O!

@@@@@@@@@@@@@@@@@@

ELENCO CONTRA FELIPÃO

Um time que correu tanto e se doou, do começo ao final o jogo, não pode estar contra o treinador!

Uma coisa é ter restrições que, existem, mas  são poucas.

Outra é o boicote, a rejeição ao técnico, mas o elenco provou, ontem, por a + b, que isso não existe! 

A mídia está deitando e rolando nessa crise do Palmeiras.

As “comadres” da mídia estão alvoroçadas e fazendo de tudo para desmoralizar e destruir o clube, definitivamente.

Não posso, porém, desta feita, censurar os comentários e nem condenar o noticiário, posto que, desta vez, a culpa foi de nossos dirigentes.

Pituca, Felipão e Frizzo, na mesma medida em que perderam o comando do time, perderam uma oportunidade de ouro de pacificar o elenco, evitar um salário desproposital e ainda faturar um troco com a venda do corintiano oportunista, o manga podre.

A crítica à mídia só pode ser feita na medida em que o exagero se avoluma na divulgação desses infaustos acontecimentos.

Em vez de oito palavras, eles falam oitenta, em vez de vinte linhas, eles escrevem duzentas porque a crise no Palmeiras tem de continuar a alimentar-lhes o facciosismo dos noticiários.

Vocês ainda não notaram que quando não há crise ou nada de negativo no Palmeiras a tchurma da imprensa procura o Mustafá e faz uma entrevista?

@@@@@@@@@@@@@@@@@@

QUEM JOGOU BEM!

Deola (um paredão) 

Cicinho (espetacular ao defender e ao atacar),

Henrique (sóbrio e seguro)

Chico (cada jogo, melhor)

Luan (Longe de ser um craque, mas, digam o que disserem, o time, com ele, é outro)

O melhor entre os melhores? !

Depois dele, Deola!

A Seleção de Mano não tem nenhum ala ou lateral melhor do que Cicinho!

@@@@@@@@@@@@@@@@@@

QUEM JOGOU RAZOAVELMENTE!

Assunção contundido precocemente fez falta na bola parada.

Patrik, um jogador tático, voltado ao coletivo, cumpriu o seu papel, Tinga que o substituiu não teve tempo para aparecer

Ricardo Bueno parece em melhor forma do que Fernandão. Sem a sombra do manga podre no elenco pode crescer de produção

Rivaldo cumpriu função tática e marcou bem, mas apoiou pouco.

Maicon Leite assustado, nervoso, só conseguiu atuar bem no segundo tempo. Ficou escondido entre os beques e produziu pouco na primeira fase.

Tiago Heleno sabia que Tiago Neves só tem pé esquerdo e não fechou o ângulo de tiro na hora em que ele cortou da direita para esquerda. Esse foi o seu grande erro.

@@@@@@@@@@@@@@@@@@

QUEM NÃO FOI TÃO BEM!

Fernandão (opaco, tentou jogar e não conseguiu) Gabriel Silva (precisa amadurecer. Outro lance de gol que começou em seu costado) 

@@@@@@@@@@@@@@@@@@

ARBITRAGEM FAVORECEU O FLAMENGO

Emerson de Almeida Ferreira (MG) prejudicou o Palmeiras  no lance capital do jogo, deixando de marcar o impedimento claro de Jael quando do gol do Flamengo.

Entretanto era um lance mais da responsabilidade do bandeira Guilherme Dias Camilo, filho de Osmar Camilo, um dos maiores conhecedores de arbitragem no Brasil. Quem errou foi o bandeira, mais do que o árbitro.

A validação do lance do gol do Flamengo foi equivocada, conforme já abordamos, embora eu não a defina como maldade ou intenção em errar, já que houve erros pró e contra os dois lados.

Mas a arbitragem encheu os jogadores do Palmeiras de cartões amarelos, quatro, dos quais somente dois foram merecidos.

Em contrapartida,  houve muita tolerância com o antijogo praticado pelo Flamengo e a conseqüente economia de cartões para os jogadores rubro-negros.

@@@@@@@@@@@@@@@@@@

FICHA TÉCNICA
FLAMENGO 1 X 1 PALMEIRAS
Local: Engenhão, Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Emerson de Almeida Ferreira (MG)
Auxiliares: Guilherme Dias Camilo (MG) e Helbert Costa Andrade (MG)
Renda: R$ 522.325,00   Público: 22.573  Cartões vermelhos: -
Gols: Thiago Neves 10'/2ºT (1-0) e Maikon Leite 17'/2ºT (1-1)

FLAMENGO: Felipe, Léo Moura, Welinton, Alex Silva e Junior Cesar; Aírton (Fierro (25'/2ºT), Willians (Negueba - Intervalo), Renato e Bottinelli; Thiago Neves e Deivid (Jael - Intervalo) - Técnico Vanderlei Luxemburgo.
PALMEIRAS: Deola, Cicinho, Henrique, Thiago Heleno e Gabriel Silva; Marcos Assunção (Rivaldo 35'/1ºT), Chico, Patrick (Tinga 34'/2ºT) e Luan; Fernandão (Ricardo Bueno 10'/2ºT) e Maikon Leite - Técnico: Felipão.

Cartões amarelos: Willians, Alex Silva e Negueba (FLA); Marcos Assunção, Patrick, Cicinho e Thiago Heleno (PAL)

@@@@@@@@@@@@@@@@@@

SEM KLÉBER A PAZ VAI VOLTAR AO PALMEIRAS?

O PALMEIRAS DEVE FAZER AS PAZES COM ELE?

AINDA TEMOS CHANCES DE TÍTULO E DE LIBERTADORES?

OU SÓ DE SUL-AMERICANA?

COMENTE COMENTE COMENTE