Observatório Alviverde

17/11/2016

GALO 1X1 PALMEIRAS. FOI UM GRANDE RESULTADO, MAS O ARBITRO BRAULIO MACHADO FERROU NOVAMENTE O PALMEIRAS!


Meus amigos

São 2,33 H da madrugada e acabo de perder o texto que, com enorme trabalho e sacrifício há bem pouco eu produzi.

Como não sou um expert em computadores, desisto de recuperar a postagem e peço-lhes o favor de aprimorar os comentários pois os meus terão de ser bem restritos.

Abordem por favor, todas nuances táticas, técnicas e até as policiais de um jogo em que o Palmeiras, outra vez, foi extremamente prejudicado. Desta feita pelo árbitro catarinense e aspirante à Fifa, Bráulio Machado.

Refiro-me aos dois pênaltis pro Verdão, lances cruciais e claríssimos, que, como de hábito, não foram marcados, impedindo que o Palmeiras obtivesse a vitória.

Como se tudo não bastasse, a permissividade arbitral concedeu licença aos jogadores atleticanos para bater e até para agredir, com bola ou sem bola os jogadores palmeirense, sem a aplicação legal dos cartões. 

Comandados por um Robinho agressivo, louco, descontrolado e disposto a tudo para derrotar o time que ele parece mais odiar no futebol brasileiro, o Galo abriu a caixa de ferramentas desde o início do jogo.

Seguiu assim até que uma solada maldosa de Donizete Amorim em Gabriel Jesus em que o garoto palmeirense reagiu à altura, deu origem a uma briga generalizada entre os atletas, que durou uns cinco minutos. 

No entanto, entre mortos e feridos, salvaram-se todos, a partir de um cartão amarelo para os dois primeiros brigões.
  
Lembram-se quando eu disse esta semana que malas brancas poderiam rolar nos bastidores do jogo? 

Pois essas malas brancas podem ter dado azo à briga e sido o pano de fundo de toda a confusão. 

Na verdade, ninguém conseguiria se alterar , da forma como se alteraram os jogadores atleticanos que chegaram ao paroxismo da ira!

Jogador algum chegaria ao extremo do pugilato, fosse pela luta pela classificação, pela rivalidade entre os times, pela luta pelo título, de graça ou por qualquer disputa... 

Por tudo isso estou convicto de que havia algo mais valioso em disputa,  que atende por nomes como grana, l'argent, plata, real e outros.

Em relação ao jogo o melhor de todos foi Cuca que adotou e pôs em prática uma conduta tática definida e teve sensibilidade para escalar os melhores jogadores. 

Quando colocou em campo Thiago Martins no lugar de Thiago Santos, substituindo um meio campista por um zagueiro de miolo de área, mostrou que conhece -muito- de futebol!

Para mim o melhor jogador em campo foi Jean, que marcou Robinho com empenho, dedicação e muita eficiência. 

Dracena, e Egídio também estiveram muito bem, tanto e quanto Jailson que provou novamente que todo o grande time começa por um grande goleiro. 

Vitor Hugo e Thiago Santos iniciaram o jogo confusos e pode-se dizer que só se acertaram a partir de quando o Palmeiras abriu a contagem.

Moisés e Dudu estiveram ótimos, mas sabem mesmo o que eu senti, a propósito do desenho tático do jogo? 

Senti demais a ausência de um armador lançador e enfiador de bola que não temos e tive, então, saudades de Valdívia!

Róger Guedes anulou-se individualmente em prol do time e desempenhou funções táticas importantíssimas. 

Gabriel de Jesus, mesmo cansado e exaurido, mostrou que é um craque desequilibrante e que faz a diferença. Novamente a fez!

Alecsandro e Eric entraram tarde, respectivamente  nos lugares de Gabriel Jesus e Dudu e, embora longe da condição técnica dos dois companheiros empenharam-se bastante e ajudaram a manter um empate que por pouco, muito pouco mesmo não virou vitória.

Aos 48 minutos do segundo tempo Vitor Hugo, livre, na entrada da pequena área, com o gol aberto, limpo e liberado conseguiu fazer o mais difícil e cabecear a bola por cima do gol de Vitor.

Que venha, agora, o Botafogo naquele que pode ser o jogo da conquista do Brasileirão/2016!

COMENTE COMENTE COMENTE

 

PALMEIRAS DEVE ESCALAR ESTA NOITE SEU MELHOR TIME POSSÍVEL PARA O DUELO COM O GALO, CONSIDERANDO-SE O ELENCO ATUAL!



Marcelo Oliveira  já esboçou o time do Galo que enfrenta o Palmeiras esta noite, às 20H, no Independência.

Cuca, da mesma forma, já escolheu os palmeirenses que começam o jogo, mas, como de costume, esconde o time que começa a decisão. 

Não, não estranhem a palavra decisão porque ela é muito pertinente para definir esse Galo x Verdão

Se o Palmeiras empatar coloca uma mão na Taça e, se vencer, coloca as duas. É decisão, mesmo!

Se o Verdão perder do Galo (hipótese desagradável mas real), ainda assim, continuará à frente na classificação e não será alcançado por nenhum outro clube até o final desta 35ª rodada. Só a diferença é que diminuirá em relação ao Galo, ao Flamengo e ao Santos, se conseguir derrotar o Vitória esta noite na Vila.

Imaginem, então, como ficará a situação do Palmeiras se o alviverde derrotar o Galo no Horto!

******************************

O Atlético (de portões fechados) treinou secretamente, ontem, em dois períodos na Cidade do Galo, Nem a mídia teve acesso à movimentação.

Fábio Santos, que voltou da Seleção Brasileira, foi a novidade do treinamento da tarde e já está confirmado na lateral esquerda.

Os estrangeiros selecionáveis do Atlético (Prato, Erazo, Casares e  Otero) que serviram as seleções de seus países, até no início da noite de ontem não haviam retornado a BH.

O mais aguardado é o argentino Pratto que jogou, ontem, contra a Colômbia, até os 32 minutos do segundo tempo e até fez um gol.

O zagueiro Erazo e o atacante Cazares não chegaram a entrar em campo pela seleção equatoriana e ficaram, ambos, no banco, contra a Venezuela. 

Otero, o armador venezuelano, contundiu-se no joelho e também não pôde jogar pela seleção de seu país no confronto contra o próprio Equador. Provavelmente não estará em campo contra o Palmeiras, mas isto só será confirmado momentos antes do jogo.

Não se tem ainda nenhuma notícia acerca da real condição física desses atletas, mas presume-se que, mesmos que cheguem cansados, Pratto, Erazo e Cazares poderão ser escalados contra o Verdão.

Além dos quatro selecionáveis que ainda não haviam retornado, Marcelo poupou do treinamentos de ontem à tarde o lateral-direito Carlos César e o meia-atacante Luan, mas deu a entender que ambos têm escalações garantidas.


Do time de apenas nove jogadores que treinou ontem à tarde (Victor, Gabriel, Jesiel, Fábio Santos, Leandro Donizete, Júnior Urso, Maicosuel, Robinho e Fred)  todos, exceto Jesiel que irá para o banco, são possíveis titulares. 

A eles devem se juntar os estrangeiros que serão escolhidos por Marcelo mas ontem à noite a imprensa mineira informava que somente Erazo chegaria a tempo para entrar em campo e ser o titular.



O lateral-direito Marcos Rocha, afastado há vários jogos, devidamente liberado pelo departamento médico atleticano, participou da atividade. 

Embora ainda precise aprimorar a condição física e adquirir ritmo de jogo, MR cuja volta está prevista para domingo em Recife contra o Santa Cruz, pode tornar-se -hoje- uma opção para Marcelo Oliveira, embora o reserva, Carlos César, esteja agradando o treinador e deve começar o jogo como titular. 

Na vaga existente no meio-campo, MO tem Luan, Clayton, Otero e Cazares como opções.



Outras novidades do treino atleticano de ontem foram o lateral Alex Silva e o atacante Clayton que entraram para completar os onze titulares no segundo tempo do treinamento de ontem, mas que vão figurar, apenas, no banco de reservas.

Os setoristas especializados na cobertura do galo, os mesmos que afirmam ter o poder de decifrar os pensamentos de Marcelo Oliveira, garantem que o técnico escalará contra o Palmeiras este time:

Victor; Carlos César, Gabriel, Erazo e Fábio Santos; Leandro Donizete, Júnior Urso, Luan (Clayton), Robinho e Maicosuel; Fred.

*****************************

Jogo: 345  GALO X PALMEIRAS

Independência - Belo Horizonte - MG - 21h



O Atlético fechou há pouco o último balanço da venda de ingressos para o jogo contra o Palmeiras, Foram vendidos 10.646 ingressos e existem bilhetes para todos os setores.

Nesta quinta-feira, a venda de ingressos acontecerá exclusivamente no estádio Independência e a preços normais. O valor promocional para sócios encerrou-se ontem, quarta-feira.


******************************

Poucas horas após cumprir uma grande atuação no Brasil 2 x 0 Peru, contribuindo com um gol e uma assistência, Gabriel Jesus embarcou no jatinho particular do presidente Paulo Nobre no aeroporto Jorge Chávez em Lima, Peru e veio direto para a capital mineira.

O atacante viajou refestelado em uma cama-poltrona especial sobre a qual iniciou os trabalhos de recuperação física realizados em pleno voo tendo chegado à BH por volta das 11 horas de ontem, 4ª feira. 

À tarde treinou normalmente com todo o elenco na Toca da Raposa e sem aparentar cansaço, participou do rachão e correu muito durante toda a atividade


Egídio, indicado para conceder a coletiva após o treino, disse o seguinte a propósito da viagem de Gabriel Jesus:
 

"A juventude não se abate com o cansaço. Ele chegou brincando na hora do almoço, veio aqui na Toca e treinou. Tenho certeza de que ele estará 100% técnica e fisicamente na hora do jogo!
 

O lateral-esquerdo Zé Roberto, recuperando-se de uma pancada no tornozelo, e o zagueiro colombiano Mina, de dores na coxa, realizaram apenas atividades físicas e treinaram separadamente.

Se não jogarem, seus prováveis substitutos serão, respectivamente, Egídio e Edu Dracena.

O time que Cuca vai escalar, assim como a tática que vai adotar, (diferentemente do que ocorre no Atlético Mineiro), repórter algum de Sampa tem condições de decifrar. 

Como o retorno ao time do "moto-contínuo" Moisés já está confirmado, Cleiton Xavier volta ao banco e o time mais provável deve ser este:

Jailson, Jean, Edu Dracena ou Mina, Vitor Hugo e Egídio ou Zé Roberto. Thiago Santos e Tchê Tchê. Moisés e Moisés. Róger Guedes e Gabriel Jesus.   

Considerando-se o elenco atual, esse time, tendo Mina e Egídio como titulares, seria, sob minha ótica, e em meu modo de ver futebol, o melhor time possível que Cuca pode colocar em campo sob quaisquer condições e circunstâncias, embora eu aceite e respeite os conceitos e as disposições contrárias ao meu ponto de vista.

Temos tudo, mas tudo mesmo, time inclusive, para dar esta noite o primeiro dos derradeiros passos que nos separam do título  de Campeão Brasileiro de 2016. 

Ah, volto a realçar a necessidade de uma marcação forte e especial sobre Robinho, sem a qual tudo será muito mais difícil.

De qualquer forma e sob todas as circunstâncias, eu acredito no Verdão!

COMENTE COMENTE COMENTE