Observatório Alviverde

22/11/2016

PALMEIRAS X CHAPE: JOGAR ABERTO E ARRISCAR? OU JOGAR FECHADO E PONTUAR?



A TV mostrou e eu assisti ao Curica 1x0 Inter jogo jogado no "Aquário da Lula" para razoáveis 19 mil pagantes. 

Os gaúchos só perderem mediante um pênalti inexistente daqueles que só marcam para o Curica e já caminham a passos largos para a 2ª divisão, golpe duríssimo -se ocorrer- sobre uma das torcidas mais presunçosas torcidas do Brasil.

Toco nesse assunto para registrar a irritante postura em campo -ontem- do time colorado, sem sangue, sem força, sem alma e totalmente descompromissado.

No entanto contra o Palmeiras na Allianz, (em  jogo que não tinha ainda um caráter decisivo como o Curica x Inter de ontem), os jogadores colorados deram tudo de si, lutaram com denodo do começo ao fim fizeram "o jogo da vida".

Contra o Curica, ontem, mesmo disputando um jogo decisivo e que valia a permanência do clube na divisão de elite, os jogadores amarelados, digo, colorados, não se esforçaram nem um pouco e fizeram "o jogo da morte" sem oferecer a menor resistência ao adversário.

Que por isso eles possam ir para o inferno da segunda divisão são os desejos mais ardentes deste palmeirense da velha guarda.

Não sou de acumular ressentimentos contra quem quer que se seja, e, menos ainda, em se tratando de clubes de futebol.

Mas como esquecer ou perdoar o jogo sujo de bastidores, a ação entre amigos que o Inter em 2002 e o Paysandu promoveram e que ajudou a decretar o rebaixamento palmeirense?

Fico muito feliz por constatar que as chances do Inter não cair são as mesmas de o Palmeiras não ganhar o Brasileiro.

******************************
PALMEIRAS X CHAPECOENSE

Domingo, no Allianz, o Palmeiras enfrenta a Chapecoense de Caio Júnior, Ananias e Yoran.

Querem apostar que a Chape -no mínimo- vai oferecer uma grande resistência ao time Cuca?

Em 9º lugar,52 pontos e mais seis por disputar, o time barriga-verde tem esperanças e possibilidades matemáticas, (a depender dos resultados dos outros), de ultrapassar os seguintes times:

O Grêmio, com 53, o Curica, com 54, o Botafogo, com 55 pontos e o Atlético Pr, também com 55.

Se ocorrerem combinações de resultado e acontecer de a Chape passar à frente de quatro deles, terá a vaga garantida!

Esse é o campeonato da Chapecoense no Campeonato Brasileiro, embora já há algum tempo não esteja sendo prioritário.

Tudo porque o time de Caio Júnior, já nas finais da Copa Sul-Americana decide em casa sua ida para a final da competição,  após empatar o jogo de ida na Argentina com o San Lorenzo em 1x1.

O jogo de amanhã no Condá, será um evento desgastante para 
o time do interior catarinense e pode ser um grande aliado do Palmeiras no jogo que, certamente, vai decidir o Brasileiro. 

De qualquer forma, ainda que possuindo um time muito melhor, o Palmeiras tem de tratar de se cuidar contra uma equipe pequena porém agressiva e que vem disposta a colocar água no chope da torcida palmeirense. 

Como esquecer que há um ano a Chape impôs vergonhosa goleada ao Verdão, 5 x 1?

Como não considerar que Caio Jr que deixou o Palmeiras sob uma avalanche de críticas e Ananias que revelou publicamente ter mágoas em relação ao tratamento que a torcida lhe dispensou em sua saída do Verdão, irão comandar um mutirão de ódio e rejeição ao Palmeiras que pode motivar e, perfeitamente, incendiar o jogo?
Sob outro prisma o garoto Hyoram, meio-campista revelação da Chape e que figura nas cogitações do Palmeiras também deve dar tudo de si no sentido de levar seu time à vitória.  

Nunca fui e nem quero ser pessimista, mas entendo que o Palmeiras não pode se empolgar em face da proximidade do título e partir com tudo pra cima da Chapecoense.

Como o Verdão Original vai jogar em casa, com a perspectiva de ser campeão mediante um simples empate, estivesse, eu, no lugar de Cuca, inicialmente, jogaria mais fechado e tocando bastante a bola  a fim de medir a temperatura do jogo e do adversário deixando para ele as iniciativas. 

Se o jogo, então, nos estivesse favorável, começaria, então, soltar os laterais e os meios-campistas mais afeitos a atacar. Enquanto o gol ou os gols não surgissem eu não soltaria o time...

Você acha que o Palmeiras tem de entrar em campo respeitando a Chapecoense?

Ou entende que o time tem de ir pra cima fazer logo os gols e levantar logo a taça?. 

COMENTE COMENTE COMENTE