Observatório Alviverde

11/11/2012

PALMEIRAS DE FELIPÃO: DA GLORIFICAÇÃO NA COPA DO BRASIL À VERGONHA DE BI-REBAIXADO NO BRASILEIRÃO!



Caímos!

Agora não tem mais jeito!

Além de nos derrubar para a segundona, o Flu ganhou outro título brasileiro em cima do Palmeiras

Só nos resta juntar os cacos e esperar os rigores da segunda divisão que não é tão fácil como alguns imaginam..

Como nós, palmeirenses, estamos acostumados a justificar derrotas, quero dizer jocosamente, como consolo que caímos de três, sim! .

Menos mal que não caímos de quatro.

O time lutou, se empenhou, se superou e, não fossem as contusões, herança maldita de Felipão, Murtosa e Sbraglia, teria tido melhor sorte.

@@@@

Felipão, mais do que Tirone, Frizzo ou qualquer diretor, foi o grande vilão do dramalhão do rebaixamento.

Scolari mostrou., de forma iniludível, que, de fato é um treinador muito mais do que limitado, superado.

Superlativamente, ELE é limitadíssimo, superadíssimo.

Sua trajetória recente no Palmeiras foi desastrosa e ele, sim, muito mais do que a diretoria, quer queiram ou não os seus defensores, é a razão preponderante de nosso descenso.

Tudo que veio e aconteceu, mesmo após sua saída, foi mera consequencia de sua incompetência!.

O "homão" teve dois anos para montar e engrenar um time, com todo o respaldo da diretoria, mas não obteve sucesso. Que treinador, em qualquer clube brasileiro tem ou teve essa prerrogativa?

Nem com o apoio integral da torcida por mais de um ano, com todo o tempo e prazo disponíveis e com todo o poder de que dispôs, ele conseguiu, sequer, fixar um time base.

Essa de camarões - referência a contratação de jogadores consagrados - solicitados por ele e não conseguidos pela diretoria, não passa de desculpa esfarrapada de quem deseja preservar a própria imagem e fazer um "transfert" de sua incompetência e culpa para a diretoria.

Aliás, por que ele não disse isso antes?

Não foi ele, Felipão, quem afirmou logo ao ser contratado que o elenco do Palmeiras dispunha de jogadores suficientes para a realização de um grande trabalho?

A diretoria - sobretudo Tirone e Frizzo - mais do que ruim, péssima, despersonalizada, abaixo da crítica, foi sempre submissa a Scolari que, em um determinado momento, parecia ser, ele próprio, o presidente do clube, tal era o poder que enfeixava em mãos.

Tirone esmerou-se em mesuras e fez de tudo para atender as demandas do treinador, atrás de quem sempre se escondeu, a fim de não deixar transparecer a dura realidade de sua completa ignorância em matéria de futebol.

A manutenção de Felipão à frente de uma  equipe de futebol pífio e improdutivo, de resultados fracos e desanimadores, de aproveitamento muito ruim por um tempo tão largo, foi, entre tantos, o maior erro de Tirone, posto que Scolari, repito,  jamais conseguiu definir sequer, onze titulares ou colocar em campo um time capacitado a jogar ao nível de nossas demandas e exigências.

A conquista do título da Copa do Brasil, um torneio de dois jogos difíceis, dois medianos e o restante, contra equipes de divisões interiores, foi a cortina de fumaça que escondeu o péssimo trabalho de Scolari e fez muita gente imaginar que o time estava preparado para reagir no Brasileirão.

Antes da decisão contra o Coxa, eu escrevi que seria prudente que o Palmeiras, ganhando ou perdendo a Copa do Brasil, dispensasse os serviços de Felipão ao término da competição.  Falei com a razão!

De fato, é serio, seria!

Felipão sairia com o amor-próprio resgatado, prestígio intacto e o Palmeiras teria condições de mudar a direção e a cara do departamento de futebol, ganhando novo fôlego e motivação para se reabilitar no Brasileirão!

Da mesma forma, assim que ganhamos o título escrevi "como mandar embora um técnico campeão?" Então, falei com o coração!

De fato, num primeiro momento a dispensa de Scolari seria um contra-senso, mas após dois jogos sem resultados convincentes e rendimento satisfatório a direção técnica teria de ser trocada.

As indicações e escolhas de Felipão foram sempre erradas, a partir do primeiro jogador que indicou,  Rivaldo, o genérico, e, na mesma época, da resistência de Felipão por Rivaldo, o original, que, ao menos naquele momento, caberia no time por ser experiente e ser uma opção ofensiva de uma linha ofensiva que não conseguia sequer chutar contra o gol adversário.

Depois de Rivaldo Genérico foram só equívocos nas indicações e contratações da parte do Homão, sempre dando preferência a jogadores toscos e de discutível qualidade técnica, como se não bastasse a teimosia de escalar Tinga, Patrick, Vinícius, Rivaldo e outros jogadores sem nível para atuar no Palmeiras.

O ponto alto das mancadas "scolarianas", o auge de seus delírios foi a promoção de Luan a craque, no momento em que o contrato do atleta vencia e tudo indicava que ele voltaria ao futebol frances.

Felipão, naquela época com  moral altíssimo, veio a público dizer que Luan era craque e que o Palmeiras deveria contratá-lo, porque além de jogar muito traria grandes benefícios em uma futura transação com o exterior. Isso é que é visão de mercado! HAHAHAHAHAHAHAHAHAHA

Foi tão hilário quanto as declarações de Felipão em algumas coletivas afirmando que  Márcio Araújo era jogador para a Seleção Brasileira e que Kléber Judas, com quem mantinha um relacionamento tumultuado, era o melhor centro-avante do Brasil;

Não estou querendo afirmar que Luan é nulo, mas temos de colocar as coisas em seus devidos lugares e reconhecer que trata-se de um jogador, EXCLUSIVAMENTE, para compor elenco.

Entretanto, o palpite infeliz de Scolari, fez com que os apedêutas de nossa diretoria pagassem um troco considerável por Luan e um salário incompatível, muito acima dos padrões de um jogador meia-boca!

Ademais, para encerrar, já que estou falando muito sobre o passado, forçoso é reconhecer que o time foi arrasado com a sobrecarga física a que esteve submetido, com excesso de contusões musculares e articulares. Hoje, contra o Fluminense, perdemos, também, por conta disso!

Falemos, agora, sobre a insensibilidade completa de Felipão em relação à garotada da base.

Ele teve o desplante de dizer, publicamente, que não havia em nossa base nenhum jogador a ser aproveitado, embora durante os dois anos em que esteve a frente do elenco tenha tentado promover Vinícius, sem a menor perspectiva de sucesso, em razão de o garoto não ser, nem de longe, o grande astro que Felipão prenunciara.

O desprezo por jogadores como Wendel e Souza que estavam disponíveis, sob a falaciosa argumentação de que eram "perdedores", evidenciou que Felipão, apesar de toda a fama, sabe bem pouco de bola e não é a "brastemp" que muitos pensam ou imaginam que ele seja..

Não temos nenhum volante da qualidade e do fôlego de Souza que agrega a essas duas virtudes a condição de ser um emérito batedor de faltas. Souza é o principal jogador do time do Náutico que está em vias de disputar a Sul-Americana. Wendell, nem tanto, mas Araújo e Artur são melhores do que ele?

E o esquema Felipão, hein? Ridículo, grotesco, estapafúrdio (créditos para Haroldo Fernandes),  demodê, manjadíssimo,  do qual jamais abdicou talvez por vaidade, teimosia ou, quem sabe, por não saber jogar de outra maneira,. ele , que passou muitos anos pela Europa e nem assim se reciclou.

Meus amigos, não se trata de perseguição, posto que gosto de Scolari e da sua forma franca e direta de ser e agir Discordo, porém de seu conservadorismo e da monocordica tática que o transformou em um treinador superado no tempo, no espaço e, principalmente, na tática!.

Nesta quilométrica passagem pelo Palmeiras, Felipão provou que está completamente superado e não vale,  valia ou, jamais, valeu, definitivamente, o investimento financeiro de sacrifício do Palmeiras muito além das condições financeiras do clube.

Só apedêutas em futebol como Cipullo e a antiga diretoria, em outro ataque brutal e incontrolável de megalomania e grandeza, ousaria consumar uma contratação dessa monta, a maior de toda a história do futebol brasileiro em se tratando de um técnico. Verdadeira loucura!

A verba mensal dispendida pelo Palmeiras com Scolari e comissão técnica, representava  50% do orçamento de um Náutico, de um Figueira, de um Sport e de tantos outros clubes da elite do futebol brasileiro.

Daria, perfeitamente, para o Palmeiras ter sob contrato dois ou três jogadores de primeira linha e um técnico de menor grife porém mais competente e atualizado.

Como gastar tanto dinheiro assim com um técnico que só sabe jogar na retranca? Só o Palmeiras!

Sem inventar ou aumentar, está aí o grande responsável pela derrocada palmeirense.

Muitos dirão, a culpa maior é da diretoria.

Só concordo com esses muitos, no que respeita ao um fato.

Felipão chegou, se impôs, anulou e cassou Frizzo com a leniência de Tirone.

Como sentiu-se o dono do poder, absorvente que é, foi muito mais além e se impôs, também a Tirone, submetendo-o.

Pode-se dizer que, em determinados momentos, simbolicamente, Scolari esteve sentado na cadeira do presidente, decidindo aspectos e situações que não eram de sua alçada ou competência.

Tudo por culpa da conveniência e omissão de um presidente tíbio, vaselina, de poucas ou, melhor, de nenhuma atitude, que não consegue ser competente, sequer, nas entrevistas, quanto mais na administração de um clube da dimensão e grandeza da SE Palmeiras.

PARA MIM FELIPÃO FOI O MAIOR RESPONSÁVEL POR NOSSA QUEDA À SEGUNDA DIVISÃO!

CONCORDANDO OU DISCORDANDO DE MINHA TESE, DEIXE O SEU COMENTÁRIO!


COMENTE COMENTE COMENTE


MEUS AMIGOS, PERMITAM-ME HOJE, SOMENTE HOJE, BAIXAR O NÍVEL E MANDAR ESTE RECADO ÀS TCHURMAS DA GLOBO E DA BAND QUE  AJUDARAM A REBAIXAR O PALMEIRAS PARA A SEGUNDA DIVISÃO!

  
DIRETORES, NARRADORES, COMENTARISTAS, REPÓRTERES, PRODUTORES, APRESENTADORES E TODOS AQUELES QUE, DIRETA OU INDIRETAMENTE, CONTRIBUIRAM PARA REBAIXAR O PALMEIRAS.

EU, ALCIDES DRUMMOND DESEJO QUE ESSA TURMA TODA...












QUE SEJA COM AREIA. CACO DE VIDRO E COM MUITA FORÇA, PORQUE SE FOR DEVAGAR ELES VÃO ADORAR!



PALMEIRENSE, CANCELE O SEU PACOTE DA SÉRIE A!

NÃO COMPRE O PACOTE DA SÉRIE B!

DIGA NÃO AOS FDPs QUE AJUDARAM A NOS REBAIXAR!

=======================================================================

É VENCER OU CAIR!



CU-RINTIANS E REDE GLOBO TUDO A VER!







DIGA NÃO AO MONOPÓLIO CURINTIANO-GLOBAL!

PALMEIRENSE QUE SE PREZA E VALORIZA, CANCELA O PACOTE DA SÉRIE-A E NÃO COMPRA O PACOTE DA SÉRIE-B.

A GLOBO REBAIXARÁ, SEMPRE QUE POSSÍVEL, OS CLUBES QUE LHE PROPORCIONAREM MAIS LUCROS.

DIGA NÃO À GANÂNCIA FINANCEIRA GLOBAL!

NÃO SE DEIXE ENGANAR!

DIGA NÃO À ALIENAÇÃO GLOBOBO!

============================== 

Só a vitória sobre o Flu, interessa ao Palmeiras!

Só a vitória manterá acesa a bruxuleante chama de esperança do verdão em relação a sua permanência na série A.  

Um simples e impensável empate acabará, liquidará, pulverizará o pouco, quase nada, que ainda resta de nossas ilusões.

Uma derrota, então ...

@@@@@@@@@@

Abstenho-me de comentar com detalhes a derrota da Portuguesa por 0 x 2 contra o Botafogo, mas salvo uma consequência positiva desse resultado não só  para o Verdão como para Sport e Bahia, desde que os três vençam os seus adversários de hoje. 

A entrada de mais um time no rebolo altera um pouco o cenário da luta contra o rebaixamento.

A Lusa, em grande decadência tecnica e tática se arrasta nesta fase final do Brasileirão e poderá ser ultrapassada por Palmeiras, Sport e Bahia, a depender do desfecho de uma ou duas rodadas.  

A vantagem da Portuguesa reside no fato de a equipe depender exclusivamente de si para se salvar.

Portanto, naõ vou dizer que melhorou, mas, simplesmente, que minorou, um pouco, a situação do Palmeiras.

A partir de agora, o Verdão passa a ter mais um adversário alcançável, em que pese, ainda, a larga diferença que os separa, de sete pontos, que poderá ser reduzida a quatro caso o Palmeiras derrote o Flu esta tarde em Prudente. 
  
Portanto, prefiro não me apegar a quaisquer dados ou resultados alheios, porque, para que possamos começar a fazer contas é necessário, primeiro, que o Palmeiras vença, ainda que seja por "meio a zero"!

Os nossos adversários diretos têm algums compromissos sumamente importantes a cumprir.

São alguns jogos duríssimos, outros, nem tanto e, por isso, temos que empreender a nossa reação sem pensar neles, com motivação, seriedade, afinco e espírito vencedor, acreditando, sempre, por pior que seja a situação.

A única verdade é que, em primeira instância,  temos de cumprir com personalidade, eficiência e, sobretudo,  resultados, a nossa tarefa.

A partir daí é que temos de esperar, serenamente, pelo desfecho da campanha de nossos adversários e contabilizar os outros resultados.

Os jogos mais difíceis de nossos concorrentes são, sem qualquer dúvida,  aqueles que envolvem duelos contra os concorrentes diretos às últimas vagas da Série A.

Tão difíceis quanto estes são os jogos contra clubes que lutam  pela conquista do título ou por vaga na Libertadores. 

O jogo do Palmeiras X Flu, que ninguém se iluda, será duríssimo, extremamente difícil!

Aqueles jogos, teoricamente, mais fáceis são contra adversários do meio da tabela.

Essas equipes estão longe do rebaixamento e do título, garantidas na Sul-Americana, e acomodadas por falta de objetivos maiores, em férias antecipadas e, apenas, marcam presença no campeonato.

A esses clubes acomodados, queiram ou não os puritanos, só vai restar o recurso da mala branca para que se motivem e possam correr para e pelos outros. Só um dinheiro extra tem o poder de  torna-las competitivas!

Sem a grana da gratificação, quem, por mais profissional que seja, vai correr riscos de confusões, contusões ou irá empenhar-se  a fundo contra adversários desesperados? 

Fora do título, da Libertadores e do rebaixamento por que correr e se desesperar

Para ajudar gratuitamente qualquer adversário? 

Por honra, por idealismo, por dignidade?

Será que essas coisas existem no futebol profissional?

Tudo isso, fora as entregas de jogos determinadas pela simpatia ou pela amizade entre diretorias ou, principalmente entre jogadores que lideram os seus grupos 

Acrescente-se a tudo isso a entrega de jogos em razão da exigência das torcidas a fim de que o maior adversário perca o título ou venha a ser rebaixado

Isso tudo já aconteceu. A CBF e a mídia sabem disso!. 

Tanto é verdade que depois que  CU-rintia e Grêmio entregaram os seus jogos para o FLA, respectivamente para que o Palmeiras não fosse para a Libertadores e para que o Inter perdesse o título, a CBF colocou os principais clássicos nas rodadas finais da competição.

Entretanto esse foi só um paleativo, pois o campeonato por pontos corridos nasceu com essa deficiência que jamais será sanada ou corrigida. 

 =====================================

HOJE, EM PRUDENTE,  É VENCER OU CAIR!

VAMOS VENCER OU CAIR?

COMENTE COMENTE COMENTE  

PS - Deixe o seu comentário antes, durante, ou, depois do jogo, até que fique pronta a nova postagem! 

Desculpem-me por alguns erros na postagem que perduraram até esta hora, 13,45 H, porque, assim que postei, a Internet caiu e somente agora tive acesso, novamente, ao conteúdo do blog (AD)