Observatório Alviverde

26/02/2009

PALMEIRAS 4 X 3 SÃO CAETANO - ERRAMOS MUITO! ACERTAMOS MUITO MAIS!

O ponto mais positivo da vitória sobre o São Caetano foi o poder de reação do Palmeiras.
Um time que reage, como reagimos, saindo de um 0 X 2 para um 4 X 2, depois 4 X 3, dá provas cabais de que é competitivo e que está com o moral alto. A virada sobre um time da qualidade do São Caetano é o atestado óbvio da competência do time de Luxa .
Mas, daí, à condição de um Palmeiras 100% confiável, existe uma distância quilométrica.
Pode-se dizer que o nosso maior mérito este ano, está na fluidez, na rapidez de um time jovem, altamente motivado, contundente e efetivo no ataque, mas que, mal ajustado no meio-campo, expõe demasiadamente a defesa sobrecarregando-a.
A defesa tem sido apontada como a grande vilã em razão dos gols fáceis que estamos tomando. Discordo. A defesa vulnerável é, apenas um efeito da causa maior: a falta de pegada de nosso meio-campo.
Essa falta de marcação no meio, dá liberdade ao adversário para atacar e origina o monumental número de faltas cometidas nos flancos do campo e na entrada de nossa grande área, colocando-nos, seguidamente, em constantes situações de perigo.
Em resumo: não temos primeiro combate e, com o esquema atual, ficaremos sempre à mercê do cruzamento em chuveirinho, jogada difícil de ser defendida, por mais altos e bem treinados que sejam os nossos homens de retaguarda.
A parábola percorrida pela bola é que, na maioria das vezes define quem faz o cabeceio, por mais que se esforcem os beques na tentativa de cortar.
Pois essa aérea jogada se repete contra nós várias vezes em cada jogo, proveniente de faltas que somos obrigados a cometer nas laterais ou na entrada da área.
Nossos zagueiros vêm-se na contingência de apelar constantemente para esse recurso já que, em razão da pouca marcação, ou, falta de marcação, os adversários vêm livres de trás e estão sempre realizando jogadas agudas e decisivas em cima de nossos últimos homens defensivos.
Pior do que tudo isso, são as seguidas arremetidas em contrataque contra os nossos beques já veteranos e lentos que, além de receberem sucessivos cartões, estão acabando com os últimos fios de cabelo de Marcos. Por que Edmilson não volta a ser um líbero à frente da zaga ?
Nesse setor temos como bom marcador apenas Pierre. Cleiton Xavier e Diego não têm como característica a boa marcação e é exatamente aí que reside a nossa maior vulnerabilidade.
Capixaba deveria ajudar na marcação pela direita e Armero, pela esquerda, alternando-se quando o time for para o ataque. Armero ainda consegue colaborar nesse quesito, mas Capixaba... Não sabe se ataca ou se defende e é uma grande decepção!
Luxa tem de cuidar dessa nuance tática, pois a tudo continuar assim, vamos sofrer muito para definir os jogos e vamos ficar na dependência de fazer muitos gols para garantir os bons resultados. Certamente que não será sempre que o nosso ataque vai atuar como atuou no primeiro tempo de hoje.
DEIXE VOCÊ TAMBÉM A S-U-A OPINIÃO
------------------------------------------------------------------------------------------------- A IMPRENSA
Quem viu o jogo pela Globo, gostou da transmissão de Luiz Roberto, anos luz à frente de Cléber Machado.
Eu optei pela Band, na escolha entre o Odinei Ribeiro no PPV e Luciano do Valle.
Luciano gritou os dois gols do São Caetano tão longos e com tal euforia que parecia estar narrando um gol do Corinthians ou da Seleção Brasileira. Foram gols quilométricos...
Quando Godoy entrou para carimbar o primeiro gol, conseguiu superar o entusiasmo de Valle e carimbou como se o Palmeiras estivesse perdendo o campeonato.
Aí Luciano (anti-palmeirense de carteirinha) começou, inconscientemente, a discorrer como estava ficando o campeonato com a vitória caetanense já tida como favas contadas. Vejam que só haviam decorridos 8 minutos de jogo. Num determinado momento ele disse: O Palmeiras leva 2 X 0 no lombo, em flagrante desrespeito a um clube da grandeza da SE. Palmeiras e a sua LEAL torcida, uma das maiores deste país.
Os gols do Palmeiras foram gritados de forma, muito mas mais discreta.
No mais, como de hábito, falou muito sobre aspectos fora do jogo, mandou abraços como se fosse um locutor de parque de diversões e errou absurdamente na identificação dos jogadores. Sempre que podia fazia um comentário em que falava do perigo que o jogo representava para o Palmeiras, como se subliminarmente estivesse torcendo por um desastre do Verdão. Quando o São Caetano marcou o terceiro gol ele quase entrou em transe de tanta euforia.
Neto foi o de sempre, tropeçando na gramática, dizendo uma coisa agora para desmenti-la dois minutos depois, absolutamente desconexo e incoerente.
Quando ele disse "aquela UMA jogada", eu quase caí da cadeira. De qualquer forma respeita sempre a instituição SE Palmeiras em seus comentários e isso é muito bom!
Godoy, apesar do arroubo inicial, analisou bem os lances de arbitragem e acertou em cheio quando disse que Edmilson que derrubou Tuta mesmo sendo 0 último homem, não deveria ser expulso explicando detalhadamente o lance e dando uma aula de arbitragem. Quando não se deixa contaminar pelo clubismo, Godoy (grande sãopaulino) mostra que conhece!
Cilo e Fernandes, os repórteres, foram discretos e trabalharam bem.
MAS, AFINAL, QUE NOTA MERECEM OS PROFISSIONAIS DA BAND, DA GLOBO E DO PPV? Você que assistiu ao jogo em outros canais, analise a conduta dos mesmos e dos profissionais. Vamos ficar de olho através deste OAV...
DEIXE O SEU COMENTÁRIO!