Observatório Alviverde

06/12/2018

EU ESVAZIARIA O PAULISTINHA E DARIA O TROCO QUE A FPF E A GLOBO TANTO MERECEM!



A CBF (DCO) divulgou ontem o Ranking Nacional de Clubes (RNC) que prevalecerá em 2019. 

Finda a atualização da relação, o Palmeiras assumiu isoladamente a primeira colocação, somando 16.914 pontos.

Não sei quais os critérios para a definição das classificações, mas surpreende-me a segunda posição do Cruzeiro na relação divulgada.

O time mineiro foi muito mal no Brasileiro e só ganhou a Copa do Brasil em decorrência do apito pilantra tê-lo protegido absurdamente no primeiro jogo das semifinais contra o Palmeiras.

O time mineiro somou 15.822 pontos, com uma defasagem de 1.092 em relação ao Verdão. 

Em terceiro lugar ficou o clube que eu imaginava fosse o segundo, o Grêmio.

Além de ter ido melhor que o Cruzeiro no Brasileiro, chegou às semifinais da Libertadores e só por um capricho do futebol deixou de disputar o título continental.

Os gremistas obtiveram 14.936 pontos, superando o Santos (14.682), o Corinthians (14.208), o Flamengo (13.850), o Atlético-MG (13.352), o Atlético-PR (11.380), o Internacional (10.902) e quase rebaixada Chapecoense (10.706).

Como se esperava, muitos times de tradição do futebol brasileiro ficaram fora da lista dos dez mais. O Botafogo, com 10.619, o Bambi  com 10.508 foram mal, vindo depois deles a dupla carioca Fluminense e Vasco completam com os seus respectivos 10.034 e 9.360 pontos.

A CBF informou que a atribuição dos pontos e a confecção do ranking leva em consideração a participação das equipes em todas competições disputadas nos últimos cinco anos.

É óbvio que cada ano tem um peso diferenciados em relação ao anterior até que se chegue ao quinto ano pregresso, sendo que o ano em vigência, 2018, teve, naturalmente, um peso muito maior do que os anteriores. 

Além da definição do ranking dos clubes, a CBF ranqueou, também as federações estaduais.

A mais bem colocada é a Paulista, com 87.253 pontos, vindo depois a Carioca, com 50.584 pontos a Mineira com 47.813, a gaúcha com  39.165 e  Catarinense com 34.400.

Que a Federação Paulista, pelo fato de ser a mais rica, a mais próspera e a mais importante seja escolhida como a de maior porte e mais importante, até entendemos.

No entanto, do ponto de vista administrativo a FPF é um desastre de mega proporção, constituindo-se num antro ou, melhor, numa espelunca facciosa, tendenciosa e sectária que dá suporte logístico e pelo que denota nos campos de futebol, arrimo arbitral ao filiado que mais lhe convém, o Curica. 

Uma Federação cujo presidente permitiu que ocorresse um dos maiores absurdos da história do futebol brasileiro, exigindo que seus áulicos e seus "paus-mandados" avisassem o árbitro para desmarcar um pênalti legítimo assinalado contra seu time de coração, em processo vergonhoso que chegou à casa dos oito minutos para se configurar, não pode ser considerada a melhor. 

Nunca, jamais e em tempo algum pois a figura sectária e opaca de seu despreparado (para que não se diga algo pior) presidente(?) não permite.
A flagrante ingerência externa para impedir a cobrança de um pênalti que foi tão claro, mas tão claro e cristalino que o próprio árbitro, certamente premido e pressionado para ajudar o time do patrão, obrigou-se a assinalar, não pode, definitivamente permitir que se considere a FPF a melhor do ranking, apenas a maior. 

Mas, a julgar-se pela importância econômica do Estado de São Paulo, a entidade que manda e desmanda no futebol paulista, tem a obrigação de ser a maior!

Para encerrar, como acreditar numa instituição que beneficia (dentro e fora de campo) o time de coração de seu presidente (?),  desavergonhado e antiético, como comprovam as caronas (documentadas pela TV) que ele sempre toma nos ônibus do mesmo clube que escolheu para torcer.

Sou de opinião que o Palmeiras deveria entrar no próximo paulistinha com um time misto, formado em maioria pelos jogadores recém contratados e, principalmente, pela promissora garotada da base! 

COMENTE COMENTE COMENTE