Observatório Alviverde

23/03/2014

O JOGO DO PODER CONTRA O PALMEIRAS! A POSTAGEM, HOJE, É DO MARCO, A MEU CONVITE!





O ASSUNTO ABORDADO PELO MARCO É DA MAIOR IMPORTÂNCIA! LEIA E COMENTE!

PEÇO DESCULPAS AOS BLOGUISTAS PELOS DOIS DIAS SEM MATÉRIA, EM RAZÃO DE PROBLEMAS PESSOAIS!

ABAIXO A POSTAGEM DO MARCO!
Mar 21 em 8:54 PM

Em matérias recentes publicadas na imprensa esportiva tornou-se pública a briga pessoal do ex presidente do time da marginal s/nº com a CBF.

A Gazeta Esportiva, na seção Futebol/Bastidores, publicou em 28/02/2014 matéria cujo título era:  Andrés jura reassumir o Corinthians em 2018 para “quebrar a CBF”
O Esporte Interativo, em 03/03/2014 apresentava a notícia: Ronaldo e Andrés Sanchez têm briga séria no carnaval

Depois da saída do ex presidente deles da CBF o clima de cordialidade entre entidade e clube começou a mudar. A simpatia demonstrada pelos árbitros já não foi a mesma e nesse Paulistão, organizado pela FPF, cujo presidente é também vice presidente da CBF e candidato a sucessão de J.M. Marin, a tradicional simpatia também não apareceu.
Talvez isso explique porque as interpretações de arbitragem mudaram tanto nos jogos deles. Quem sabe não esteja nesse fator um dos componentes da queda nos resultados?

Qualquer observador mais atento tem noção de que os fatores externos influenciam sim, diretamente, no andamento das competições. Influência que poderia ser minimizada caso os clubes fossem tratados com igualdade pelos meios de comunicação e as avaliações sobre arbitragens não levassem em conta a camisa do time e os interesses comerciais de TVs e Federações. Em relação ao Palmeiras, clube que é o objeto de avaliação deste Observatório, o exemplo da briga política envolvendo o “co-irmão” talvez sirva para abrir os olhos da parte angelical da torcida e até da nossa direção.

Há muito tempo escrevemos sobre isso e cobramos da imprensa uma atuação profissional. Citamos os chamados jornalistas palmeirenses e apontamos neles uma “imparcialidade artificial”. Por ironia do destino, nessa última semana aconteceu um fato interessante envolvendo um desses jornalistas. No programa Arena Sportv da quinta-feira, dia 20, os comentaristas Lédio Carmona e Maurício Noriega analisavam o próximo jogo do Flamengo pela Libertadores, contra o Emelec, no Equador. Os dois comentaristas alertavam para o risco que o time carioca pode correr com a arbitragem.
Diziam que na Libertadores as arbitragens eram caseiras e que o Flamengo deveria atuar nos bastidores, não para ser beneficiado, mas para não ser prejudicado!!! Palavras do Lédio!
Foi muito engraçado ouvir o Sr. Noriega concordando e ajudando na argumentação. Justo ele, a principal figura dentro da imprensa esportiva que desqualifica, que não aceita, que não admite qualquer tipo de citação de arbitragem em jogos do Palmeiras. Fez isso até em 2012, quando o time que ele diz torcer foi operado durante todo o campeonato brasileiro, mas quando o torcedor palmeirense cobrava mais seriedade das arbitragens nos jogos do seu time, ele rapidamente desviava o foco para as questões técnicas, como se os erros de arbitragem naquele ano não tivessem sérias consequências na classificação, no desempenho e no emocional da equipe. Agora, o Sr. Noriega se manifesta com preocupação em relação ao Flamengo e os riscos que o time da “emissora patroa” correrá no Equador. Nada como um dia atrás do outro!

Em termos de bastidores, voltando ao momento palmeirense, há mais de um mês circula pela internet o levantamento sobre mandos de jogos no Paulistão nos clássicos, desde 2008.
Considerando que, na primeira fase do Campeonato Paulista, são três clássicos por clube, uma equipe terá sempre vantagem ou desvantagem no número de mandos.
O resumo final na quantidade de mandos mostra que a FPF foi muito incompetente no seu Departamento Técnico ou, então, teve a intenção de privilegiar alguns, e não teve o devido respeito com outros.
Nesses sete anos, o Santos foi presenteado com dez mandos de jogos, o time da marginal ficou com oito, o clube do Jardim Leonor teve sete, enquanto o Palmeiras teve apenas cinco. Em resumo, nosso adversário do próximo domingo teve o dobro de mandos em relação ao Palmeiras e, mais uma vez, decidirá sua sorte em casa.
Além dessa distração do Departamento Técnico da Federação, temos também a falta de interesse profissional da imprensa esportiva que, mesmo tomando conhecimento de tal fato, não deu importância e ele. Nenhuma citação, nenhuma matéria, nenhum comentário por parte dos profissionais jornalistas. Voltando aos nossos jornalistas palmeirenses, que para não “se comprometerem”, para não adquirirem a imagem de parciais (imagem que fogem dela como o diabo foge da cruz, mas não se incomodam de serem parciais contra o Palmeiras) não se manifestam sobre um assunto técnico, onde os números derrubam qualquer argumentação contrária.
Invertam os números, Palmeiras com dez mandos e Santos com cinco e, domingo, o jogo no Pacaembu, decidindo o primeiro lugar!!! Como seria essa semana? Tenham certeza de que na carona do circense MN a imprensa inteira estaria colocando a FPF contra a parede e a pressão sobre o Palmeiras seria gigantesca, como o time favorecido pela entidade!

COMENTE COMENTE COMENTE