Observatório Alviverde

28/12/2020

RED BULL DEU UM SUFOCO NO PALMEIRAS, MAS O QUE VALE MESMO SÃO OS 3 PONTOS CONQUISTADOS PELO VERDÃO!

  

Eu lhes digo que o time não foi mal contra o Bragantino haja vista a indigência da escalação e  apertura  da vitória . Prefiro, apenas, dizer que o Palmeiras esteve longe de seu potencial.

Mas como atingir a potencialidade  se o Portuga continua insistindo em começar os jogos com Lucas Lima titular e cultiva (não se sabe porquê) entrar com um time diferente a cada jogo?

Aí o resultado chega mediante o supremo sacrifício e superação do grupo e o treinador vai à coletiva e concede uma entrevista alegando cansaço (?)  de uma equipe que ainda precisa vencer as semifinais da Copa do Brasil antes de fechar o ano. Dá calafrios!

Abel Ferreira, então, segue a cartilha da modernidade, escala um time diferente a cada jogo e transforma os jogos do Palmeiras em uma espécie de laboratório tático cujos resultados nunca são definitivos ou, sequer,  perto de uma definição.

Como já dizíamos, antes mesmo de Jorge Jesus ter posto em prática com amplo sucesso no Flamengo "esse negócio de cansaço é muito mais subjetivo do que real e só serve mesmo é como muleta de maus resultados. 

Com a chegada da Internet, quem desconhece que  jogadores do "soccer" -em qualquer parte do mundo- jogam duas vezes por semana sem "estresse", exceção feita apenas àqueles que se contundem, ou aos que perdem o ritmo e a interação entre os treinos e os jogos a ser jogados?

Se for como Abel vem dizendo, o que será do Palmeiras depois de amanhã aqui em BH? 

O resumo do Palmeiras 1 x 0 Red Bull de ontem é este:

O Palmeiras cumpriu fraca performance no 1º tempo e não jogou "nadica de nada" na etapa complementar.

Se os jogos fossem decididos pela justiça do rendimento em campo, eu lhes diria que, ontem, o Verdão -definitivamente- não merecia vencer. E, no entanto, venceu e isto é muito mais importante!

Melhor assim pois mantém aceso o fogo do time vem a BH com o moral nas alturas, extremamente motivado e disposto a tudo para derrotar o América na semifinal da Copa do Brasil! Querem apostar que não haverá cansados e nem faltará preparo físico no jogo decisivo de depois de amanhao contra o América?

Espero, no entanto, que o Portuga abra os olhos, que passe a ser ainda mais profissional, mais sensível, enxergue melhor o jogo escale o melhor time que pode colocar em campo, preferentemente sem a confirmação da titularidade de Lucas Lima.

Em relação ao jogo de ontem contra o Red Bull, o Verdão mostrou muita raça e um tocante espírito de luta, mas bola que é bom e o que (na maioria das vezes) define os jogos e interessa, jogou pouco, muito pouco, pouquíssimo, quase nada principalmente no 2º tempo.

Foi quando esteve ameaçado pelo adversário que com as entradas de dois de seus melhores atacantes, Claudinho e Ítalo, mormente Claudinho, dominou completamente as ações, alugou o meio de campo e deu um baita sufoco no time palmeirense. 

Por falar em Claudinho, trata-se de um jogador que atuaria com folga em qualquer grande clube do futebol brasileiro, no Palmeiras inclusive, que -de há muito- carece de um jogador pensante como ele, ou, vou mais longe apesar dos elitistas da torcida do Chico do Atlético Go, na carência de jogadores ainda mais categorizados para o exercício dessa importantíssima função. 

Voltando ao jogo, as duas alterações, empreendidas no intervalo, mudaram completamente a tática e o desenho do jogo e ensejaram ao Braga a criação de várias situações de gol contra o Palmeiras, transformando o goleiro Weverton no "craque do jogo" 

Num confronto no qual apenas os palmeirenses que defenderam merecem notas acima da média, convém ressaltar que Willian, Veron, Raphael Veiga, Breno Lopes e Lucas Lima fazem jus a notas que os deixam para segunda época.

Luiz Adriano salvou-se pelo belíssimo gol que definiu o jogo, mas a personagem do jogo que, ontem, faz obrigatoriamente a dupla com o goleiro Weverton, foi Gabriel Menino.

Uma nota cinco (5) a Abel Ferreira pela insistência da escalação de Lucas Lima como titular e pela mudança absurda do sistema de jogo no segundo tempo,  quando o Palmeiras atuou como pequeno e o portuga demonstrou que desconhece a dimensão e a grandeza do time que dirige. Quem deveria ter feito retranca, sob quaisquer circunstâncias  teria de ser o Red-Bull, jamais o Palmeiras.

De qualquer forma, fique bem claro que o continuamos apoiando, na expectativa de um trabalho melhor e mais profícuo depois de amanhã, 4ªfeira próxima, aqui em BH quando o Palmeiras, além de decidir a sua passagem ou não para a final da Copa do Brasil, cumpre o seu último compromisso neste conturbado ano de 2020 o pior entre todos pelos quais passei em toda a minha longa existência sobre a face da terra!

COMENTE COMENTE COMENTE