Observatório Alviverde

01/11/2009

EMPATE HERÓICO AUMENTA A ESPERANÇA DA TORCIDA!

O empate do Palmeiras em Prudente foi heróico, pelas circunstâncias em que ocorreu.

Com dez jogadores, devido a expulsão de nosso melhor jogador, Marcos, e inferiorizado sob todos os aspectos, o Palmeiras arrancou no osso do peito o empate digno de um time campeão.

Como já dissemos em várias outras oportunidades, repetimos que de algumas coisas não se pode acusar o atual elenco, como falta de empenho, de espírito de luta, omissão ou irresponsabilidade.

Como disseram várias vezes Diego Souza e o próprio Muricy, o Palmeiras atual é um time formado por jogadores, acima de tudo, de caráter e hombridade e que se portam como homens dentro e fora de campo.

Se eu já concordava plenamente com esse raciocínio, jogo de hoje ratifica tudo isso. Mormente pela forma como o Palmeiras encarou a adversidade da perda de seu goleiro e das duas desvantagens numéricas revertidas.

Apesar de tudo, continuamos líderes. Ao menos por mais uma rodada ninguém nos afasta da ponta dessa corrida pelo campeonato, ainda que estejamos alguns palmos, digo, tresgols, à frente do SP e de alguns metros, digo, dois pontos, à frente do Galo Mineiro.

Os jogadores têm sido fiéis ao compromisso de, se preciso for, suar sangue para brigar pelo título. Essa entrega tem sido observada a cada jogo que fazemos, mesmo em jogos que nem chegamos a atuar bem nos quais sofremos duríssimos e inesperados revezes.

Em circunstâncias normais, não teríamos perdidos para os gambás. Entretanto o jogo ocorreu de forma anômala devido a um cochilo de nossa defesa que deixou o velocíssimo Jorge Henrique cara a cara com Marcão e em vantagem sequencial de lance para a feitura do gol. Marcos não teve alternativas e fez o penalti para evitar o gol. Deu no que deu.

Mas o Palmeiras teve a calma dos campeões e a sapientíssima humildade de encolher o time e, atrás da linha de bola, esperando o adversário para contratacar. Não tivesse Vagner Love sido o
jogador previsível que foi, figura inócua dentro de campo, quem sabe o Palmeiras conseguisse, nos erros do Corinthians, construir uma grande vitória.

Agora quem nos espera é o Fluminense, que acertou o time e vem conseguindo, embora tardiamente, grandes resultados. Assisti ao jogo deles contra o Cruzeiro e posso garantir que se trata de um time perigosíssimo, com muitos jovens e um incrível preparo físico. No Maracanã, com mais de 50 mil torcedores pró, será um osso duríssimo de roer.

De qualquer forma, palmeirense, profissão esperança, espero por um grande resultado nosso na semana que vem. Porém, antes disso, vamos torcer pelo Gremio no meio de semana. Desta vez quem vai antecipar um jogo e atuar sem a referência de outros resultados serão os Bambis e, acredito, eles venham a ser detonados pelos gaúchos, abrindo um pouco mais o nosso caminho.

Já o Galo terá uma batalha de atrito com o Flamengo em que os dois podem se enroscar e se atrapalhar. Mas quem pode nos atrapalhar mais são os mineiros, a míseros dois pontos atrás do Palmeiras que, em vencendo duelo contra o urubu podem até nos ultrapassar. Para evitar mais tragédias, o Verdão só tem um caminho possível: vencer o Fluminense.

Independentemente de qualquer situação em que possamos mergulhar, temos de apoiar o nosso time até o fim, pois a rapaziada deu-nos, hoje, a prova definitiva de que está disposta mesmo a brigar pelo "caneco".

DEIXE A SUA OPINIÃO