Observatório Alviverde

14/07/2017

SUGESTÕES A CUCA PARA A MELHORA DO PALMEIRAS!



O palmeirismo não é mais amplo que o curintianismo, mas, seguramente, mais forte, mais intenso, mais fanático, mais passional, e, com certeza muito mais transcendental...

Em "Os Sertões", obra prima da literatura brasileira,  Euclides da Cunha escreveu a célebre frase que diz que "o sertanejo, antes de tudo, é um forte"...

Neste humílimo blog da mídia palestrina, quiça o menor entre todos, inspiro-me no imortal escritor e tomo a liberdade de parafraseá-lo ao afirmar que "o palmeirense, antes de tudo, é um passional".

Nariz de cera inserido, recurso linguístico amador e antijornalístico, ele tem ao menos o condão de conter e definir tudo o que nós, palmeirenses conscientes, temos vivenciado e sentido nestes dias agitados e conturbados pelos quais passa o Verdão. 

Assim, quanto mais o time perde ou joga mal, muito mais o queremos, bem mais o admiramos, ainda mais o valorizamos, tanto e mais o amamos e o entronizamos no altar de nossos corações com juras de amor eterno e de um querer sem fim!

Lamentáveis embora, não há como negar que esses eventos deletérios, têm contribuído enormemente para aumentar ainda mais o nosso incorrigível palmeirismo. 

As derrotas, as tristezas, as decepções, tanto e quanto as mágoas decorrentes de tudo isso, têm sido o combustível que mantém acesa a chama vívida e inapagável de nosso imensurável amor pelo Verdão.

E foi, creiam, exatamente por isso que resolvi postar uma mensagem fraternal de união e aglutinação espiritual da torcida palmeirense que, espero firmemente, possa ocorrer em sua plenitude e desprovida de dissidências.

Mas, para que os nossos pensamentos positivos se materializassem em plenitude eu apreciaria muito que todos vocês que me ajudam a manter este blog, apresentassem por aqui sugestões a Cuca e à diretoria, a fim de que esta quadra difícil da vida do Palmeiras, termine rapidamente e o time possa se recuperar imediatamente.

De minha parte eu proporia à nossa torcida, entre críticas construtivas, informações e sugestões:

1) A suspensão radical e imediata de todas as críticas depreciativas e destrutivas tanto e quanto as ofensas morais e discriminatórias constantes a todos os profissionais que compõem o elenco, a fim de aumentar a confiança de todos.

2) Proponho que haja um consenso geral e que todos se conscientizem de que "é com esse elenco e  um ou outro reforço eventual, que o Palmeiras vai disputar o Brasileiro e as duas decisões,  da CdB e da Libertadores". Então, se as perspectivas de mudanças radicais no time e no elenco são mínimas, por que e para que continuar agredindo aqueles que permanecem jogando e com os quais teremos, obrigatoriamente de contar? 

3) Que cada palmeirense, apesar de tudo e apesar dos pesares, mantenha um bom nível de otimismo e procure não transmitir ao elenco a insegurança decorrente do negativismo e do pessimismo que, levados ao paroxismo, podem representar até uma segunda divisão em 2018. Alguém desconhece que com a derrota para o Curica o Palmeiras, agora, dista apenas, 7 pontos dos bambis, o primeiro dos quatro que seriam rebaixados se o Brasileiro terminasse agora?

4) Que a torcida pare com o blá-blá-blá desanimador e desalentador segundo o qual qualquer palmeirense que proteste contra as arbitragens delituosas (o termo é esse mesmo!), contra as ingerências criminosas da mídia em geral, da RGT e contra as ações injustas dos Tribunais Esportivos em cima do Palmeiras, esteja sempre "chorando", reclamando sem razão ou procurando justificar as más apresentações da equipe.
É preciso sempre engrossar o justo coro do descontentamento palmeirense em relação aos árbitros e sua sede por justiça, a fim de que todos os adversários envolvidos se conscientizem e passem a respeitar o único clube grande do futebol brasileiro que jamais respeitaram, a Sociedade Esportiva Palmeiras.

4) Sugiro, enfim, que cada torcedor alviverde que sentir necessidade de criticar, faça as suas críticas com seriedade e respeito mas que apresente sempre os seus pensamentos e sugestões no sentido de melhorar a equipe para o semestre no qual acabamos de entrar.

Aproveito, então, e  apresento agora as minhas sugestões a Cuca:

PRIMEIRA
Definição imediata de um time titular e de um esquema de jogo.

SEGUNDA
Definir um time mesclado mas predominantemente jovem para colocar o esquema em prática.

TERCEIRA
Afastamento imediato do elenco e das próprias atividades do grupo principal daqueles jogadores que estejam insatisfeitos com a reserva, com o técnico, com os dirigentes, com o clube e com o que quer que seja e que não estejam remando em convergência para o mesmo lado.

QUARTA 
Afastamento temporário daqueles que não estejam respondendo bem, do ponto de vista  emocional. Em resumo: só permanece engajado quem quer jogar e quem possa jogar.

QUINTA
Se possível, contratar (no mínimo) dois laterais, um para cada lado. É premente e urgente!

SEXTA
Se possível, contratar (ontem) um armador consagrado, preferentemente canhoto, que seja um lançador para a média e grande distância que seja bom para os cruzamentos, escanteios, cobranças de falta e lances de bola parada.

SÉTIMA
Se o novo centro-avante contratado, Deyverson, não resolver o problema, contratar outro, mas, na medida do possível e das possibilidades, insistir muito mais com o Borja.

OITAVA 
Escalar Zé Roberto o menos possível, em última instância apenas. Já chega de atirar em nossos próprios pés. Usar ZR mais como uma espécie de auxiliar-técnico pois ele tem competência e experiência para exercer a função e pode ajudar muito!

NONA
Começar a criticar fortemente em rádio, TV e jornal todos os árbitros que prejudiquem o Palmeiras, expondo-os à execração pública. Da mesma forma, criar o hábito de apresentar, às vésperas e antes de cada jogo, uma espécie de relatório com todas as informações referentes aos árbitros escalados, expondo-lhes os históricos em relação ao clube.

DÉCIMA
A partir do momento em que houver problemas em certas posições e não houver condições para as devidas reposições, não ter medo ou receio de lançar mão dos juniores ou de jogadores mais jovens.

DÉCIMA PRIMEIRA
Exigir dos jogadores, mormente dos mais novos e dos solteiros, vida particular compatível com as exigências da profissão, dispensando os desobedientes e os recalcitrantes.

DÉCIMA SEGUNDA
Treinar e colocar em prática arremates da entrada da área, de média ou longa distância e usar essa importante arma naqueles jogos em que o adversário se fecha na defesa e, assim como atua o Curica, se encastela na defesa e arma uma retranca.

DÉCIMA TERCEIRA
Fazer uso constante da estratégia dos cruzamentos apenas quando atuar com Borja ou com jogadores de maior estatura. Sem um jogador dessa característica invadindo as áreas adversárias, cruzar a bola para quem? Para os anões de jardim que compõem o ataque e que, invariavelmente, estão sempre longe da área ou escondidos atrás dos beques? É pura perda de tempo. Foi assim contra o Curica!

DÉCIMA QUARTA
Procurar manter em alto astral o ambiente do grupo e para que isso aconteça necessário se torna definir o status de cada jogador em relação ao time marcando as lideranças, as convergências e, principalmente, as titularidades.

DÉCIMA QUINTA
Acabar, definitivamente, com o "poupar jogadores" (o elenco é jovem, forte e cheio de saúde) que tanto tem contribuído para a falta de entrosamento da equipe, procurando sempre convergir para a escalação daqueles que respondem melhor aos treinamentos. Os melhores times, disparadamente, são sempre aqueles cujas formações sabemos, antecipadamente e de cor. Alguém sabe me dizer ao menos o time base do Palmeiras?  Nem Cuca...

Nesses quinze ítens passo as minhas dicas à diretoria e à comissão técnica do Palmeiras, ciente e consciente de que outros palmeirenses existem, muito mais capacitados do que eu e que podem, também, em escala superior transmitir sugestões de maior valia que possam contribuir para a recuperação do Verdão a partir deste mês de julho.

Lembremo-nos, todos, que a condição do Palmeiras passar às finais da Copa do Brasil é boa, que a possibilidade de continuar na Libertadores é palpável e real e que o Brasileirão, cujo título é importantíssimo, também pode valer como um carimbo no passaporte palmeirense para  a Liberta do ano que vem!

O melhor e mais importante é que diferentemente do Palmeiras, os bambis, o Fla e o arrogante Curica estão completamente fora da disputa do mundial interclubes deste ano e isso, apesar de todos os pesos e pesares, muito nos anima e motiva.

COMENTE COMENTE COMENTE