Observatório Alviverde

10/07/2021

PALMEIRAS DERROTA O SANTOS E ASSUME A LIDERANÇA ISOLADA E SOLITÁRIA DO BRASILEIRÃO/2021!

 

O Palmeiras venceu o Santos ontem por 3 x 2 após estabelecer 2 x 0 com grande facilidade e diminuir o ritmo de jogo, gols de Gustavo Gomes aos 18 e Breno Lopes aos 23 da primeira fase. 

A partir daí (ocorre desde a década de 50, com raras exceções) o Palmeiras se acomodou em campo e passou a querer jogar bonito explorando (exclusivamente) os contra-ataques. 

Quando se esperava uma goleada, o time teve uma enorme queda de rendimento, guarneceu-se defensivamente e passou a jogar, apenas, a partir dos erros do adversário.

A sorte do Palmeiras na primeira fase foi o aturdimento e o estado de confusão que tomou conta do time santista a partir dos 2 x 0. 

O time de Fernando Diniz submeteu-se, então, inteiramente ao Palmeiras e só veio a melhorar  e reagir depois do intervalo do jogo a partir das entradas de Alisson, e, principalmente Carlos Sanchez, este, no jogo de ontem, o melhor jogador santista. 

A entrada do uruguaio fez com que o domínio do jogo mudasse de mãos e embora o Palmeiras lograsse êxito em algumas incursões que quase redundaram em gol, o fato é quem ao fazer 2 x 0, o Verdão abdicou de atacar com o objetivo de marcar mais gols e estabelecer uma vitória por larga margem que lhe garantisse o triunfo por antecipação.

Eu sempre digo e volto a repetir: "a contagem mais perigosa do futebol é o 2 x 0 pois leva  time que sai à frente à acomodação". Ocorreu, ontem (mais uma vez) com o Verdão. É preciso acabar com isso!

Sorte do Palmeiras que o Santos diminuiu o placar apenas aos 23 do 2º tempo através de um pênalti batido por Sanchez, posto que se fosse antes, correria muito mais perigo. 

Confirmando o que digo, bastou o Palmeiras caprichar mais um pouco para aumentar a diferença para 3 x 1 através de William quando voltou a recuar e a guarnecer-se na defesa.

Foi quando um hipotético pênalti sobre Marinho (só o árbitro e tchurma da Globo viram) após não levarem em consideração (nem a arbitragem e nem o VAR) um impedimento no nascedouro do lance, levou o Santos ao gol número dois, aos 47 do segundo tempo, causando um grande susto à torcida palmeirense.

Mas após alguns minutos de apreensão o jogo terminou 3 x 2 para o Palmeiras que, com o empate verificado entre Red Bull e Athlético Paranaense, assumiu a liderança isolada do Brasileirão com 25 pontos.

Atribuirei notas aos jogadores, após os dados técnicos do jogo, estes: 


FICHA TÉCNICA
PALMEIRAS 3 X 2 SANTOS

Data: 10 de Julho de 2021, quarta-feira
Horário: 16h30 (horário de Brasília)
Local: Allianz Parque, em São Paulo-SP
Árbitro: Braulio da Silva Machado - FIFA/SC
Assistentes: Kleber Lucio Gil - FIFA/SC e Thiaggo Americano Labes - AB/SC
VAR: Rodrigo Dalonso Ferreira - AB/SC, Alex dos Santos - AB/SC e Ednilson Corona - CBF/SP
Público/renda: Portões Fechados
Cartões amarelos: Jaílson (PAL); Jean Mota, Camacho, Fernando Diniz, Marinho e Kaiky (SAN)
Cartões vermelhos:
Gols: Gustavo Gómez (18'/1ºT) (1-0); Breno Lopes (23'/1ºT) (2-0);  Carlos Sánchez (23'/2ºT) (2-1); Willian (38'/2ºT) (3-1) e Marinho (47'/2ºT) (3-2)

PALMEIRAS: Jailson; Marcos Rocha (Mayke, 42/2ºT), Gustavo Gómez, Felipe Melo e Matias Viña; Danilo, Patrick de Paula, Gustavo Scarpa (Patrick de Paula, 16/2ºT) e Raphael Veiga (Wesley, 16/2ºT); Breno Lopes (Willian, 30/2ºT) e Deyverson (Dudu, 42/2ºT). Técnico: Abel Ferreira

SANTOS: João Paulo; Pará (Madson, 14/2ºT), Danilo Boza (Alisson, 1/2ºT), Kaiky e Moraes; Camacho (Zanocelo, 32/2ºT), Jean Mota (Carlos Sánchez, 1/2ºT) e Gabriel Pirani; Marinho, Lucas Braga (Raniel, 32/2ºT) e Marcos Guilherme. Técnico: Fernando Diniz.

NOTAS DOS JOGADORES PALMEIRENSES: 

Jailson 7, Marcos Rocha 4, Mayke 4, Gòmes 7,5, Vina 7,0, Danilo 7,0, Patrick de Paula 6,0, Breno Lopes 7,5, Veiga 7,0,Willian, 7,5, Dudu 6,0 e Abel Ferreira 6,5.

DESTAQUES DO PALMEIRAS:

Felipe Melo 8,0 e Deiverson, 8,0 (personagens do jogo).

CRAQUE DO JOGO

Scarpa, 8,5.

COMENTE COMENTE COMENTE