Observatório Alviverde

12/10/2021

BAHIA 0X0 PALMEIRAS. SERÁ QUE O ELENCO ESTÁ QUERENDO VER ABEL FERREIRA PELAS COSTAS?

 Meus amigos

Quero lhes dizer -sinceramente- que considero o apenas bom elenco do Palmeiras capaz de realizar bem mais do que o pouco, quase nada, que vem apresentando no Campeonato Brasileiro.

Ontem, contra o Bahia, foi imperdoável a conduta do time, sem corpo, sem alma, sem interesse e sem mais nada, repleto de falhas, monotático e sem saber o que fazer em campo. Lamentável !

Tenho sido um crítico impiedoso da torcida palmeirense, considerando-a por vezes nada razoável, exagerada, desprovida de lógica em suas posições tanto e quanto excessivamente fanática, de pouco senso nas análises e  julgamentos dos jogadores, comissão técnica e até da diretoria. 

Mas, a julgar por tudo o que tenho visto ultimamente do produto final dos jogos, isto é, dos resultados em si (já são seis jogos sem vencer), da perda constante de posições na tabela e, sobretudo, da forma como essas coisas vêm acontecendo, rendo-me aos torcedores e às críticas embora com algumas restrições.

Como é possível um time cair tão verticalmente de produção quanto caiu o Palmeiras, a ponto de chegar ao ponto em que chegou, realizando no 2º turno uma campanha de quem disputa o descenso?

Que situação estranha e como explicá-la, essa de classificar-se para a decisão do campeonato mais importante da América do Sul e, a um só tempo vivenciar, paralelamente, uma crise de enormes proporções que se agrava a cada jogo em que o time entra em campo?

O que estaria -efetivamente- acontecendo? 

Declínio de rendimento natural de um meio de temporada? 

Resistência ao trabalho do técnico e de toda a comissão técnica por parte do elenco?

Comissão técnica abdicando de utilizar jogadores muito bons como Scarpa? 

O grupo já teria enjoado do treinador e não estaria aceitando mais os seus métodos? 

O esquema do português é incompatível com as características do elenco?

Ou seria um protesto velado de jogadores que não são escalados e que só atuam pontualmente? Viram porquê vivo cobrando a necessidade de se ter um time titular ?

Vou deixar a análise do Bahia x Palmeiras de ontem para vocês, não sem antes registrar as excepcionais performances de Jailson (fechou o gol e pegou tudo) e Felipe Melo (competentíssimo), dois veteranos que deram um show de bola jogando por si e por tantos companheiros que pouco ou nada realizaram em campo.

Em relação a Abel e comissão técnica, entendo que vêm sendo prejudicados de maneira velada por muitos jogadores (não por todos), que fazem uso do velho ardil "boicotante", aquele do "correr para não chegar"!

Como temos uma diretoria acomodada que "não gosta de se meter nesse tipo de assunto" (ninguém merece)  o problema pelo qual passamos, em minha opinião, não será solucionado via diretoria como sói acontecer na maioria dos clubes.

Tivéssemos um presidente profissional e o elenco já teria ouvido vários sermões tanto e quanto várias medidas efetivas de chamada de atenção e até de afastamento e suspensão já teriam sido tomadas.

Da mesma forma o português já teria sido cobrado forte, para que ele, com toda a franqueza, relatasse à diretoria com franqueza, sinceridade e objetividade, os problemas pelos quais está passando. 

Fossem esses problemas contornáveis e causados exclusivamente por maus profissionais, mão forte para Abel, mas, fossem incontornáveis, "adiós muchachos"! Só fica quem estiver interessado ou disposto a trabalhar. Só assim é que funciona!  

PERGUNTA FINAL:

PARA VOCÊS, o que deve estar ocorrendo no Palmeiras? Dá pra captar, interpretar ou deduzir?

Que medidas teriam de ser tomadas para recolocar o time ao menos em sua rota de normalidade visando a classifica-lo entre os quatro primeiros e melhorar o clima para o jogo decisivo contra o Fla no próximo 27 de novembro em Montevidéu?

COMENTE COMENTE COMENTE

ABEL REFORÇA O TIME COM FELIPE MELO E ESCALA GABRIEL MENINO NA LATERAL PARA TENTAR A RECUPERAÇÃO E VENCER O BAHIA ESTA NOITE EM SALVADOR!

 

Já demos amplo destaque à necessidade premente que tem o Palmeiras de se classificar entre os quatro primeiros ao final deste Brasileirão.

Falamos, claro,  da Libertadores/22, ressaltando que o melhor passaporte para essa competição seria uma vitória sobre o Fla na decisão da  Libertadores/21 pois o time chegaria com autoridade.

De qualquer forma se, em pior hipótese, o time perder mais do que calculamos e estiver fora da relação dos quatro melhores times do país, é preciso sublinhar que começará a ter dificuldades na competição caso só se habilite após os quatro melhores.

Isto tudo é dito para motivar os jogadores e realçar a importância do jogo desta noite na Bahia que tem o poder de representar a recuperação palmeirense, mas, em contrapartida, pode avolumar a situação ruim que toma conta do elenco neste instante.

A minha expectativa pela recuperação palmeirense é enorme, ainda que o tricolor baiano esteja vivenciado o paroxismo do otimismo decorrente do retorno de um  técnico identificado com o clube, Guto Ferreira, que estreou com o pé direito ao vencer o Athlético PR em Curitiba por 0x2.

Meu otimismo se consubstancia no retorno de Felipe Melo ao time, uma liderança da qual o atual Palmeiras não deveria nunca se desvencilhar ou desprezar. 

Por tudo o que vi e constatei nos últimos tempos, ainda que com as críticas à idade e ao fato dele não ser -fisicamente- mais o mesmo jogador da época em que chegou para o Verdão, o fato é que com Felipe Melo o Palmeiras é um time e, sem ele, é outro, muitíssimo mais fraco.

Sou convicto de que, com ele em campo, ainda que existam -reconheço- algumas vulnerabilidades mas o time é outro, muito outro, muito mais bem organizado e postado nas quatro linhas.

DADOS TÉCNICOS PROVÁVEIS: 


Data: 12 de Outubro de 2021, hoje, 3ª-feira, às 21,30 H;
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador-BA;
Árbitro: Ramon Abatti Abel - SC                                                                                                    Bandeiras: Henrique Neu Ribeiro - SC e Éder Alexandre - SC
VAR: Jean Pierre Gonçalves Lima - RS, Lucio Beiersdorf Flor - RS e Sergio Cristiano Nascimento - RJ

TRANSMISSÃO                                                                                                                                   Rede Globo (Sinal aberto para SP, BA, RS, PR, GO, TO, MT, MS, SE, AL, PE, RN, CE, MA, AM, RO, RR, AC e AP);                                                                                                                      Premiere (pay-per-view para todo o Brasil);                                                                                          TNT (TV por assinatura para todo o país, menos BA);                                                         

DESFALQUES DO VERDÃO:                                                                                                     Weverton (Seleção Brasileira); Gustavo Gómez (Seleção Paraguaia); Piquerez (Seleção Uruguaia); Danilo, Zé Rafael, Marcos Rocha e Mayke (lesionados);

TIME DO PALMEIRAS: Jailson; Gabriel Menino, Luan, Renan e Jorge; Felipe Melo, Patrick de Paula e Raphael Veiga; Dudu, Rony e Wesley. Técnico: Abel Ferreira.

COMENTE COMENTE COMENTE