Observatório Alviverde

05/12/2013

O PALMEIRAS DEVERIA SE DESFAZER DE VALDÍVIA?





Expectativa e alegria no covil, digo, no reduto da "mancha", alvinegratricolor, tricolor-alvinegra, rubronegra, cruzmaltina ou qualquer coisa que queiram, menos alviverde!

Com estardalhaço e alegria, a mídia divulga, entusiasmada, e, a um só tempo comemora, uma possível transferência de Valdívia para o futebol espanhol.

Fiquei sabendo que os manchados estão, até, preparando um novo samba-enredo para comemorar e exaltar a saída do Mago a quem, sem qualquer motivo, odeiam e abominam. 

Há quem diga que se Valdívia for vendido, vão mudar o enredo e o samba no desfile do Anhembi, no carnaval que está chegando!

Valdívia, segundo o noticiário, retornaria ao Rayo Vallecano de Madrid, time que defendeu em 2004, nos primórdios de sua carreira.

 No time da faixa vermelha, Valdívia jogou 42 vezes e assinalou 10 gols, deixando muitos fãs e muita saudade!

Quem o levou para o Rayo, foi Paco Jémez, técnico pouco conhecido, pouco divulgado, até hoje de um currículo muito pobre, que,  à epoca também começava a carreira.

Paco está retornando ao Rayo, e, segundo as especulações, teria, mais uma vez, indicado, Valdívia para defender o time espanhol em 2014.

De minha parte, prefiro tratar o assunto transferência de Valdívia com reservas e muita cautela!

Embora a negociação do chileno, hipoteticamente, seja possível, não significa, necessariamente, que seja provável ou iminente.

Primeiro é preciso saber se o Rayo, efetivamente, quer Valdívia ou se a notícia foi plantada por "achismo", em função, exclusivamente, da reabilitação de Paco.

Se considerar um bom negócio para todas as partes envolvidas - Palmeiras, Osório Forlan e o próprio Valdívia, o Palmeiras pode bater o martelo e negociar o jogador, já com 30 anos.

Em consonância com o que se sabe e foi divulgado, os direitos econômicos de Valdívia, cujo contrato segue em plena vigência com o Palmeiras até 2015, estão estimados em 5 milhões de Euros, isto é, em pouco mais de 15 milhões de reais.

No rateio da razoável soma, o empresário Osório Forlan tem direito a 36 por cento, o atleta a 10% e o Palmeiras a 54%, isto é, a aproximadamente 8 milhões de reais.

É óbvio que a soma a ser auferida pelo Palmeiras seria, relativamente, pequena em proporção à qualidade do atleta, com tendência a encolher para pouco mais de 6 milhões

Explico:

Os negócios no futebol, hoje em dia, não são feitos mais, como antigamente às vezes ocorria, diretamente, de clube para clube.

Hoje envolvem, obrigatoriamente, as abomináveis figuras dos atravessadores, conhecidos eufemisticamente como empresários ou agentes Fifa,  que embolsam de 10 a 15% referente ao montante dessas transações.

Já vivenciando o outono da carreira, Valdívia, pelo histórico de contusões, parece-me próximo de entoar o seu canto do cisne, disputando com a camisa do Chile a Copa de 2014.

Creio que a transferência do jogador para o decantado e divulgado futebol espanhol, viria ao encontro de suas vontades e necessidades, mas,  em termos de Palmeiras, na conjuntura atual seria, para o clube, lesiva, intempestiva e extemporânea.

É verdade que ressarciria o investidor Osório Forlan,e proporcionaria ao Palmeiras um capital de giro para minimizar seus problemas contábeis e, paralelamente, gerar caixa para investir em alguns jogadores mais novos e promissores

O próprio salário de Valdívia, superior a 400 mil reais mensais ensejaria ao clube a possibilidade de contratar um ou mais atletas de ponta.

Agora, resta saber se o Rayo tem lastro para um investimento dessa envergadura, considerando-se que é um clube de terceiro escalão do futebol espanhol.

Ademais, segundo o noticiário, a economia ibérica vive, ultimamente, uma grande crise e anda um tanto ou quanto abalada, inibindo grandes investimentos, até no futebol!

Creio que esse negocio, ainda que o Palmeiras, de imediato, admita, facilite e privilegie, vai esbarrar na falta de grana do Rayo, e, para mim, nasceu morto e não vai passar de pura especulação.

Duvido que o Rayo pague o preço exigido pelo Palmeiras, mas, se tal vier a ocorrer, será uma grande surpresa! 
  
Há quem diga que o Palmeiras não deva dispor de Valdívia, que tem técnica e bagagem profissional suficientes para constituir-se em um grande destaque da Copa, valorizando-se ainda mais para uma futura negociação. Alinho-me com os que pensam dessa forma!

Nessa hipótese, Valdívia disputaria o Paulistão e as demais competições das quais o Palmeiras vai participar no primeiro semestre de 2014 e seria, como preconiza a diretoria, o destaque do clube no ano do centenário.

Anteontem, em entrevista concedida ao grupo Estado, Valdívia reiterava o seu desejo de realizações profissionais no Palmeiras, impelido e motivado não apenas pela motivação do centenário palmeirense, mas, sobretudo, pela perspectiva de disputar mais uma Copa do Mundo, o ápice da carreira para qualquer jogador de futebol.

Agora atentem para isto:

Na distante, quimérica e pouco provável hipótese de o Rayo integralizar o pagamento de sua transferência, o chileno receberia a bagatela de um milhão e meio de reais, decorrentes de seus direitos econômicos, mais as luvas, altas, que receberia do time espanhol e outras mordomias.

Com isso, juntaria um montante suficiente, até, se assim ele quisesse, para aposentar-se daqui a um ou dois anos, sem prejuízo de sua participação na Seleção de seu país e na Copa!
  .
Por tudo o que foi escrito e por tudo mais que se poderia escrever, dá para que se imagine o redemoinho de pensamentos e de expectativas que está passando pela cabeça de Valdívia, cracaço de bola que a mídia continua fingindo que não vê e teima em não reconhecer!

VOCÊ É A FAVOR DA VENDA DE VALDÍVIA?

OU ESPERARIA UM POUCO MAIS APOSTANDO QUE ELE PODE, DE REPENTE, SE TORNAR UM DOS GRANDES DESTAQUES DA COPA E MULTIPLICAR O SEU VALOR DE VENDA?

COMENTE COMENTE COMENTE