Observatório Alviverde

14/05/2012

EU NÃO TORÇO PARA QUE A MINHA OPINIÃO PREVALEÇA, TORÇO PARA QUE O PALMEIRAS SE ACERTE, MESMO QUE SEJA COM FELIPÃO .

 

Já emite o meu parecer sobre a situação de Felipão.

Se não fui suficientemente claro, reafirmo, de forma clara e explícita que sou favorável a sua dispensa.

Ocorre, porém, que este não é o momento psicológico adequado para a substituição do treinador e, neste momento, sou contra.

Meu ponto de vista colide com tantos outros, de tantos palmeirenses, mas mandar Felipão embora num momento como este é, até, uma irresponsabilidade.

Como deixar à deriva uma equipe que vem se acertando e que deu mostras de que pode melhorar, considerando-se os  dois últimos jogos diante do Paraná Clube?

Entendo que Felipão, a quem  atribuíam capacidade  de “tirar leite de pedra”, encalhou e empacou em suas convicções defensivistas do chamado jogo de marcação e destruição. Essa foi sua ruína.

Reconheço, porém, que, conforme este OAV e muitos bloguistas ressaltavam e cobravam há tempos – e essa não é uma afirmação oportunista – ele nunca teve um meia canhoto no estilo Mazinho, jovem, forte, resistente, habilidoso e ofensivamente insinuante.

Daniel Carvalho poderia ter sido esse jogador mas até hoje, pasmem, não conseguiu adquirir, sequer, a razoável forma que ostentava quando defendia o Clube Atlético Mineiro.

Com um jogador dessa característica (nunca foi, é, ou será Luan) talvez o Palmeiras houvesse sido mais objetivo, mais contundente mais goleador e salvasse a cabeça de Felipão, já colocada à prêmio,.

De uns tempos a hoje eu tenho a impressão de que Felipão está revendo os seus conceitos e a sua mania de defensivismo, a julgarmos pela postura e escalação da equipe nos últimos jogos.

O time tem tido, senão uma postura, uma atitude mais ofensiva e agressiva e tem, reconheçamos, chegado muito mais ao gol adversário do que chegava..

Não atribuo a melhora da equipe exclusivamente à fraqueza e às deficiências do Paraná Clube, equipe de orçamento baixo e de segunda divisão.

Há, sem qualquer dúvida, méritos do treinador e do próprio grupo e o anticlímax da desclassificação para as finais do Paulistão, evoluiu para  a conquista do espaço nas quartas de final da Copa do Brasil.

Assisti aos jogos do Atlético Pr contra o Cruzeiro e posso garantir que o Palmeiras tem tudo para passar às semifinais da competição.

Primeiro porque tem muito mais time, mais tradição e, principalmente, pelo fato de jogar a decisão em casa, na Arena Barueri, diante de sua torcida.

Como dispensar o treinador em uma circunstância como esta? Sob nenhuma hipótese a diretoria fará isto. Repito, seria passar um atestado público de irresponsabilidade.

Não nos esqueçamos, também, de que há uma multa constando do contrato, ainda altíssima, apesar da atenuação dos valores pelo tempo que resta para a extinção do vínculo.

Em suma, creio que a diretoria que, pacientemente, esperou até agora, deva esperar um pouco mais antes de qualquer decisão mais drástica.

O que não deve mais ser tolerado são as declarações azedas e destemperadas de Felipão à mídia, as quais devem ser tratadas, caso repetidas, através do recurso da dispensa por justa causa.

O Palmeiras tem de ter apenas ima conduta profissional se houver a reincidência nas críticas da parte de Felipão.

Embora se arvore em um poderoso semideus, na hora em que o bicho pegar será colocado em seu verdadeiro posto de empregado do clube.

Posto tudo isto, quero dizer que com Felipão ou sem ele, e será com ele, vou torcer para que ele acerte nesses dois jogos contra o Furacão e que o Palmeiras se classifique.

Sei, perfeitamente, que o time vai jogar resguardado neste primeiro jogo, muito mais atento em se defender do que, propriamente, em atacar.

Dependendo das circunstâncias e do andamento da partida, creio que a estratégia poderá mudar. sobretudo se o Atlético Pr. fizer o primeiro gol.

Como a decisão abrange 180 minutos em dois jogos, creio que deveremos esperar e ver como reagirão o técnico e o grupo.

Sinceramente, eu tenho mil ou mais razões para acreditar que Felipão não será capaz de segurar a onda, já  que se tornou incompatível com boa parte da torcida, com os dirigentes e com muitos jogadores que compõem o nosso grupo.

Mas, se a diretoria, apesar dos pesares e apesar de tudo resolveu mantê-lo, eu não posso, por dever de amor ao Palmeiras, torcer para que ele perca os jogos, a fim de que seja dispensado.

Pelo contrário, torço para que Felipão acerte e nos encaminhe para as finais da Copa do Brasil e Libertadores.

Pelo exposto, tenho de terminar este comentário, da forma como o iniciei e com toda a humildade::

EU NÃO TORÇO PARA QUE A MINHA OPINIÃO PREVALEÇA, MAS PARA QUE O PALMEIRAS SE ACERTE, MESMO QUE SEJA COM FELIPÃO!

COMENTE COMENTE COMENTE

UM ATACANTE CHEGOU, DOIS PODEM CHEGAR! SERÁ QUE CHEGAM MESMO?

 

De acordo com a tabela e sorteio (???) promovido pela CBF, o Palmeiras vai fazer o primeiro jogo das quartas de final da Copa Brasil nesta quarta-feira, dia 16, em Curitiba contra o Atlético Pr.

@@

O segundo jogo, isto é, a decisão de quem passa para a semifinal contra o vencedor de Bahia X Grêmio, será dia 23 na Grande São Paulo, em Barueri.

@@

O Palmeiras, em meu entendimento, foi beneficiado pelo sorteio, já que  poder decidir a classificação com o apoio irrestrito da galera..

Não deixa de ser uma considerável vantagem em competições tipo mata-mata, realizar do primeiro jogo fora de casa e decidir tudo.dentro de casa.

@@

Uma vitória do Palmeiras contra o Furacão em Curitiba, ainda que por um “magérrimo” 1 X 0, tem o poder de encaminhar a nossa classificação.

@@

Um empate fora de casa, por placares de dois gols ou mais, também será muito bem-vindo, em função do peso dos gols conquistados no reduto adversário.

@@

Um empate de zero a zero e, circunstancialmente, até uma derrota por 1 x 0 na capital paraense, também podem acabar sendo fatores favoráveis à classificação palmeirense..

@@

Jogar a decisão em casa é ótimo, principalmente sabendo de quantos gols se precisa e do que se precisa. Isto motiva qualquer grupo.

É um fator que, normalmente, cria um “target”, um objetivo claro que anima e induz qualquer equipe às vitórias e às classificações

@@

Não resta a menor dúvida que será muito melhor enfrentar, de cara, o Atlético em Curitiba na qualidade de visitante.

Assim, a vaga para a semifinal será decidia dentro de casa, com o apoio incondicional da “Leal”, a torcida que canta e vibra.

@@

Não, por favor, não digam que vamos ter dificuldades extras em nos classificar porque o Palestra está em obras e não temos casa!

A Arena-Barueri também pode e deve ser considerada a nossa casa.

Entre dezenas de jogos realizados por lá, só fomos derrotados duas vezes,

A rigor, apenas uma vez!

A derrota forçada para o Fluminense, no Brasileirão 2010 é considerada pela torcida como uma das maiores vitórias obtidas sobre o nosso maior adversário, o CU-rintia, nos últimos tempos.

Soou e repercutiu como se houvéssemos conquistado o próprio Brasileirão! Foi a nossa derrota que deteve a caminho da galinhada rumo ao título de 2010..

O Atlético Paranaense, neste momento, também está sem estádio e vai recepcionar o Palmeiras fora de sua Arena, no velho Estádio Durival de Brito, do Paraná Clube,

A Arena atleticana está fechada, em obras para a Copa de 2014.

@@

O Palmeiras, desde que não perca o confronto inicial por larga diferença de gols, decidirá a classificação em Barueri na condição de favorito.

Jogará sabendo do que vai precisar para se classificar e montará o esquema em cima desse objetivo..

@@

Achei interessante uma recente declaração de Tite, o técnico das galinhas, quando disse, até com um certo exagero, que preferia perder de 1 x 0 fora de casa, do que empatar em zero a zero.

A verdade é que, quando se joga em casa sabendo o que se tem de fazer em campo e projetando um plano de jogo, as perspectivas de classificação tornam-se maiores e muito mais claras.

@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@

De passagem quero abordar algumas ocorrências, senão iguais, similares. que me vêm à memória neste instante, a propósito do Palmeiras..

Ocorreram na década de oitenta e início dos anos 90s, período muito desfavorável de nossa história e marco inicial de nosso processo de esvaziamento e apequenamento.

Já naquela época os nossos dirigentes davam lições de incompetência, de falta de conhecimento futebolístico, e mantinham, inexplicavelmente, uma postura de ingenuidade, submissão e vassalagem em relação aos co-irmãos, federação e confederação.

@@

O Palmeiras, naquela época, praticamente só jogava aos sábados ou aos domingos pela manhã, em jogos isolados e, pior, antecipados em relação aos jogos dos bambis, das sardinhas e das galinhas.

Nossos três maiores adversários assistiam a tudo, satisfeitos, irônicos, rindo sarcasticamente, e, de camarote, saboreavam o desespero do Palmeiras nos jogos realizados antecipadamente.

Quantas vezes ficamos fora das classificações para a seqüencia dos campeonatos e longe da disputa dos títulos por pequenos tropeços nesses jogos antecipados.

Jogávamos antes e, depois, ficávamos esperando por resultados que nunca chegavam..

Não foram poucas as vezes em que fomos desqualificados das competições em decorrência dos adversários fazerem os chamados “jogos de compadre”,

Clubes, Federação, Mídia, todos exploravam, maquiavelicamente, a ignorância, a inocência futebolística e a falta de personalidade de nossos dirigentes.

O Palmeiras também era pressionado pela mídia radio televisiva, que só transmitia os jogos do Verdão na íntegra se o jogo fosse isolado, independentemente da posição que o Palmeiras estivesse ocupando na tabela.. 

Se os nossos jogos ocorressem simultaneamente aos dos bambis, das sardinhas ou das galinhas, no jogo o Palmeiras não havia transmissão, mas, exclusivamente, um posto de informação. Continua assim!

A falta de visão dos dirigentes daquela época, menos ruins, aliás, do que os de hoje, enterrou o Palmeiras nos desvãos das derrotas e das humilhações!

@@

Assim, o Palmeiras perdeu, incrivelmente, a condição de motivar os jogadores em face dos resultados dos adversários porque sempre jogava antes deles.

Ficava, invariavelmente, nas mãos dos times pequenos que, em 90% ou mais das vezes, eram derrotados e contribuíam bastante para enterrar o Verdão.

@@

Cumprir, antecipadamente, a tabela de jogos, mormente aqueles que decidem, nunca foi a melhor política,

Quando o time vence é bom, mas se perde as derrotas antecipadas são prostrantes, definitivas e irreversíveis esmaecendo o ânimo e a esperança da torcida..

@@

Infelizmente o Verdão, há décadas, é um clube dirigido por incompetentes, ressalvadas mínimas exceções.

No Palmeiras, tudo foi, é, e será sempre possível, seguindo a máxima, atual que diz “que o errado é que está certo”!..

Enquanto perdurar a infame política sucessória, em que uma minoria ungida manda tudo em detrimento da maioria..

Enquanto for mantido esse modelo de administração vicioso, corporativo, faccioso…

Enquanto durar o ranço dessa geração inepta e ambiciosa de netos e bisnetos dos valorosos ancestrais “"oriundI"” que plasmaram e deram vida a esse gigante chamado Palmeiras…

É pouco provável que voltemos a ocupar o lugar que, por direito, sempre foi nosso nos cenários esportivos paulista e brasileiro

@@

Vocês acham que quando a FPF ou a CBF colocam os jogos finais de classificação ou decisão de todas as equipes em um mesmo horário o fazem, apenas, simbolicamente?

Até os garotos de nossas escolinhas sabem que qualquer resultado obtido em jogos antecipados. servirá como motivação e base de cálculo aos adversários para a elaboração de um plano de jogo que os beneficie.

Parece que só os dirigentes do Palmeiras desconhecem que jamais se deve, sob qualquer circunstância, jogar antes dos adversários, sobretudo quando estejam em jogo as classificações e os títulos..

@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@

CONTRATAÇÕES

O Palmeiras contratou o atacante Betinho, de 25 anos, que defendeu o São Caetano no Paulistão 2012.

Betinho assinou contrato com  o Palmeiras por apenas três meses, com preferência de renovação em caso de interesse.

Seu currículo é discretíssimo.

Jogou e foi campeão em 2010 pelo Fortaleza onde  marcou 11 gols e foi o vice artilheiro do campeonato alencarino daquela temporada.

.Fez parte do grupo do Coritiba que ascendeu à primeira divisão, contribuindo com três gols.

Passou pelo Vila Nova de Goiânia no ano passado, clube pelo qual assinalou oito gols, até chegar ao São Caetano e disputar o Paulistão no qual marcou apenas um único gol.

Betinho será apresentado oficialmente à imprensa nesta segunda-feira, na Academia de Futebol.

Enquanto isso a diretoria aguarda a liberação de sua documentação para que ele fique à disposição  de Felipão já no primeiro jogo das quartas de final da Copa do Brasil, quarta-feira, em Curitiba, contra o Furacão.

VOCÊ ACREDITA QUE BETINHO VAI ACERTAR?

@@

Há mais dois atacantes na mira do Palmeiras, Hernani do Mogi-Mirim e Thiago Ribeiro, ex-bambi, ex-Cruzeiro e atualmente no Cagliari da Itália. com contrato vencendo no final do mês de junho.

@@

Hernani foi destaque, neste paulistão, jogando pelo Mogi que levantou o título de Campeão do Interior.

Assinalou 15 gols na competição propriamente dita, mais três na decisão do título do interior.

Hernani totalizou 18 gols em todo o Paulistão, isto é, dois gols a menos que o artilheiro , Neymar, do Santos, que balançou as redes adversárias 20 vezes.

@@

Às vezes, fico pensando mas não consigo compreender:

Por que em vez de contratar Neto, o Palmeiras não contratou Hernani?

Por que foi preterido um artilheiro de quase 20 gols, trocado por outro que só marcou uma vez no Paulistão?

Teria sido por jogo de interesses?

Ou por burrice, mesmo?:

@@

Eu, particularmente, não acredito em papai-noel!

VOCE ACREDITA?

@@

Thiago Ribeiro seria entre as três, a nossa melhor alternativa.

Trata-se de um jogador categorizado, feito, preparado e acostumado às pressões porque sempre atuou em equipes de ponta.

Possivelmente esteja no auge de sua carreira, física e tecnicamente,

A queda vertical do Cruzeiro ano passado que persistiu neste primeiro semestre de 2012, coincidiu com a saída de Thiago Ribeiro.

Em meu entendimento, ele tem potencial e capacidade suficiente para acertar o meio de campo de qualquer equipe, tornando-a muito ofensiva,

@@

Entretanto, sou convicto de que não será desta vez que vamos contratar esse jogador. Tomara que eu esteja errado!

Por quê?

Além de o Palmeiras estar com os cofres vazios e mergulhado em dívidas até a raiz dos cabelos, clubes como o Cruzeiro, o Grêmio e outros menos votados e mais abonados disputarão o concurso desse jogador.

Ademais, como se trata de uma indicação de Scolari, é pouco provável que venha a se consumar, pois todos os jogadores indicados por ele não deram certo no Palmeiras.

Thiago Ribeiro seria, sem qualquer dúvida, uma exceção, pois se trata, no linguajar de Felipão, de um baita camarão.

VOCÊ GOSTARIA QUE THIAGO RIBEIRO, QUE É PALMEIRENSE DESDE CRIANCINHA, VESTISSE A NOSSA CAMISA?

COMENTE COMENTE COMENTE