Observatório Alviverde

22/08/2015

A FALTA DE EQUILIBRIO DO ELENCO NA HORA H DAS DECISÕES!


 https://encrypted-tbn1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSJpVlRaRgFjuQMX5s24WYsbQYBtOY--bCPzRb2i9vaPDGm4WGhJw

Não fica pedra sobre pedra quando falta o equilíbrio!

 As contusões e a falta de reposições à altura, expõem cruelmente a falta de método e de planejamento na montagem do elenco do Palmeiras, da lavra, não de Oswaldo, mas de Mattos. Todos os atuais problemas vivenciados pelo time, decorrem, exatamente, disso!

Mattos, noviço e deslumbrado tanto com o novo clube como com a carteira recheada de Nobre, apostou na quantidade, não na qualidade, na montagem do elenco do Palmeiras, para o que muito contribuíram a sua exclusiva visão comercial do futebol e sua incontrolável vocação por realizar negócios.

Na ânsia de mostrar serviço, ignorou um princípio básico do futebol hodierno, a necessidade de montar times altos e fortes, haja vista que, o futebol que é praticado no Brasil, hoje é, muito mais, de atrito e força física. 

Seus erros maiores resumo-os a dois: a não renovação com Valdívia e não ter priorizado a contratação de homens-gol.

Não vou, porém, irresponsavelmente, voltar a criticar as contratações de Mattos, já que o fiz à época em que foram concebidas. Agora seria (e é) extemporâneo!

Da mesma forma não quero causar uma desnecessária celeuma em torno do assunto, que em nada contribuirá para a melhoria e ascensão equipe no maior campeonato do planeta...

Afinal,  é com o grupo de que dispõe, o mesmo formado por Mattos, que o Palmeiras terá de cumprir, para a derrota ou para a consagração, a sua trajetória na competição!

Não custa, entretanto, para o conhecimento e governo de Nobre, sem qualquer espírito crítico, mas simplesmente informativo, mostrar um dos vários caminhos disponíveis que poderia (deveria) ser trilhado por Mattos na montagem do elenco palmeirense para este ano.

Quem não sabe que o arcabouço do time de 2014, com todos os defeitos, deveria servir de base para a montagem do elenco deste ano? Só Nobre não sabia, embora fosse matéria elementar...

O elenco do ano passado era este:

GOLEIROS:
Prass, Fábio, Deola e  Jailson (quatro).

OBS- Com quatro goleiros, mais as revelações da base, mesmo emprestando Deola, por que o Palmeiras contratou Aranha? Nem Jailson e nem a garotada da base, haviam sido testados!

DETALHE: Aqui, a culpa não cabe a Mattos, mas a Oswaldo de Oliveira.
===========================
ZAGUEIROS:
João Pedro, Wendel, Eldinho, Vitor Luis, Juninho, Lúcio, Vitorino, Wellington, Tobio, Natan, Gabriel Dias e Marcelo Oliveira (doze zagueiros)

OBS: Lúcio e Vitorino sequer deveriam ter sido contratados. Foi burrice no caso de Lúcio e falta de informação no caso do uruguaio, um contundido crônico que Mattos, então dirigente do Cruzeiro, maquiavelicamente empurrou para o Palmeiras. 

Eldinho, Juninho e Gabriel Dias deveriam ser dispensados.

Ficariam, ao meu critério, Wendel (por sua versatilidade, para o banco) Vitor Luís, Tobio, Natan e Marcelo Oliveira (também versátil que joga na lateral, na quarta-zaga e no meio de campo, jogadoraço que está brilhando no Grêmio, com quem a torcida implicou ou, sabe-se lá se havia alguma rusga pendente entre ele e Mattos do tempo do Cruzeiro. Pode ser, pode ser...

Seriam contratados, então apenas cinco: Lucas, Vitor Ramos,Vitor Hugo e João Paulo ou Egídio e mais ninguém.
=============================
VOLANTES:
 Eguren, Renato, Bruninho, Washington, Wesley, (cinco volantes)

OBS: Só Renato merecia ficar para o banco e para efeito de aprendizado pois tem potencial. 

O Palmeiras contrataria Gabriel, Arouca, alguém mais experiente do Girotto e, exagerando, mais dois, sempre de olho na base.
==============================
MEIO CAMPISTAS
Allione, Mazinho, Bernardo, Felipe Menezes, Mendieta,  Bruno Cesar, Diogo, Patrick Vieira, Mouche e Valdivia (dez meias)

OBS: Bernardo e Bruno César foram jogadores absolutamente desmotivados os quais Dorival Jr não soube motivar. Tinham de sair mesmo.

Mazinho, Felipe Menezes e Mendieta tecnicamente ótimos, têm, os três,  o mesmo defeito.  Só conseguem render satisfatoriamente em times de menor importância e responsabilidade. Tinham de sair. Sairam.

Patrick Vieira, jogador promissor, foi queimado por Felipão, mas merecia uma oportunidade em outro contexto. 

Allione e Mouche, os argentinos, continuam no elenco, mas se contundiram e continuam como incógnitas. A mim me parece que Allione, tecnicamente, é, entre todos os argentinos indicados por Gareca (todos sérios e resposáveis, aliás, aquele de melhor capacidade técnica.

Sobre Valdívia, o único armador entre todos esses meio-campistas, Mattos não teve a visão para, antes da dispensa do chileno, contratar um bom substituto. 

Se não existe ninguém no elenco com as características do chileno, por que o Palmeiras não dá moral ao garoto Juninho, o maior destaque do Palmeiras na última Copa São Paulo e melhor até do que Gabriel de Jesus?

No caso específico dos meio-campistas, de fato, justificaram-se, plenamente, as contratações de Dudu, Cleiton Xavier, Robinho, Kelvin e, principalmente de Rafael Marques, hoje, do ponto de vista tático e da liderança em campo, o principal jogador do Palmeiras.

A contratação de Zé Roberto, em meu entendimento, era evitável em face da idade desse jogador, tanto e quanto Alain Patrick, limitadíssimo, cedido ao Flamengo, não deveria ter sido contratado.

============================

ATACANTES
Leandro, Cristaldo e Henrique (Três atacantes)

OBS - Só Cristaldo, que sabe jogar pelos cantos do campo e tem velocidade, com ressalvas, poderia continuar.

Os três contratados, Leandro Pereira, Barrios e Alecsandro, são todos lentos, pesados e pivôs de entrada de área, o levemente mais versátil é Alecsandro. 

Leandro Pereira (razoável contratação) tem bom potencial, é novo e pode progredir, mas ainda não é a realidade de que o Palmeiras tanto precisa.

Barrios, pelo que vi na Copa América e pelo que mostrou até agora no Palmeiras, parece-se um jogador excessivamente lento. 

É preciso ver em que ele vai melhorar, a partir do momento em que readquirir a forma física e o ritmo de jogo. Arrisco-me a dizer que ele tem mais nome do que bola! Tomara que eu esteja errado!

Se, como dizem, Mattos contratou 32 jogadores, jogou muito dinheiro fora sem resolver, in totum, os problemas do Palmeiras, embora forçoso seja reconhecer que ele acertou, também, em muitas ações.

Sou convicto, porém de que se ele considerasse, como mandavam a prudência e o bom profissionalismo, o elenco anterior, teria sido melhor para o Verdão e nossas expectativas e possibilidades  neste Brasileiro e nesta Copa do Brasil seriam muito melhores.

Bastaria que retocasse o elenco em suas necessidades com, no máximo, 15 jogadores de experiência e categoria comprovadas, sem inchá-lo e sem uma folha de pagamento tão avultada.

E ainda que fossem feitos apenas ajustes pontuais ele teria formado um grupo muito mais forte e competitivo do que o atual e mesmo com as atuais contusões de tantos, o Palmeiras teria as peças de reposição a altura de suas necessidades mais prementes.

Concordando ou discordando deste velho bloguista palmeirense, deixe a sua opinião!

COMENTE COMENTE COMENTE