Observatório Alviverde

05/12/2020

SANTOS 2X2 PALMEIRAS FALTOU MARCAÇÃO INDIVIDUAL EM MARINHO PARA QUE O VERDÃO OBTIVESSE UMA VITÓRIA CONSAGRADORA!

Dou o devido desconto a Abel Ferreira pelo evitável empate de ontem contra o Santos,

Foi um jogo em que mesmo com a ausência dele (com Covid) o Palmeiras poderia ter sido o vencedor até com uma certa folga, mas as coisas caminharam para a igualdade.

Na verdade, o Palmeiras entrou em campo ontem representado por uma espécie de terceiro time, e, parece, ninguém alertou o português sobre a capacidade individual de Sotelo e Marinho, mormente de Marinho, os grandes responsáveis pela dinâmica ofensiva do time praiano.

Certamente que por sua condição de noviço, Abel, repito, em casa, ainda não conhece as principais características dos adversários do Palmeiras e nem sabe do que as individualidades que enfrenta são capazes. 

Foi por sua ignorância (no melhor sentido da palavra) da forma de jogar do Santos, baseada ofensivamente nas individualidades de Sotelo e Marinho, mormente de Marinho, que o Palmeiras acabou obtendo um resultado que, se não foi e nem é o pior, não interessava para quem quisesse brigar pelo título.

Marinho, outra vez, deitou, rolou e desequilibrou!

Por que?

Simplesmente porque jogou livre o tempo todo, sempre com muito espaço, sem ter contra si a chamada marcação individual antigamente conhecida como "homem a homem" ou a "que funga no cangote"!

A marcação trivial não antecipava Marinho ou Soteldo e só chegava quando eles já tinham a bola nos pés e partiam para a infiltração,  para o drible, para o cruzamento ou quando limpavam para arrematar de pé esquerdo, (Marinho) ou de pé direito (Sotelo) sempre com muito perigo contra o gol de Weverton.

É óbvio que se marcado por algum defensor tipo carrapato eles teriam desfrutado de muito menos chances de atuar da forma como atuaram pelas dificuldades, que teriam para fugir da marcação e se apresentar para o jogo.

Mas -fique registrado- o fato de o Palmeiras não ter designado alguém em especial para, se não contê-los, ao menos controlá-los, interveio diretamente no resultado final de um jogo que o Verdão poderia ter vencido !

Outro erro palmar do português foi aquele de ter desamparado Mayke que ficou inúmeras vezes no chamado "mano a mano" com Sotelo.

Para cobrir o setor abriu mão do maior talento ofensivo palmeirense, Veron, para ajudar na defesa, cometendo, assim, cometido um pecado tático mortal, sacrificou o ataque palmeirense e o próprio time.

Não gostei -ao menos pelo que vi ontem- , individualmente, do quarto zagueiro Kuscevic que estreou ontem e mostrou que está muito aquém de Gomez e ainda despreparado para a titularidade.

Num jogo em que se ninguém jogou tão mal também não jogou tão bem, há que se ressaltar o esforço, a abnegação e a entrega do time palmeirense que, mesmo diante de tantos desfalques, mostrou que ainda tem chances de proporcionar alegrias à entusiasmada torcida palmeirense. 

As críticas que faço ao técnico e ao time não significam que este velho cronista esteja implicando com Abel Ferreira e sua "troupe"...

São críticas meramente construtivas, haja vista que se o técnico lusitano se nada houvesse feito de quando chegou a esta parte, seria credor de nossos elogios pelo fato ter conseguido mudar  a atitude de um elenco em que até Lucas Lima passou a ter atuações aceitáveis.                                 

COMENTE COMENTE COMENTE