Observatório Alviverde

06/12/2011

DESTA VEZ NÃO PODEMOS ERRAR!

 

Vivemos a transição de outra temporada lúgubre e sombria para a nossa coletividade.

Estamos no limiar de 2012 que chega, ao contrário de dezenas de outras vezes, sem nos trazer tantas esperanças, mas esse é um bom sinal.

Quem torce pelo Palmeiras sabe quanto pesa na vida do time, a nossa anárquica Societá Esportiva.

Sem a influência da Sociedade Esportiva, o Palmeiras time seria incrivelmente maior do que o é.

O Palmeiras é um gigante do futebol dirigido por uma sociedade esportiva parva e anã!

Quem desconhece isso?

@@@@@@@@@@@@@@@@@@

A REFORMA DO ELENCO

Sou, r-a-d-i-c-a-l-m-e-n-t-e contra uma reforma r-a-d-i-c-a-l do elenco como querem tantos palmeirenses.

A reforma r-a-d-i-c-a-l já foi feita com a demissão de Kléber manga-podre.

Precisamos, sim, de dispensas e contratações pontuais para algumas posições. Só!

A partir dessas reposições temos de investir em jogadores experientes, acima da média geral e ficar  de olho na base;

Essas contratações, 99%, terão de ser feitas visando a conseguir o que nos falta há tantos anos e que é a razão primordial de nossas campanhas pífias: a-t-a-c-a-n-t-e-s.

Sem atacantes continuaremos seguidores da filosofia da escola de goleiros, cujo grande goleiro formado por ela, até agora, resumiu-se a Marcos.

Não, não estou falando de goleiros medianos, mas de grandes goleiros. Entre os que saíram e os que continuaram existe algum grande goleiro?

Como eu torci para que Felipão contratasse o goleiro Luís do São Caetano, não tanto por ele, também mediano, mas para acabar com essa conversa!

É preciso acabar, também, a imagem quimérica da “defesa que ninguém passa”.

Isso não existe e nem tem relevância no contexto, se não se tiver uma linha atacante realizadora, que faça muitos gols.

Observem que fomos a segunda defesa menos vazada do Brasileiro e estivemos ameaçados seriamente pelo descenso.

Se uma equipe tiver zagueiros categorizados, tanto melhor. Mas Palmeiras e, principalmente, o Corinthians, provaram, de uma vez por todas,  que é possível ter uma defesa de zagueiros, individualmente, técnicamente, medianos e ser ótima!

Nem Palmeiras nem Corinthians tinham craques na defesa.e nem goleiros de primeira linhagem.  Os sistemas táticos de Tite e Felipão é que fizeram a diferença.

A marca recorde de empates do Palmeiras neste Brasileirão, define de uma forma bem explícita a diferença entre os times, posto que os esquemas, à gaúcha, são os mesmos. Tite é discípulo de Felipão!

Os dois times foram iguais na porta da cozinha, mas a diferença começou nas individualidades do meio de campo e terminou com vantagem avassaladora das galinhas lá na porta da sala, onde o diferencial não é o esquema, mas as peças individuais. A diferença era brutal!

O ataque corintiano assinalou 53 gols. Fosse Tite mais ousado e o esquema mais aberto, chegaria ao dobro. O nosso chegou apenas aos  43 e ficou devendo!.

Enquanto as galinhas tinham um numeroso grupo de atacantes bons e experientes nós tínhamos um número restrito, com o handicap sofrível da presença de Kléber Manga podre e da ausência de Valdívia.

As contratações de Fernandão e de Ricardo Bueno, tão tardias quanto a  dispensa do abominável Kléber e a chegada de César Sampaio, remediaram a situação. Por isso não fomos rebaixados.

@@@@@@@@@@@@@@@@@

A MELHOR DEFESA É UM BOM ATAQUE

O Palmeiras precisa priorizar a contratação de bons atacantes, sem o que vai continuar à margem dos títulos e das conquistas em 2012.

Precisamos de uns cinco jogadores do meio de campo para a frente, mas, para a defesa, necessitamos, apenas de um bom lateral esquerdo e de um ou dois zagueiros para compor o setor.

O meu receio é que o Palmeiras, em decorrência da filosofia defensivista de Felipão, continue investindo estupidamente em zagueiros.

Nosso problema não reside na defesa, mas na falta de gols. Essa é que é a nossa doença crônica.

Considerem que as táticas defensivas adotadas por 90% dos clubes, o Palmeiras não é exceção, mas o maior exemplo, pressupõem os times  fechados a partir do recuo dos homens do meio campo, defendendo em bloco e  diminuindo os espaços.

Tais sistemas não exigem zagueiros de alto estofo técnico. Bastam medianos bem preparados fisicamente! Qual de nossos zagueiros ou entre os campeões corintianos é um craque?

Tudo isso foi dito para que Felipão e a diretoria do Palmeiras compreendam que zagueiro bom e laranja, em todo lugar se arranja. Difícil é encontrar atacantes que resolvam. Defender, nos planos táticos da escola tática gauchesca, é muito mais fácil!

Conclusão: apostemos todas as fichas em atacantes e deixemos que o nosso esquema, igualzinho aos demais, nos conduza um posso à frente, do excesso de empates ao excesso de vitórias.

@@@@@@@@@@@@@@@@@@

ALO DIRETORIA, CHEGA DE BAIXOTES. CAIA NA REAL!

Todo o ano é uma leva de baixotes anêmicos, , sem físico, enfeitadores e improdutivos que chega ao Palmeiras, sem que os nossos problemas sejam resolvidos.

Baixote, no futebol de hoje, para jogar em time de alto nível, tem de jogar muito bem e aguentar o tranco igual o Valdívia. Do contrário, não serve.

Assim como o vôlei e o basquete, o futebol também se transformou em um esporte para atletas de um físico mais avantajado, conquanto não despreze ou prescinda dos baixotes de boa técnica e velocidade mas com força e habilidade. Futebol não é Futsal, onde reinam os sobrinhos da Xuxa!

Sem nenhum preconceito contra pessoas de menor estatura (não sou tão alto), arrisco-me a dizer que, se entre os nossos novos contratados vierem, a exemplo de anos anteriores, muitos jogadores da estatura física de Lincoln, de Kléber, de Pierre, vamos,.apenas, participar e fazer número em mais uma temporada.

MUITOS ATACANTES QUE RESOLVAM, HOJE, AGORA, JÁ!

COMENTE COMENTE COMENTE