Observatório Alviverde

27/10/2019

PALMEIRAS SOFREU MUITO PARA VENCER EM FLORIPA, MAS O FLAMENGO SOFREU AINDA MAIS!


FIM DO PRIMEIRO TEMPO 0 X 0

(escrito no intervalo do jogo)

Esperar o que de um time de "armandinhos"? Todo mundo (só) arma, até o centroavante!

Posse de bola para que, se em futebol o que vale mesmo é bola na rede?

Quantas vezes dissemos que começar o jogo com Lucas Lima é como atirar contra o próprio pé?

Lucas Lima deveria ter seu nome mudado para Lucas Lento que é o que, na realidade, ele é...

E, mais: como não tem elã, alma, raça, empenho e não tem nada, constitui-se em um verdadeiro tormento para a torcida palmeirense. LL faz com que o time jogue com dez quando é escalado.

Ontem, de que adiantaram a predominância e o envolvimento palmeirenses mediante a maior posse de bola, se os jogadores palmeirenses não sabiam o que fazer com a bola quando chegavam nas imediações da área?

O (falso) domínio chegou à marca de quase 75% em alguns momentos, mas apenas do campo defensivo do Verdão até a intermediária do time catarinense. Sem perspectivas de penetração os jogadores palmeirenses tocavam para os lados, ou, inexplicavelmente, para trás.

Diante da situação pergunta-se a Mano Menezes: "Por que entrar com o ineficaz Lucas Lima e com o inepto Carlos Eduardo que é jogador de bola comprida e só sabe jogar (mal) com espaço?

Para o time melhorar e ganhar um pequeno alento com mais profundidade ofensiva, a primeira providência a ser tomada no 2º tempo, teria de incluir a saída imediata do ineficiente Lucas Lima.

Com a saída desse peso morto, creio, todo mundo tem condições de melhorar, a partir dos laterais que menos preocupados com a marcação no meio de campo (Lucas Lima deixa uma avenida para os companheiros cobrir) apoiariam mais. Nessas circunstâncias, até Carlos Eduardo e Deyverson poderiam render mais.

Infelizmente o problema este ano parece que não é tanto o Flamengo perder, mas o Palmeiras vencer. 

De qualquer forma creio que a vitória sobre o Avaí, mesmo com sacrifício, acabará acontecendo!


SEGUNDO TEMPO (escrito ao final do jogo)

Conforme previ, de fato, o Palmeiras venceu, embora com imensas dificuldades.

Não, não estou fazendo nenhuma campanha contra o Mano. Definitivamente, não! Sei, perfeitamente que todos os jogos do Brasileiro são difíceis, mas isso não pode ser desculpa quando um técnico tem em mãos o decantado "melhor elenco do Brasil".

Mas quem coloca Lucas Lento, digo, Lucas Lima como titular, constata que ele não está fazendo nada em campo e o mantém após o intervalo  não está querendo, em minha opinião, ter um time ofensivo, objetivo e nem está querendo ou ganhar o jogo.

Se mal pergunto me desculpem, mas o nosso finório diretor de futebol não estaria solicitando a Mano um especial favor de colocar Lucas Lima em campo a fim de que o jogador se valorize ao menos um pouco e o Palmeiras possa negociá-lo para minimizar o prejuízo decorrente de sua pior contratação nos últimos anos, extremamente cara e sem serventia?

Na real, quem escala LL quer, sim, um time de toque de bola, preferentemente para os lados e para trás e sem a menor capacidade de chegar ao gol adversário.

Houvesse Mano colocado Scarpa em campo de cara e o time -com certeza- teria sido outro, muito mais ofensivo e com mais capacidade de chegar ao gol adversário.

O que não dá para entender é que o Palmeiras, anos luz mais time do que o Avaí, se iniba em campo e seja dominado por um adversário muito mais fraco. O Palmeiras teve contra sí três lances cruciais em que foi salvo por Weverton. Não fosse ele e o jogo poderia ter tido outro desfecho.

Em resumo, Weverton, que defendeu o que foi possível (ele não é especialista em defender pênaltis) salvou o time o Palmeiras de um pior resultado.

Deyverson, que fez um gol e provocou o pênalti que rendeu a vitória ao Verdão, foram os melhores palmeirenses em campo num jogo que passou a ser futebol sob chuva a partir dos 20 minutos do segundo tempo.

Ficou, ao menos em mim, a sensação de que, para vencer os bambis esta semana, o Palmeiras além de alterar o time na meia-cancha, terá de jogar um futebol muito superior ao adversário, sobretudo do meio campo para a frente, justamente onde se encontra  o chamado "calcanhar de aquiles" da equipe.

PS- as opiniões dos participantes não refletem necessariamente o pensamento do blog e são da total responsabilidade de quem as escreve! (AD)     
COMENTE COMENTE COMENTE

TRÊS PONTOS HOJE EM FLORIPA, MAIS DO QUE OBRIGAÇÃO É IMPOSIÇÃO!


A manchete da postagem define com clareza o pensamento deste velho escriba acerca do Avaí x Palmeiras desta tarde na capital catarinense, no qual o Verdão não pode, sequer, empatar. 

Sem William e Marcos Rocha, titulares que vinham jogando, o Palmeiras também terá as ausências de Luiz Adriano e Ramirez, que há muito tempo permanecem sem jogar.

William e Rocha de há muito estão contundidos e suas contusões, pelo que se deduz de seus tempos de ausência, são muito mais graves do que o alegado "simples cansaço muscular" que os acometia.

Outro que estará ausente do jogo contra o Avaí será o paraguaio Gomes, mas em decorrência de ter levado o terceiro cartão amarelo no jogo passado contra o Athlético PR.

A única dúvida é o aproveitamento ou não de Scarpa que, no mínimo, vai figurar no banco de reservas.

Avaí e Palmeiras é um jogo previsto para as 18h de hoje no Estádio da Ressacada em Floripa e o Palmeiras, desta vez, não terá a relativa vantagem de jogar conhecendo o resultado de  Fla x CSA que jogam às 19 H, no Maracanã. 

Na verdade, o Verdão terá de fazer o resultado independentemente do que possa ocorrer com  rival que, ao que tudo indica e em condições normais, deve vencer o jogo facilmente.

Ou irá prevalecer a tese antiga de que um time que comemora um título, uma classificação, uma conquista ou coisa assim costuma perder o jogo seguinte?

O goiano Wilton Pereira Sampaio, da Fifa, vai apitar Avaí x Palmeiras, e esse é um árbitro que não me agrada por ser, já há muitos anos, um contumaz perseguidor do Palmeiras.

Ajudam-no na tarefa arbitral Fabrício Vilarinho da Silva e Bruno Rafael Pires, os dois bandeiras. 

Diego da Costa Cidral de Santa Catarina, será o quarto árbitro. 

O VAR, formado  por uma equipe de Goiás terá no comando o conhecido Elmo Cunha.

Em relação ao confronto, ao menos na tela e nos números o Verdão é franco favorito pois há uma diferença brutal nas campanhas.

Enquanto o Verdão é o vice-líder do Brasileiro com 54 pontos, 15 vitórias e 42 gols marcados o Avaí é o lanterna com apenas 17 pontos 3 vitórias e, apenas, 13 gols assinalados.

O Palmeiras terá novidades no jogo desta tarde-noite em Floripa. 

Com as entradas de Luan no miolo de zaga, Lucas Lima na meia cancha e Carlos Eduardo no ataque, substituindo respectivamente o suspenso Gòmes, o fraco Zé Rafael e o contundido William, o time contará com as manutenções de Jean na lateral direita e de Deyverson no comando do ataque. 

O mais provável time palmeirense para hoje deve ser este:

.................Weverton.................
Jean, Luan,Vitor Hugo e Diego. 
Melo, Bruno Henrique e Lucas Lima.
Dudu, Carlos Eduardo e Deyverson.

Você acredita em vitória fácil ou admite que o Palmeiras terá problemas ainda que esteja enfrentando o time mais fraco e desacreditado deste brasileiro?

COMENTE COMENTE COMENTE