Observatório Alviverde

16/09/2019

DUDU NÃO ENFRENTA O FORTALEZA DOMINGO QUE VEM NA CAPITAL CEARENSE!



Que Dudu, há muito tempo, é o principal jogador do Palmeiras, creio que é ponto pacífico e não comporta qualquer discussão.

Há como que uma identificação constante entre ele e o time, e o clube, e a torcida e a todas as comissões técnicas que têm assumido o elenco palmeirense de 2015 a esta parte.

Entre todos os investimentos palmeirenses no mercado, em termos nacionais ou internacionais, nenhum atleta proporcionou tanto retorno ao Palmeiras quanto ele.

Propostas para tirar Dudu do Verdão nunca faltaram, mas o clube sempre soube contornar todas as situações desse teor, mantendo esse esplêndido jogador no elenco já há cinco longos anos. Parece que foi ontem!

Dudu tem comportamento profissional oposto à maioria de seus companheiros de profissão pois mesmo sendo um jogador em nível de Seleção, um expoente do Palmeiras, e, por extensão, do próprio futebol brasileiro, é um atleta que adora estar em campo, que não se omite e que passa a impressão que é palmeirense desde criancinha, ainda que, eventualmente, possa nem ser.

Todos os títulos conquistados pelo Verdão, da administração do revolucionário Nobre aos dias de hoje, tiveram, mais do que as simples digitais, a presença importante e decisiva desse atleta, pequeno no tamanho para os padrões das gerações desta época, mas um gigante inigualável quando veste a gloriosa "maglieta" alviverde, a mais linda do planeta.

Mas nem tudo são flores.

Ao receber o terceiro cartão amarelo no jogo de sábado passado contra o Cruzeiro, Dudu estará de fora do compromisso palmeirense domingo que vem no Castelão diante do Fortaleza. 

Será um desfalque e tanto, daqueles muito sentidos, haja vista que Dudu, mesmo sob Felipão, participou de 99% dos jogos do Verdão porquanto ele nunca se permitia ficar no banco e pode-se dizer que "brigava", se preciso fosse, para não sair do time principal". 

Isso tem nome e chama-se profissionalismo. Quem nos dera que o elenco todo tivesse essa têmpera. Fosse assim e Felipão sequer teria saído!

Por isso é que sempre se disse que o Palmeiras, fosse nos jogos em que estivesse representado pelos titulares ou pelo segundo time seria escalado com Dudu, o único titular, e mais dez.

Resumo do caso:

Como Dudu -repito- sempre foi titular, eu não sei, os companheiros dele não sabem, o técnico que está chegando não sabe e, enfim, ninguém sabe mesmo quem será o substituto dele no time do Palmeiras quando do importante jogo de domingo que vem!

Quem você escalaria para o lugar de Dudu?

Temos algum atleta capaz de substituí-lo à altura, individualmente, isto é sai Dudu e entra, simplesmente, outro jogador?

Ou será necessário que, paralelamente, Mano efetive outras alterações e até mude a tática de jogo?

Como você aconselharia Mano Menezes a agir, para que o Palmeiras pudesse ter o melhor, dos pontos de vista tático e individual?

COMENTE COMENTE COMENTE