Observatório Alviverde

17/05/2015

VALDIVIA NÃO FOI BEM CONTRA O JEC, MAS TIVE A IMPRESSÃO DE QUE ELE PODE ESTAR SENDO BOICOTADO DENTRO DO PRÓPRIO ELENCO!


COM O ESTÁDIO VAZIO, TERMINOU O PRIMEIRO TEMPO DE JEC X VERDÃO: 0 X 0 

Image result for joinville estádio vazio jec x palmeiras

(COMENTÁRIO FEITO ONTEM, NO INTERVALO DE JEC X PALMEIRAS.  

Domínio amplo, completo e total, o do Palmeiras...
Mas só do meio de campo à entrada da área do JEC.

Apesar de impor-se em 80% das ações, o Verdão só conseguiu dois chutes longos sem o menor perigo de gol.

Da entrada da área adversária em diante, o time do Palmeiras não sabe o que fazer com a bola.

Falta a solução, falta o armador, falta Valdívia!

Com ele no time, anotem, até Leandro Pereira, o pior em campo, vai jogar bem no segundo tempo.

Creio que o Mago vai entrar no lugar de Robinho.

COMENTE COMENTE COMENTE

ESTA, REPITO, FOI A MATÉRIA ESCRITA, ontem, NO INTERVALO DO JOGO.

(continuação)

 Image result for BOICOTE

Oswaldo Oliveira *não estou pedindo-lhe a cabeça*, errou, quando, no intervalo do jogo, substituiu Egídio por Zé Roberto, afundando, tática, técnica e fisicamente, o time.

Os efeitos colaterais do remédio tentado, Valdívia no lugar de Zé Roberto e este, na lateral esquerda, substituindo Egídio, foram danosos e, por pouco, não levaram o paciente *o Palmeiras* a óbito.

Zé Roberto, em que pesem suas técnica, disposição tática e força de vontade, não pode *jamais* ser ala...

A não ser que o Palmeiras se utilize de um sistema de retranca como aquele de Scolari, quando Zé atuou na posição, ano passado, com a camisa do Grêmio.

No Palmeiras, Oswaldo de Oliveira parece desconhecer que as maiores exigências para que um jogador ocupe uma ala, são, uma boa capacidade de desarme, pique, força e boa capacidade de recuperação, isto é, tudo o que, hoje, Zé Roberto, que já teve, já não tem. 

Em face da idade provecta *ele é um dos jogadores mais velhos em atividade no Brasileirão 2015*, Zé Roberto, não há como negar, está em flagrante declínio. 

Por isto, tem de ser aproveitado *sempre* de maneira seletiva, com parcimônia e inteligência, sem a obrigação de entrar ou de estar presente em todos os jogos tanto e quanto de participar da totalidade do tempo de cada jogo em que for escalado. 

Seu talento *tudo o que restou a ZR e que não é pouco* tem de ser explorado na plenitude de sua capacidade, ainda que ele atue, apenas, por cinco ou dez minutos em determinados jogos.

Seria, isto, antiprofissional? Não, absolutamente não, e,  pelo contrário, profissionalíssimo!

Antiprofissional, sim, foi a aquisição de um jogador com data de validade vencida, conforme protestei e denunciei assim que ele chegou.

Porém, mesmo considerando que o Palmeiras merecia coisa melhor, a partir do momento em que Mattos consumou a besteira, compete a Oswaldo saber administrá-la.

E tem de fazê-lo da melhor forma possível, aproveitando a estupenda condição técnica e a larga experiência do jogador.

Esses fatores têm de ser aplicados, com sabedoria e inteligência, no contexto de um time que, no quesito talento, salvo algumas exceções individuais, está bem longe do que se possa chamar *ainda*, de ideal !

E fique, Oswaldo, sabendo que, por falta de uma média de produção física, ZR não vai poder *nunca* ser considerado titular absoluto, daqueles que nunca saem do time. 

Às vezes, será preciso que ele vá para o banco, a fim de poder entrar no momento decisivo de um jogo difícil, e tentar mudar-lhe o panorama. 

Detalhe: sempre em funções meiocampistas, isto é, raramente e só em último caso, *em última instância*, como lateral.

Ontem, contra o JEC, o Palmeiras soltou pouco o lateral Lucas, cujo trabalho restrito a marcar, fez com que o Verdão perdesse uma importante peça de apoio. 

Oswaldo precisa compreender a importância fundamental de Lucas, não só para defender, como, também, para atacar. 

Um jogador que, como ele, exerce, ao nível de craque, as duas funções, não pode fica restrito, exclusivamente, a, apenas, uma.

Embora, Lucas, ontem, ao lado de Vitor Hugo, tenha se constituído em um dos expoentes do time, o foi, apenas, em termos defensivos.  

Sua brilhante faceta de lateral moderno e ofensivo, em razão do esquema, burro e inadequado, não foi explorada convenientemente como de outras vezes, com grandes prejuízos para o Palmeiras.

Lucas, atuando, exclusivamente, na função de defensor, como ocorreu ontem, acaba se constituindo em um grande desperdício de talento. 

Mais do que isso, é, principalmente, abdicar de uma jogada ofensiva fortíssima *talvez a mais forte do reduzido repertório de Oswaldo*, pelo lado direito do campo. 

Quero falar, finalmente, a respeito da entrada de Valdívia. 

Queiram ou não os seus detratores, mesmo com a atuação apagada de ontem, muito abaixo de suas potencialidades, qualidades e possibilidades, o chileno deu uma dimensão diferente ao ataque do Palmeiras.

A partir de sua entrada na equipe, o Verdão tornou-se mais efetivo, agressivo e perigoso, com boas condições de ganhar o jogo, como não fizera durante todo o transcorrer do 1º tempo.

Fique claro, porém, que, nas mesmas proporções, a entrada de Valdívia expôs o Palmeiras à derrota, em face da falta de marcação no setor, decorrente da diminuição de pegada, com a passagem de Zé Roberto para a lateral esquerda.

Foi um erro grosseiro de Oswaldo Oliveira *a pior expressão individual do jogo*, agravado, ainda, por outro que cometeu, de colocar Kelvin no lugar de Rafael Marques.

Essa estúpida alteração *o certo seria no lugar de Dudu*, foi quase um tiro no coco, um suicídio, expondo, ainda mais um time já vulnerável, que jogava, escancaradamente, aberto na etapa complementar, sem a menor metodologia de jogo. 

O que imaginava Oswaldo, com a manutenção dos *ontem* improdutivos Leandro Pereira e Dudu? Honestamente, não sei dizer!

Dudu, só Oswaldo não viu, estava preocupadíssimo com o gancho que, seguramente, vai tomar esta tarde do TJD da FPF.

A suspensão, que promete ser duríssima deve tirá-lo dos campos por muito tempo! Por isto Dudu não jogou *absolutamente* nada! Por que, diabos, então,não foi substituído?

Leandro Pereira, literalmente, foi o melhor zagueiro do JEC. Jogou de costas para o gol adversário, praticamente, o tempo todo.

Como centroavante, não acertou um único ou isolado passe importante em 90 minutos, tanto e quanto recuou demasiadamente todas as bolas que passaram pelos seus pés e não teve o menor poder de infiltração.

Aí residiu outro erro palmar de Oswaldo que, mesmo sentindo que Leandro Pereira era peça decorativa e que não correspondia, não tomou a iniciativa de substituí-lo.

Sei, perfeitamente, que as opções de substituição no ataque do Palmeiras limitavam-se ao limitadíssimo Cristaldo *redundância proposital*. 

Culpa, claro, do cabaçasso Alexandre Mattos, a quem tantos chamaram, de gênio e, até, impropriamente, de Mittos.

Quando ele partiu para a "farra das contratações" eu disse, neste blog, que, deslumbrado, ele parecia desconhecer a importância da contratação de atacantes, a mais importante entre todas, no contexto da formação de um time de futebol.

Por seu desconhecimento, o Palmeiras, hoje, tem, apenas, uma promessa de bom potencial, Leandro Pereira, e um esforçado meia-boca, Cristaldo.

Com dois atacantes medianos no elenco e com tão pouca vocação para o gol, como pode, então, o Palmeiras, imaginar-se um time de ponta?

E *pior ainda*, com um meia armador espetacular, que faz a diferença e que no futebol da atualidade é um gênio, como pode o Palmeiras esnobar para não ficar com o jogador? 

Seria, em última análise, por falta de coragem, peito e culhões para enfrentar a oposição de uma mídia raivosa, flagrantemente antipalmeirense?

Ontem, não sei se vocês notaram *meu irmão notou e eu notei* muitos jogadores palmeirenses não passavam a bola para Valdívia, em situações nas quais ele estava livre e muito bem colocado.

Houve uma omissão irritante, por exemplo, de Robinho em passar a bola a Valdívia, livre, optando, ele, por uma incerta virada de lance na outra lateral de campo, que não redundou em *absolutamente* nada!

FIQUEI COM A IMPRESSÃO DE QUE JÁ TEM GENTE NO PRÓPRIO ELENCO, QUERENDO VER VALDÍVIA PELAS COSTAS!

TOMARA QUE SEJA, APENAS, UMA FALSA IMPRESSÃO!

COMENTE COMENTE COMENTE 


NA TV
Imaginei que, por questões logísticas, Milton Leite, que transmitiu, Coritiba X Grêmio, sábado em Curitiba, descesse a Joinvile, geograficamente muito próxima, e transmitisse JEC X Verdão.

Porém, tive a agradabilíssima surpresa de constatar que Luis Carlos Júnior, locutor titular do Sportv-Rio de Janeiro, transmitiu o jogo! Uma pena que ao lado de huno Beletti. 

Quando será que a Rede Globo vai dar dignidade à profissão, aos jornalistas e ao jornalismo, acabando com a farra dos ex-jogadores, nem sempre bons comentaristas? A maioria é, literalmente, com *perdão pela expressão*, uma merda!

A transmissão de Luís Carlos para JEC X Palmeiras, esteve dentro de nossas expectativas. Foi excelente, posto que o narrador é excelente, tanto e quanto os trabalhos de Hernan e da repórter Alessandra Flores!

Ninguém sabe porque, até hoje, Luís Carlos ainda não assumiu um lugar de narrador na Globo matriz, posto que, tecnicamente, supera, com muita folga, Kleber Machado, supera Luís Roberto e, hoje, até o próprio titular global, o veterano Galvão Bueno! (AD)


JOINVILE X PALMEIRAS JOGAM COM OS PORTÕES FECHADOS AO PÚBLICO! MARCELINHO PARAÍBA, 40 ANOS, ESTREIA PELO TIME CATARINENSE!


 Image result for valdivia no banco
 Oswaldo coloca Valdívia no banco.


O Palmeiras busca hoje, domingo, às 18,30H, fora de casa, em Joinvile, a maior cidade de Santa Catarina, a sua primeira vitória no Brasileirão.

É desnecessário realçar que será um jogo difícil e que o time palmeirense será muito exigido. 

O Joinvile não perde em seu estádio há vinte e quatro jogos e sua última derrota foi para o Avaí em julho do ano passado.

Por tradição, o Joinvile Esporte Clube sempre foi assim, desde que América e Caxias, os times que dividiam a preferência dos torcedores da cidade e viviam em crise, fundiram-se para formar o JEC, no final da década de 70.

A larga invencibilidade, porém, pode ser um peso para os "catarinas", que jogarão premidos pela responsabilidade de mante-la, fator esse que pode levá-los ao "stress" e facilitar a vida do Verdão.

O JEC estreou, neste Brasileirão, domingo passado no Rio de Janeiro e perdeu para o Fluminense por 1 x 0.

Porem, deu imenso trabalho aos cariocas que imitando o Palmeiras jogaram de verde, mas só ganharam "na bacia das almas". 

No Rio de Janeiro, contra o Flu, o JEC jogou com vários desfalques, como o meia-atacante Tiago Luís, o zagueiro Rafael Donato e o atacante Rafael Furlan excluídos da estreia em razão de dores musculares. 

Mas, se o técnico Hemerson Maria quiser, todos podem voltar, hoje, contra o Verdão, pois já estão à disposição do treinador.

Quem vai ficar fora é o volante Naldo, expulso contra o Flu aos 22 minutos, por ter recebido o cartão amarelo logo no início do jogo e, outro, em seguida, ao  cometer outra falta proposital a fim de evitar um gol.

A grande novidade do Joinvile contra o Palmeiras, será a estreia do conhecido veterano Marcelinho Paraíba.

Paraíba completa, hoje, 40 anos e, certamente, vai dar tudo de si por uma boa estreia e pela vitória. 

Como se vê, o Palmeiras não terá moleza ou facilidades,  esta noite, na Arena Joinvile e vai ter de trabalhar duro para obter a sua primeira vitória no Brasileirão 2015.

O caminho do Verdão, registre-se, foi amenizado pela punição imposta pelo STJD ao Joinvile, que vai ter de jogar esta noite com os portões fechados e sem público, em face de incidentes ocorridos em jogo contra a Ponte Preta, no ano passado.

O técnico do JEC, Hemerson Maria está fazendo mistério em relação à escalação do tricolor, mas, já se sabe que a estreia de Marcelinho Paraíba está garantida.

Em relação ao time, o mais provável é este: 

Oliveira; Sueliton, Bruno Aguiar, Guti, Rogério e Wellington Saci. Augusto César (William Popp), Marcelinho Paraíba e Marcelo Costa. Welington Júnior (Anselmo) e Kempes (William Henrique)

O Palmeiras, já definido por Oswaldo, começa o jogo assim:  

Fernando Prass; Lucas, Victor Ramos, Vitor Hugo e Egídio; Gabriel, Robinho, Zé Roberto e Rafael Marques; Dudu e Leandro Pereira.
 

Valdívia vai começar no banco e, se entrar, (deve entrar) ocorrerá, apenas e tão somente, no transcorrer do jogo.

Eu (este é um pensamento muito pessoal que já citei  várias vezes neste OAV) aprovo a atitude de Oswaldo e defendo a tese da entrada de Valdívia decorrido algum tempo de jogo.

Creio que se o Mago houvesse sido lançado assim, aos poucos, saindo do banco, teria adiantado bastante a sua recuperação e já estaria bem próximo de sua condição mais ideal.

Perguntas para você responder:

1) A invencibilidade de 24 jogos que o Joinvile está tendo a obrigação de preservar é melhor para eles ou,  psicologicamente, ajuda mais o Palmeiras?

2) O estádio, sem público, sem a torcida deles que é uma das mais vibrante do Brasil, facilita a vida do Verdão? 

3) O JEC, que tem um elenco de jogadores rodados, vividos e experientes como Wellington Sacy, Marcelo Costa, Marcelinho Paraíba e outros, jogando em casa e respaldado pela invencibilidade de 24 jogos, é o favorito?

3) Valdívia, no banco, entrando, apenas, quando o adversário estiver mais desgastado, fisicamente, e carregado de cartões, é um procedimento útil que ajuda na recuperação do chileno?

COMENTE COMENTE COMENTE 

NA TV

Creio que Milton Leite e o invasor da profissão de jornalista, o ex-zagueiro Gambá que transmitiram o jogo, ontem, em Curitiba, vão narrar o Joinvile x Palmeiras.

Ontem Leite (potencialmente um dos melhores narradores do país) deu um show de transmissão! Narrou pra fora, não engoliu a voz e sempre com muita vibração.

Quero ver hoje, quando ele narra outro jogo do Palmeiras, qual será a sua atitude profissional! Hoje, sem qualquer dúvida, vai dar pra saber e concluir se ele é jornalista ou jornaleiro, tipo Ceretto!

Engolirá, Leite, novamente a voz, narrará pra dentro e sem a menor vibração, contrariado por estar transmitindo um jogo do Palmeiras?

Vamos conferir! (AD)