Observatório Alviverde

25/07/2018

FLU 1 X 0 PALMEIRAS, O ERRO É ESTRUTURAL!


Apesar da derrota, especificamente hoje, não culpo exclusivamente Róger Machado pela derrota.

O problema foi o time que jogou bem no máximo dez ou quinze minutos (se tanto) e, no mais, esteve confuso e irreconhecível em campo.

Malgrado o domínio territorial imposto -estéril e improdutivo-, o Palmeiras, após ter ter levado o gol em momento algum esteve a pique de chegar ao empate.

A princípio quero dizer que (especificamente hoje) não faço críticas ou restrições fortes ao técnico palmeirense que pôs em campo o melhor time possível, ressalvada a titularidade insistente de Barbosa, muito inferior a Victor Luís e mexeu bem no time, a tempo e hora.

Questiono, porém, o sistema tático utilizado que, num primeiro momento, funcionou e levou o Palmeiras a criar duas situações claríssimas de gol, até o Flu "pegar o jeito de marcar aquela maneira de o Palmeiras jogar e anular, completamente, o ataque do Verdão.

O Palmeiras jogava com Scarpa aberto pela direita em posição invertida de canhoto em lugar de destro, visando aos lançamentos longos de virada de jogo (boa alternativa) ou para os cruzamentos em direção à área (péssima) onde não havia jogadores com estatura e qualificação para o jogo aéreo.

O grande equívoco tático do Palmeiras em meu entendimento foi a manutenção constante desse esquema ofensivo com poucas variantes e nenhuma chegada dos meias (Moisés e Bruno Henrique pouco chegaram) o que limitou demais a criatividade do time e gerou pouquíssimas chegadas do time ao gol adversário.

Nem quando no 2º tempo Róger Machado colocou Lucas Lima e Deyverson em campo o Palmeiras alterou a sua forma de atuar e, em razão disso eu não diria que mereceu perder, mas diria, que não merecia vencer.

Como a maioria dos blogueiros anteviu (concordo inteiramente com eles) em termos de campeonato brasileiro o barco palmeirense fez água, e, se ainda não naufragou, só um milagre o faria chegar em primeiro lugar. Mas como esperar "milagres" de um técnico limitado como Róger Machado?

Minha esperança (para que não se perca outro ano) considerando-se que a diretoria não admite mudar o treinador, é que o Versão ao menos se classifique para a Libertadores/19 do ano que vem e que em competições mata-mata como a Copa do Brasil e a Libertadores/18 possa ganhar ao menos um título.

FICHA TÉCNICA:
FLU 1 X 0 PALMEIRAS
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 25/07/2018, quarta-feira
 
Árbitro: Rodrigo D’Alonso Ferreira (SC) Ótimo, Nota 9.
Assistentes: Helton Nunes (SC) e Alex dos Santos (SC) Ótimos, Nota 9.
Público: 22.827 presentes Renda: R$ 565.430,00
Cartões amarelos: Airton e Gilberto (FLUMINENSE); Felipe Melo e Mayke (PALMEIRAS)  Cartão vermelho: Edu Dracena (PALMEIRAS)

GOL do FLU : Gilberto, aos 42 minutos do primeiro tempo
FLUMINENSE: Julio Cesar; Gilberto, Gum, Digão e Ayrton Lucas; Airton (Ibañez), Jadson e Matheus Norton; Marcos Júnior (Everaldo), Júnior Dutra (Matheus Alessandro) e Pedro
Técnico: Marcelo Oliveira

PALMEIRAS: 
Weverton - Ouso afirmar que não é mais goleiro que Prass - NOTA 7.
Marcos Rocha  - Vinha bem até se contundir - NOTA 7.
(Mayke) - Substituiu Rocha à altura - NOTA 7.
Edu Dracena - Não comprometeu mas não brilhou - NOTA 6.
Diogo Barbosa - Não merece a titularidade. É inferior a Victor Luís - NOTA 5
Felipe Melo - Ótimo com a bola no pé, fraco na marcação, cansa facilmente. NOTA 5.
(Lucas Lima) - Perdido em campo sem nenhuma criatividade. NOTA 4.
Bruno Henrique - Apenas esforçado esteve aquém do que sabe e pode. Nota 6.
Moisés - Só lutador. Nota 6.
Dudu - Fez o que pôde e não se omitiu, mas jogou pouco. NOTA 6.
Willian - Andorinha solitária não faz verão. NOTA 6.
(Deyverson) - Definitivamente, não pode jogar no Palmeiras. Sem nota!
PERSONAGEM
Scarpa - Foi a personagem do jogo pois jogou mal, muito aquém do que pode render. Incomodado pelas vaias parecia contido dentro de campo, para o que contribuiu o seu mau posicionamento tático (jogou como ponta e lateral direito lançando longo e sem tomar iniciativas pessoais) NOTA 5
CRAQUE 
Antônio Carlos - Longe de ser craque, foi o melhor palmeirense em campo - NOTA 7,5.
 
Técnico: Roger Machado
Hoje não esteve tão mal, mas já chega de patinar! 

CONCLUSÃO
É imperioso que o Palmeiras mude de treinador o mais depressa possível!
É preciso reinventar o time para que o Palmeiras não perca mais este ano.
Com Róger é impossível a virada de que tanto o time necessita. (AD) 

COMENTE  COMENTE COMENTE