Observatório Alviverde

12/05/2009

A AURÉOLA DE SÃO MARCOS BRILHOU MAIS DO QUE A ESTRELA DE LUXEMBURGO. O PALMEIRAS ESTÁ NAS QUARTAS DE FINAL DA LIBERTADORES!!!

Há tempos que se cobrava de Vanderlei Luxemburgo atitudes táticas compatíveis, a fim de que o Palmeiras pudesse disputar com sucesso a Libertadores. Muitos o tachavam de vaidoso, pelo fato de não abrir mão de times ofensivos nessa competição e atribuiam as suas derrotas à falta de humildade para a aplicação, às vezes necessária, de táticas menos convencionais como a retranca.

Mas, convenhamos que, desta vez, Luxa, do ponto de vista tático, exagerou . Foi muito além do que poderiam imaginar os seus críticos, ou do que poderia crer a nossa vã filosofia palestrina. Retrocedeu do oitenta ao oito e, de forma inaudita em sua carreira, armou um time na retranca.

Atribui-se aos suiços a invenção da tática do jogo fechado ou ferrolho, em que se povoa a defesa para não sofrer gols e, depois, se possível, se tenta achar um gol para chegar à vitória.

Luxemburgo, premido pelas necessidades, inspirou-se no regulamento e, também, quem diria, aderiu ao ferrolho, optando pelo jogo fechado e procurando a vitória através de contrataques.

A possibilidade da classificação por simples empate ou por um gol de diferença (desde que ambos os times fizessem gols), foram os fatores determinantes da adoção de uma postura tática flagrantemente defensivista pelo técnico do Verdão.

Assim, o Palmeiras jogava atrás com Marcos e mais nove "zagueiros". Na frente, só com o K-9, que, "noves fora", era nada! Nada fazia e nada fez! Está virando rotina!

Keirrison "brindou-nos", novamente, ontem, com uma de suas piores apresentações com a camisa verde. Taticamente, tecnicamente, fisicamente, teve uma performance opaca, apagada, quase nula, males que já estão se cronificando nas atuações desse jogador, tido e havido pelos analistas de primeira hora como um craque da mais pura cepa...

Sem a atuação efetiva de K9, foi como se o Palmeiras houvesse entrado em campo com, apenas, dez jogadores. Em 90 minutos Keirrison consegiu criar, imaginem, uma única jogada!

O Sport mandou no jogo de forma absoluta no primeiro tempo. Sufocou o Palmeiras na defesa, impondo forte volume de jogo! Isso obrigava o sistema defensivo palmeirense encostar o traseiro sob as traves, para não sofrer gols e consagrou a atuação do goleiro Marcos.

Nossa defesa foi forte, segura e determinada, cumprindo magnífica atuação. Conseguiu contornar satisfatoriamente o ataque do "Leão", mantendo-se incólume e invulnerável, durante 80 minutos, em dia iluminado de São Marcos.

Os pernambucanos criaram sete ou oito situações ofensivas de muito perigo, só no primeiro tempo. Paulo Bayern perdeu tres gols feitos em chutes à queima-roupa, dois deles defendidos espetacularmente pelo goleiro palmeirense, a expressão superlativa absoluta do jogo!

Por favor, não digam que seja incoerência realçar que o Sport criou tantas situações de gol e a defesa do Palmeiras atuou bem. As situações criadas são normais, decorrentes de cruzamentos para a área, onde impera, absoluto, o imponderável. As cabeçadas, os arremates a gol, as sobras de bola à feição dos atacantes compõem esse inevitável quadro de ameaças a um time que está sendo pressionado e acuado. A partir daí é que entra o mérito incontestável da "defesa que ninguém passa"!

No segundo tempo Nelsinho Batista facilitou a vida do Palmeiras ao retirar de campo um jogador decisivo, Paulo Bayer. Como técnico de pouca visão, Nelsinho só considerou os tres gols perdidos por Bayer, desconsiderando, porém, que só quem tenta fazer gols pode perdê-los, que Bayer era o seu melhor atacante.

Trata-se de um jogador decisivo, emérito cobrador de faltas e escanteios e, muito mais do que tudo isso, um jogador diferenciado no quesito arremate ao gol.

Com a substituição de Bayer, houve como que uma arrefecida dos pernambucanos que só molestaram pontualmente a nossa defesa. Embora mantendo muito mais posse de bola eles só voltariam a nos incomodar partir dos trinta minutos do segundo tempo, quando se lançaram com tudo pra cima do Palmeiras, arrancando na raça uma merecida vitória por 1 x 0.

Que ninguém se engane, guerrinha de torcidas à parte, enfrentamos um adversário de bom nível e difícil de ser batido em quaisquer circunstâncias. Desta vez parece que não há queixas de mau comportamento da parte deles. Se não há queixas, não deve haver reclamações.

Muito além do discurso segundo o qual seria normal a ofensiva rubro-negra, que o Palmeiras pagava caro pelo recuou exagerado de seu time, ou que o Sport atacava por causa da exigência da torcida que lotou a ilha, há que se ressaltar dois erros graves cometidos por Vanderlei Luxemburgo nas substituições efetuadas. Para que não se diga que estou sendo oportunista, registrei as críticas no blog intervalo do jogo e na hora das substituições, quando o placar era, ainda, 0 x 0.

Tirar K 9 era uma obrigação, tamanha era a sua inutilidade. Mas tirar Diego, a não ser por contusão ou limitação física, não era a nossa melhor alternativa.

Um jogador decisivo como Diego Souza tem de continuar no time por múltiplas razões:

Em primeiro lugar, pela sua condição de jogador acima da média.
Em segundo lugar, pelo seu porte físico que sempre impõe respeito e preocupação aos adversários quer esteja Diego defendendo ou atacando.
Em terceiro lugar, pela sua estatura avantajada, que se torna um diferencial no jogo aéreo, pouco explorado, aliás, pelo time palmeirense.
Em quarto lugar, pelo fato de ser, de longe, o nosso melhor batedor de faltas.
Em quinto lugar, pela sua capacidade de decidir partidas através de um lance individual, como ocorreu diante do Coritiba e em outros jogos.

Resumindo: Substituir-se um jogador desse calibre, de tamanha inventividade e improviso, por William, é, convenhamos, no mínimo, um contra-senso.

O gol que sofremos ontem só ocorreu em face miopia de nosso treinador. A saída do garoto Souza, DESTRO, que cobria Wendel, dava suporte à defesa pelo lado direito e ainda puxava contrataques, foi fatal.

A retirada de Souza não era aconselhável, na medida em que não tínhamos ninguém das características dele para a entrar e cumprir as suas funções na faixa direita do campo.

Aos que dizem que Pierre poderia ter ido efetuar o trabalho quero dizer que concordo com eles. Bastaria que Luxa colocasse Mozart para desempenhar a marcação pessoal sobre Fumagali, deslocando Pierre pelo lado direito de nossa defesa, onde o Sport encontrou o caminho propício para chegar à vitória.

Mozart, o substituto, é CANHOTO. Desses que precisam endireitar o corpo para chutar quando a bola cai no pé direito, que só sabe atuar cambando do meio para a esquerda ou da esquerda para o meio. Aliás, já posso adiantar que não mais o vejo como o meia canhoto habilidoso que eu reivindicava para o Palmeiras. Como é que Mozart, atuando na faixa direita da defesa, ponto cego para esse CANHOTO restrito, poderia marcar com perfeição as investidas de Dutra e de Luciano Henrique? Deu no que deu!

Menos mal que fomos para os penaltis. E se eles tinham o ótimo Magrão, nos tinhamos e temos Marcos, o São Marcos, cuja auréola brilhou muito mais do que a estrela de Luxemburgo.

Comemoremos, pois, todos nós, essa retumbante vitória ! Eu disse nós, e tão somente nós, torcedores, porque os jogadores terão de ir neste fim de semana a Porto Alegre para encarar um adversário histórico, o Internacional, o time que mais nos surrou em toda a história dos grandes
confrontos interestaduais brasileiros.
-----------------------------------------------------------------------------------------------
A TRANSMISSÃO DO SPORTV

Tecnicamente, mostrou, explicitamente, as costumeiras dificuldades com o áudio. Será que esses operadores de áudio que chegam ao estádio muitas horas antes, com tempo de sobra para testar os equipamentos estão deixando para fazê-lo em cima da hora ? Isso é feio para um canal que detém a exclusividade de transmissão pois passa a imagem de descaso para com os assinantes.

O volume do microfone de ambiente estava excessivamente alto, em discrepância com o do narrador. A voz do narrador emergia do "fundo do poço", tirando um pouco da qualidade da transmissão.

Aplausos desta vez pelo fato de não terem ocorrido as famigeradas repetições de gols com a bola em movimento e no auge da transmissão como ocorreu sábado passado quando do Palmeiras x Coritiba.

As presenças de Ana Maria Braga e do Louro José enriqueceram a pré-hora, mas faltou o comentarista-jornalista para dar respaldo ao apresentador. Da mesma forma, por que só o Palmeiras não tem ex-jogadores no Redação-Sportv que antecedem os jogos ? Quero-os só alí como entrevistados. Nas transmissões eles roubam o lugar dos verdadeiros jornalistas.

Milton Leite transmitiu muito bem. Não tenho reparos à transmissão do Milton, dono de belíssimo timbre de voz, de ótimo português de excelente fluência verbal. Nem nas estatísticas
ele exagerou desta vez e tudo resumiu-se ao que todos queremos, isto é, a identificação de quem está com a bola e a definição das jogadas.

Alguém notou que ele transmitiu torcendo contra ? Desta vez, não.

Pequena gafe de Milton Leite; "O Palmeiras leva ligeira vantagem sobre o Sport na Ilha. Foram xis empates, com 9 vitórias palmeirenses e 5 do Sport. Então, Sr. Milton quer dizer que com quase o dobro de vitórias a diferença é pequena ? Conte outra, amigão! Mas não se apoquente porque isso acontece até com os melhores locutores da BBC. rsrsrsrsrrsrsrsr

Rizek foi bem mas o gráu de dificuldade do jogo Sport X Palmeiras foi infinitas vezes inferior ao que enfrentou o Noriega no sábado passado. Desta feita não houve, sequer, um único lance que suscitasse dúvidas ou polêmicas.

O Rizek é ótimo, mas prefiro ouvir o Noriega que apresenta uma visão mais técnica do jogo, sem tantas obviedades e com um português de melhor nível e de melhor qualidade.

As minhas notas para a turma do Sportv:

Marco Aurélio Souza, nota 7, Fabiano Morais, 7, Rizek, 7 e Milton Leite 7. Média 7.

COMENTE VOCE TAMBÉM!

DESTA VEZ EU QUERO QUE O PALMEIRAS VENÇA, NEM QUE SEJA HONESTAMENTE!

O Palmeiras já está em Recife. A delegação desembarcou no aeroporto dos Guararapes às 21 horas e 10 minutos da segunda-feira, surpreendendo a tudo, a todos e, principalmente, a torcida do Sport.

A diretoria alegou que a medida foi tomada em decorrência das chuvas que castigam a região, que poderiam atrapalhar o voo de hoje, previsto para chegar a capital pernambucana duas horas antes do jogo .

Entretanto, ao meu sentir, foi uma atitude premeditada que já fazia parte adrede da logística palmeirense, com o firme propósito de proporcionar total tranquilidade ao time e a melhor condição material possível, visando à batalha desta noite na Ilha da Fantasia.

Com a maquiavélica medida, o Palmeiras já começa a ganhar a "guerra" apanhando a ignara torcida leonina totalmente desmobilizada para a "operação vigília", isto é, a queima de fogos por toda a madrugada, com a finalidade de perturbar o descanso dos jogadores palmeirenses.

O Palmeiras, então, pôde viajar com plena tranquilidade ao Cabo, o mesmo local da estada e da concentração da equipe quando do último confronto travado em Recife. Até aí, tudo bem!

Entretanto, passando pelo mais famoso blog do Sport, tive a oportunidade de ler esta notícia:

"Já estão no Cabo. a noite será longa pra eles..., huahuahuahuahuahuahuahuahua". Hoje tem bombardeio a noite inteira".
FACÇÃO LEONINA NO HEMISFÉRIO NORTE .

Esta é, apenas, uma das muitas postagens da torcida do Sport nesse sentido.

Vejam a que ponto chega a torcida desse timeco, certamente com a conivência e aprovação da diretoria. O descaramento e a falta de vergonha dessa gente é algo surreal, que foge, completamente, à compreensão das pessoas de bem.

É evidente que esse comportamento covarde, indigno e rasteiro não é exclusividade deles. Torcedores gaúchos, em jogos decisivos, também agem dessa maneira.

O que se deve sublinhar é que, independentemente da torcida que faz uso dessas práticas sorrateiras, elas refletem, sem qualquer dúvida, atitudes de província, de lugares atrasados, de pessoas de mentalidade embotada, arcaica, medieval, carentes de berço, família, religião, educação, ética, valores morais, respeito...

Podem me chamar de inocente, de trouxa, de "mané", mas eu detesto que o Palmeiras ganhe jogos sem créditos, sem méritos. Não me sinto bem nem nas raríssimas vezes em que um árbitro erra a nosso favor e o Palmeiras vence nessas circunstâncias.

Mas quando vejo o meu Palmeiras recebendo um tratamento torpe, desrespeitoso, indigno de sua grandeza, em flagrante colisão com os mais comezinhos princípios que devem nortear as relações entre os clubes, eu fico torcendo para que percam esses trogloditas, não me importa de que forma.

Os bambis pernambucanos parece que só entendem essa linguagem!

DEIXE A SUA OPINIÃO E COMENTE O PALMEIRAS X SPORT

ANTES DO JOGO,
DURANTE O JOGO
NO INTERVALO DO JOGO
E
AO FINAL DO JOGO, ATÉ QUE PREPAREMOS A NOVA POSTAGEM...