Observatório Alviverde

12/05/2022

PALMEIRAS SE GARANTE NAS OITAVAS DE FINAIS DA COPA DO BRASIL!

 

O Palmeiras não jogou bem mas conseguiu se classificar para as oitavas de final da Copa do Brasil, derrotando a Juazeirense da Bahia por 2 x 1 ontem em Londrina.

Há quem diga que o time atuou em ritmo de treino e que os jogadores quase não se empenharam no sentido de construir um placar mais elástico.

De minha parte, discordo, em parte, dessa tese e lhes digo o seguinte: 

... "não foi só o Palmeiras que jogou mal, mas a Juazeirense que ofereceu resistência, mesmo com um time tecnicamente inferior ao Verdão, conquanto ajustado e arrumado". (Os números do jogo confirmam o que digo.)

Há que se registrar, apenas, um certo acomodo de alguns jogadores do Verdão, o que é perfeitamente compreensível em face do acúmulo de jogos e do desgaste que alguns alegam já começar a sentir.

Vou deixar as análises (tática e técnica) do confronto para vocês e aproveito o ensejo para dizer algumas coisas das quais gostei e outras das quais não gostei relacionadas à "decisão" de ontem.

Gostei, por exemplo, que o Palmeiras fosse a campo com sua melhor formação possível, pois, além de impor respeito ao adversário, renderia mais que qualquer time misto que Abel tentasse formar.

Não gostei, porém, de uma certa acomodação que senti da parte de alguns atletas que, normalmente, não são dados a esse tipo de expediente. 

Marcos Rocha, Zé Rafael, Dudu e Raphael Veiga, atuaram de maneira burocrática, jogando, sem tanto empenho físico e, como se diz na gíria, apenas para o gasto! 

Seria por cansaço em função de um elenco curto que a teimosia da presidente insiste em não aumentar e reforçar?

Ou tudo ocorreu por iniciativa dos próprios jogadores, temendo um desgaste irreversível no auge das disputas de todos os torneios dos quais o Palmeiras participa?

Em compensação, gostei de Weverton, Murilo, Gomez, Scarpa, Danilo e até de Rôni que não jogaram tudo o que sabe mas, ao menos, não se esconderam... Pelo contrário, correram muito e sempre se apresentaram para o jogo.

Só não gostei, mesmo, do lateral esquerdo Jorge, muito longe do competente Piquerez, o titular absoluto da lateral esquerda, que não jogou por contusão.  

Jorge, outra vez, foi o responsável pelo gol sofrido pelo Verdão e, como dizia o maior comentarista da história do Rádio e da TV Mário Morais,"pra jogar "m-a-l", Jorge está precisando melhorar muito"! Eu acrescento: "E pra jogar "b-e-m", então?

Neste final de considerações quero externar algo que, se por um lado me agradou muito, por outro me desagradou e, também, me preocupou. Muito!

Refiro-me à convocação do garoto Danilo para a Seleção Brasileira nas próximas datas-Fifa.

Será útil, ótimo e dará uma valorização imensurável ao jovem atleta palmeirense...

Em compensação deixará o time desfalcado de um de seus principais jogadores, justamente quando os campeonatos mais importantes e badalados começam a exigir mais das equipes.

 (AD)

COMENTE COMENTE COMENTE