Observatório Alviverde

29/06/2017

PALMEIRAS 3 X 3 CRUZEIRO. REAÇÃO INESQUECÍVEL DO PALMEIRAS!


Quando o trio baiano comandado por Jailson de Freitas foi escalado para apitar o Palmeiras x Cruzeiro e a diretoria amadora, como sempre, não protestou, ainda que fosse pela mídia, eu logo imaginei que o jogo não seria nada fácil para o Verdão.

Quando Cuca sem humildade suficiente para jogar atrás e fechado como fizera no domingo passado contra a Ponte, inventou novamente e colocou em campo um time com Fabiano e Zé Roberto nas laterais, me arrepiei.

Acompanho os clássicos Palmeiras x Cruzeiro desde os longínquos anos 60 e sei, de cor e salteado que funciona sempre da seguinte maneira:

O Palmeiras ataca, vai pra cima, domina as ações e toma as iniciativas do jogo, mas proporciona sempre ao adversário a condição de jogar no contra-ataque e ficar mais perto do gol. Ontem aconteceu de novo!

Após um primeiro tempo abaixo da crítica, o Palmeiras, que já trocara o nulo Fabiano por Egídio só se transformou mesmo no segundo tempo quando Borja entrou na equipe. 

Não que Borja tenha tido um primor de atuação, mas pelo fato dele ter se esforçado, dado tudo de si e se constituído no chamado elemento surpresa.

O Cruzeiro esperava Borja enfiado e previsível dentro da área exclusivamente como elemento finalizador, mas ele atuou, muito mais, na armação das jogadas. Dudu foi quem acabou sendo o homem de área e assinalou dois dos três gols que levaram o Palmeiras a um retumbante e histórico empate.

A belíssima virada do 0 x 3 para o 3 x 3 além de ter realçado e resgatado a dignidade do time palmeirense e colocado a cabeça do elenco novamente no lugar, recolocou o Palmeiras na rota da classificação para as semifinais da CdB.

Só que o Palmeiras, na prática, terá de vencer o Cruzeiro em BH pois perdeu a chance de classificar-se via empate, a não ser que venha a ocorrer um inflacionário e improvável 4 X 4 ou extravagantes 5x5, 6x6, 7x7 que, na prática, são impossíveis.


FICHA TÉCNICA
PALMEIRAS 3 x 3 CRUZEIRO
Local: Estádio Palestra Itália, em São Paulo (SP)
Data: 28 de junho de 2017, quarta-feira
 
Árbitro: Jailson Macedo Freitas (BA)
Assistentes: Alessandro A. Rocha de Matos (BA – FIFA) e Eli Carlos Franco de Oliveira (BA)

Público: 32.067 pagantes
Renda: R$ 1.996.242,72


GOLS:
VERDÃO:
 Dudu, aos 6 e aos 16 minutos do 2º Tempo, e Willian, aos 20 minutos do 2º Tempo
CRUZEIRO:
Thiago Neves, aos 6 do 1º Tempo, Robinho, aos 19 e Alisson, aos 30 minutos do 1º Tempo

EQUIPES:
PALMEIRAS: Fernando Prass (Nota 7) ; Fabiano (Nota 2) depois Egídio (Nota 6), Yerry Mina (Nota 6), Edu Dracena (Nota 6) e Zé Roberto (Nota 4) ; Thiago Santos (Nota 5) e Tchê Tchê (Nota 5,5); Roger Guedes (Nota 6) Keno (Sem Nota), Guerra (Nota 6) Borja (Nota 7) e Dudu (Nota 8); Willian (Nota 6)
Técnico: Cuca (Nota 6)
CRUZEIRO: Fábio; Ezequiel, Léo, Caicedo e Diogo Barbosa; Ariel Cabral (Henrique) e Lucas Romero (Hudson); Robinho (Ábila), Thiago Neves e Alisson; Rafael Sóbis
Técnico: Mano Menezes
Cartões amarelos: Thiago Santos, Fernando Prass e Willian (PAL); Rafael Sóbis, Ábila, Hudson (CRU)

COMENTE COMENTE COMENTE

SPORTV
Outra vez a produção do Sportv mostrou seu irritante e  incorrigível anti-palmeirismo, ao repetir "trocentas" vezes um possível impedimento de Thiago Santos no segundo gol palmeirense. 

Os caras exageraram e não paravam de exibir o lance.  Como são ridículos! Eles não conseguem conter a onda de parcialismo que os invade em relação ao Palmeiras!

Ao contrário do que sempre fazem quando um lance parecido ocorre com o Curica, Bambis, Fla ou com qualquer dos clubes que protegem, eles não disseram em momento algum que era um lance difícil para o bandeira.

Pelo contrário, fizeram questão de registrar a irregularidade e culpar o bandeirinha, embora qualquer lance similar que ocorra em relação aos clubes de que gostam, sempre alegam que não há como caracterizar a irregularidade em um lance em que a mão ou o braço estão além da linha do penúltimo homem da defesa. Como são calhordas!

Por que não repetiram  no mesmo número e proporção o pênalti escandaloso sofrido por Borja, agredido com um agarrão seguido de um soco no rosto dentro da área cruzeirense?

Por que não disseram que o árbitro baiano, pessoalmente, ajudou o Cruzeiro a "fazer cera"?

Por que não falaram das sucessivas inversões de faltas, sempre em detrimento do Palmeiras? 

Por que não disseram que o árbitro foi complacente com o jogo sujo e violento dos mineiros que além da violência excessiva cometiam, impunemente, faltas longe de onde se desenrolavam os lances?

Não tenho medo de dizer que se trata de um comportamento profissional antiético e gravíssimo de pessoas ligadas à TV que parecem estar na mídia para -exclusivamente- ajudar seus times de coração e perseguir os  demais com os quais não se identificam!

Sei, perfeitamente, que não foram o Odinei Ribeiro ou o Vagner Vilaron que sugeriram o exagero de exibição das imagens do suposto impedimento de Thiago.

Eles, porém,  me decepcionaram demaaaais pela falta absoluta de críticas a uma arbitragem visivelmente favorável ao Cruzeiro, tanto e quanto se omitiram de reconhecer, na justa medida que o fato exigia, a reação e a espetacular performance do Palmeiras no 2ºtempo do jogo. 

Ah, fosse um jogo do Curica e eles, no mínimo, teriam proclamado aos ares que tinha sido um empate heróico e para nunca mais ser esquecido. (AD)