Observatório Alviverde

31/05/2016

A MÁGICA DE PENSAR GRANDE!


 Resultado de imagem para o pensamento da possibilidade conduz ao exito
 Teria, Cuca, lido esse livro?


Em 11/05/2011, o Palmeiras de Felipão, que perdera fragorosamente para o Coritiba por 0 x 6 (dizem que alguns jogadores entregaram o jogo para derrubar Scolari) travava em Sampa o jogo decisivo pela Copa do Brasil, objetivando reverter o resultado, naquilo que  em futebol se chama de "missão impossível"! Ganhou por um insuficiente 2 x 0.

Antes do jogo este OAV, visando a motivar o time, publicou importante conceito neurolinguístico que dá nome a um livro de Robert H. Schuller:

"O PENSAMENTO DA POSSIBILIDADE CONDUZ AO ÊXITO!"

Estou voltando ao assunto para afirmar que este bloguista acredita firmemente na força do pensamento positivo, embora respeite muito a opinião dos que julgam o contrário.

Em razão disso, encara como útil e positiva a declaração hiper-otimista de Cuca, segundo a qual o Palmeiras será o Campeão Brasileiro de 2016. 

Potencial para o empreendimento o time tem, mas, para poder chegar lá, o Verdão vai  depender, principal e fundamentalmente dele, do próprio Cuca.

Começo dizendo que Cuca, personagem sensível e emotiva, tem, antes de tudo, de concluir as reformas necessárias no elenco, as quais iniciou mas parece não ser capaz de concluir.

É de primeira necessidade a redução de um elenco numeroso que o desconhecimento da matéria (ou seria interesse por contratar?) de Alexandre Mattos, desavisadamente, (ou propositadamente?) construiu.

Cuca precisa entender que já passou da hora da retificação e correção de rumos de um grupo de jogadores que ele próprio não construiu e que segundo o estudo do colunista da UOL Rodolfo Rodrigues, é o segundo elenco mais velho entre todos os que disputam o Brasileiro, superado apenas pelo Santa Cruz de Grafite, você sabia?

Trata-se de um título que nada tem de prático, útil, honroso ou nobilitante, mas, pelo contrário, extremamente preocupante, não bastassem as outras facetas alviverdes de time pequeno, baixo, quase que exclusivamente destro e pouquíssimo provido de canhotos! Obrigado, Mattos! Abra os olhos, Nobre!

Sem querer ensinar o "Pai-Nosso" ao padre ou ao pastor, preciso e faço questão de dizer que Cuca tem de, u-r-g-e-n-t-e-m-e-n-t-e, promover uma diminuição seguida de renovação em seu elenco.

Prioritariamente é necessário agir com resolução e personalidade, sem afagos dirigidos a quem quer que seja. 

Urge que seja elaborada uma triagem no elenco, não sentimental mas essencialmente profissional, que dispense os dispensáveis, e, na medida do possível, diminua a média de idade do grupo e, se possível, uma das mais altas folhas salariais do futebol brasileiro.

Em seguida se faz necessário contratar, pontualmente, dois ou três atletas diferenciados, entre os quais, obrigatoriamente, ao menos um armador categorizado, preferentemente canhoto. 

En Passant: o Palmeiras (faz tempo) precisa priorizar a contratação de canhotos, definir uma onzena e trabalhar, basicamente, em cima dos onze escolhidos por algum tempo até que se entrosem, formem um time e bola pra frente.

Sem essas providências, importantes e necessárias, de nada adiantarão as projeções mentais tão positivas do treinador, tanto e quanto qualquer iniciativa no campo da neurolinguística. 

Antes de Cuca proclamar favoritismos e tentar motivar o seu elenco ele tem de dar confiança aos jogadores definindo o "status" de cada um dentro do grupo e de definir o próprio grupo.

COMENTE COMENTE COMENTE