Observatório Alviverde

03/07/2013

KLEINA OU LUXA?



Por questões de foro íntimo, eu diria profissionais, mesmo sendo este velho blogueiro hoje em dia um ex-profissional, abordei o tema referente a um possível retorno de Luxa ao Palmeiras.

Entretanto creio que seja totalmente contraproducente a insistência no assunto, em que pese o interesse de Brunoro em (re) contratar Luxemburgo, o melhor e mais importante treinador palmeirense de um passado mais recente.

Antes que se fale da competência de Luxa, do profissionalismo de Luxa e dos altos voos que o Palmeiras pode alçar sob esse treinador, se faz mister que se considere, além do inoportunismo da medida, os problemas decorrentes do retorno de um técnico que nos levou à segunda divisão em 2002 por um punhado de reais.

Antes que se analise qualquer outro aspecto é necessário que se saiba, em primeiro lugar, se Luxa estaria disposto a dirigir a equipe na esfera da série B.

Pela vaidade que o anima e pela campanha sistemática de esvaziamento que vem sofrendo, há anos, por grande parte da mídia, mormente pela "intolerável tchurma do Juca", não creio que Luxemburgo submeter-se-ia a uma situação em que ele se rebaixasse em relação aos seus concorrentes, ainda que à frente de um uma agremiação do estofo e do jaez da S.E. Palmeiras.

Da mesma forma, sou convicto de que estivesse o clube em condições de investir no mercado, Luxa não se importaria com nada pois falaria mais alto o "dindim". De uns tempos a esta parte, coincidindo com o declínio de Luxemburgo, apenas e tão somente o dinheiro tem falado alto em sua carreira.

Correm rumores de que seu dileto amigo e grande parceiro comercial, Brunoro, já teria iniciado um "lobby" visando à recondução de Luxa ao comando do Palmeiras.

Se isso, de fato, estiver ocorrendo, Brunoro pode estar dando um tiro no pé (do Palmeiras), pois o ambiente no clube que, ufa, finalmente, havia melhorado, poderá voltar ao "status quo" anterior gerando confusão e disputas em um elenco ainda não estratificado sob o ponto de vista de quem é quem e da importância que cada atleta representa dentro do grupo.

O momento vivido pelo Palmeiras não é aquele de falar em troca do treinador, haja vista que, após longo e tenebroso inverno, somente agora Kleina vai ter em mãos um elenco competitivo suficientemente capaz de render um futebol que nos leve ao título.

Essas notícias veiculadas insistentemente pela mídia (a maldade está na insistência) têm o poder de alvoroçar o elenco e criar um ambiente inadequado pois aqueles atletas que estão entre os reservas tudo farão para defenestrar Kleina, na esperança de galgarem a condição de titulares diante da perspectiva de chegada de um novo treinador.

Neste momento precisamos, ainda que consideremos Kleina inadequado às nossas necessidades de clube de primeira grandeza, é dar mão forte ao treinador e proporcionar-lhe um ambiente a fim de que ele possa desenvolver um trabalho à altura de nossas necessidades e perspectivas na série B.

Esperemos mais quatro ou cinco rodadas pois, sejamos sinceros (todos) Kleina, apesar de muitos erros, teimosias e alguns radicalismos ainda não teve condições de mostrar a sua real capacidade, seja pela instabilidade política, ou, principalmente, pelas contusões que têm transformado o Palmeiras no maior hospital de clubes do planeta.

VOCÊ GOSTARIA QUE KLEINA FOSSE DISPENSADO AGORA?

OU DARIA MAIS QUATRO OU CINCO RODADAS DE PRAZO PARA QUE ELE TENTASSE MOSTRAR SERVIÇO?

COMENTE COMENTE COMENTE