Observatório Alviverde

01/11/2020

SE GALIOTTE NÃO REFORÇAR O ELENCO ABELINHO NÃO DARÁ CERTO E SERÁ OUTRO A SAIR DO PALMEIRAS PELA PORTA DE SERVIÇO!

À véspera de um dos jogos mais esperados deste Brasileirão, Palmeiras x Galo Mineiro, vou deixar para abordar  esse clássico interestadual  na a postagem de amanhã, 02/11, finados, dia do confronto.

Hoje quero dizer que Cebola se despede dos profissionais e retorna às suas atividades nas categorias de base.

Paralelamente, Abel Ferreira, recém contratado estará chegando ao Brasil para -imediatamente- assumir o seu posto, embora ainda não tenha revelado o dia exato de sua chegada. 

Pelos meus cálculos o português deve chegar a tempo de assumir e iniciar as atividades, treinando e preparando o time para o jogo de volta contra o Bragantino) e já sentando no banco quando do segundo confronto contra o time patrocinado pela Red Bull, na 5ª feira da semana que vem, dia 05 de novembro!

Como se nota Abelinho nem chega e já fica responsável pela passagem ou não do Verdão para as quartas de final da competição ele que, seguramente, nem deve saber o que isso representa, seja para o Palmeiras, para a torcida e até para ele próprio.

Se viesse para dirigir outro clube que não fosse o polêmico Palestra, poder-se-ia afirmar que o português estava com as "estradas" da Copa do Brasil, da Libertadores e do Brasileirão semi pavimentadas e que acertar o time seria mera questão de tempo e de uns ajustes. 

No Palmeiras, não!

Não sei o que está reservado ao nosso time a partir da chegada desse incógnito português que, na teoria, é tido como acima da média pela mídia portuguesa e como um dos melhores treinadores da nova geração.

O fato, meus amigos, é que outro fato, aquele dele ser jovem, irá pesar e até antecipo será o fiel da balança, para o bem ou para o mal, das perspectivas de Abelinho continuar ou não por muito tempo dirigindo Palmeiras. 

De minha parte, ainda que recebendo-o muito bem e defendendo que, independentemente dos bons ou maus resultados ele possa ter tempo hábil para mostrar serviço e ajustar o time, confesso-lhes o meu pessimismo, não por ele, mas pelo que conheço do Palmeiras.

Embora torça -sinceramente- para que ele tenha pleno êxito em seu trabalho ajustando o time e conquistando muitos títulos, soltarei rojões se ele conseguir sobreviver por muito tempo à frente do Verdão.

Sei que muita gente exigirá de Abelinho os mesmos resultados colhidos por seu compatriota Jesus à frente do Flamengo do ano passado e quando perceberem que ele não é capaz, irão tratorá-lo, sem dó e sem piedade, da mesma forma que tratoraram Luxa e tantos, tantos e tantos outros.

Só que ninguém vai dizer (alguém, por acaso, disse?) que o Fla NÃO teve em Jesus a peça que fez a diferença como todo mundo e a maior parte da mídia julga?

Sem subtrair os incontestáveis méritos do lusitano, ouso afirmar que aquilo que fez a diferença mesmo, não foi ele ou seu comando, isoladamente...

Fizeram a dferença os craques que o time contratou, mais de um para cada posição, e, além disso,  a incessante disposição do clube em investir em atacantes. 

Vejam que, mesmo tendo sob contrato os melhores jogadores de frente do futebol brasileiro, o Flamengo, ainda que sem uma aparente necessidade, contratou Pedro junto ao Flu e Michael ao Goiás. Esse Michel, o nosso OAV sugeriu para o Galiotte que nem tomou conhecimento.

Com uma verdadeira seleção montada -o time do Flamengo é muito melhor que a Seleção do Tite - vejam que até Domenec Torrent, treinador atual, sem a personalidade de Jesus e sem a menor ascendência sobre o elenco, consegue manter o Fla em nível superior de competitividade. 

O segredo do sucesso do Flamengo é que, do meio campo para a frente, conseguiu montar um dos melhores times do planeta.

Infelizmente, no suceder dos anos, as nossas diretorias não conseguem entender o beabá do futebol, sempre tiveram por hábito não contratar os atacantes.

 Ficaram e ficam a vida inteira correndo atrás de zagueiros, laterais, cabeças de área,  meias clássicos, lentos, jogadores veteranos de renome, e, consequentemente, de treinadores.

É por isto que com exceção feita à decisão do título paulista com a Ponte em 2008 o Palmeiras sempre ganhou os títulos com muito sofrimento, na bacia das almas.

É por isto que os nossos times dificilmente apresentam contundência ofensiva, atacantes capazes de fazer muitos gols e há quanto tempo o placar de 1 x 0 é considerado goleada!

Em minha avaliação, se não concederem alguns reforços ao "portuga" (podem ser até da base,  o Santos e o futebol mineiro já provaram isso) irão repetir os mesmos erros que o Palmeiras vem cometendo há tantos anos de encher o elenco de defensores e economizar na contratação daqueles que, efetivamente, decidem os jogos e emprestam ao time um DNA de ofensividade, os atacantes!

COMENTE, quem quiser...