Observatório Alviverde

17/03/2009

PALMEIRAS 2 x 0 NOROESTE: O JOGO DE UM TEMPO SÓ!

O jogo resumiu-se ao primeiro tempo. O segundo tempo foi ridículo.
Fiel a uma velha tradição, o Palmeiras fez 2 X 0 no primeiro tempo e abdicou de jogar no segundo.
É a velha mania, o velho vício palmeirense de estabelecer a vantagem e de se acomodar, sem mostrar mais nenhuma ambição, nenhuma sede de gol.
Isso, talvez, explica o fato de que, entre todos os grandes do futebol brasileiro, quem mais toma viradas no placar seja o próprio Palmeiras.
O segundo tempo de Palmeiras X Noroeste foi tão medíocre, mas tão medíocre, que me recuso a analisá-lo.
Portanto, vou falar, apenas, do primeiro tempo.
O time do Palmeiras entrou em campo como se estivesse jogando uma final de campeonato. Veio com tudo, esbanjando preparo físico, marcando saída de bola, jogando ofensivamente com muita gana e chegando muito facilmente ao gol do Noroeste.
As incursões pelo lado esquerdo com Armero, o maior lateral das Américas, só hoje "descoberto" pelos guapos profissionais do Premiere, desmontavam, completamente a defesa do Norusca.
Kleiton Xavier vinha sempre de trás, e era a opção constante para as jogadas pelo setor esquerdo, trabalhando com Keirrison e com o colombiano.
Foi num lance desses que o Palmeiras abriu a contagem, numa triangulação no bico direito da área adversária que confundiu a zaga. Ao tentar interromper o lance, o zagueiro do Norusca entregou a bola ao K9 que bateu inapelavelmente para o fundo das redes, em belíssimo gol.
Mas não era apenas por aí que o Palmeiras trabalhava. William, com invejável condição física, corria o campo todo e era sempre uma ótima opção ofensiva.
Diego Souza, mesmo sem ser brilhante como sábado, marcou, atacou e correu o tempo todo.
Sandro Silva marcava muito bem e ainda encontrava tempo e espaço para incursões pelo lado direito.
Tivessemos um lateral direito de verdade que jogasse pelo lado direito o que joga o Armero pelo lado oposto, teríamos criado outras inumeráveis situações de gol. Que se diga "en passant" que estamos carentes de um lateral direito de melhor qualidade, cuja presença aumentaria muito o nosso poder de fogo.
Mas foi pelo lado direito que nasceu o gol que consolidou a nossa vitória. A bola saiu de nossa defesa e foi aprofundada rapidamente a Sandro Silva que havia se projetado para a ponta direita acompanhando o lance em altíssima velocidade. Sandro percebeu Keirrison penetrando pelo meio e cruzou sob medida para que o artilheiro se antecipasse aos zagueiros e ao goleiro, estabelecendo o placar de 2 X 0 que perdurou até o final.
Mas nem tudo foi tão fácil como parece. A nossa defesa mostrou vários erros de deslocamento e cobertura, tendo falhado muito no jogo aéreo e na entrega de bola.
Hoje não houve tantas falhas defensivas pelo lado do Capixaba que, apesar de não ser o lateral ideal, atuou no limite de suas possibilidades. Só Luxa não vê que precisamos de um lateral direito, u-r-g-e-n-t-e-m-e-n-t-e.
Individualmente os destaques do Palmeiras foram Keirrison (apenas pelos gols), Cleiton Xavier, Pierre e Willian pelo primeiro tempo magnífico que desempenharam.
Mas a expressão superlativa do jogo, sem qualquer dúvida, foi Armero, o melhor ala das Américas. Que soberba a atuação do colombiano! Que maravilha de performance! Que postura! Que baita condição técnica! Que extraordinária condição física! Como conhece de bola esse gringo que o Palmeiras foi buscar no futebol colombiano.
Enfim, vencemos e estabelecemos seis pontos de vantagem sobre os gambás, na luta pela ponta e pelas vantagens que o regulamento do campeonato vai proporcionar ao líder na hora decisiva do do campeonato.
COMENTE
-------------------------------------------------------------------------------------------------

SOBRE A TRANSMISSÃO DO PREMIERE

Vejam que continuamos sendo respeitados pela turma da Globo que comanda o Premiere.
Hoje foi um time de primeira que transmitiu o nosso jogo.
Milton Leite, belíssimo narrador, excelente voz e um profissional imparcial, embora muitos que escrevem aqui no OAV discordem do editor, transmitiu muito bem a partida.
Noriega, sem qualquer dúvida, o melhor comentarista entre todos os que compõem o time do Sportv e do Premiere acompanhou o narrador com muita competência.
Edgar Alencar a quem eu não conhecia ou não me lembrava é um bom profissional, pois, ao menos não interrompe abruptamente a transmissão e tem postura discreta.
Revelou-se ingênuo quando Milton criou uma "hipérbole" inteligente ao dizer que Alemão só havia conseguido cortar a trajetória da bola porque tinha o pé grande, ao que Alencar, de pronto, respondeu. "- Alemão calça 42". Ora, 42, para os padrões corporais de hoje, é um número apenas mediano. hahahahaha...

Em meu critério de análise, nota 8 para o Milton, que só não leva um 9 porque foi contaminado pelo ritmo do jogo no segundo tempo e perdeu a vibração.
Nota 8, também, para o Noriega porque, enfim, "Heureka", "Halleluia", "descobriu" hoje, finalmente, que Armero era um "bom" jogador.
E só descobriu o óbvio ululante (royalties para Nelson Rodrigues) aos 43 minutos do segundo tempo, despertado pelo camarada Milton Leite.
Foi patética a frase do Noriega, mais ou menos assim:
"- É Milton, o armero está se entrosando..."
Com todo o respeito, Noriega, você anda mal informado sobre o time de seu coração, não é mesmo? Armero vem sendo destaque desde que entrou na equipe!
OS VACILOS DE MILTON LEITE:
1) Disse que o campo estava cheio de "PÓÇAS" D'ÁGUA. A bem da verdade só cometeu esse vacilo aos 2 minutos de jogo. Não sei se alguém o corrigiu pois a partir daí, não errou mais e passou a pronunciar corretamente "PÔÇAS D'ÁGUA.
2) O uso da pronúncia "apostrofada" embora incomum, não é incorreto. Milton sempre faz uso do recurso e quando a bola entra na área ele diz " fulano levanta para dentro "D' ÁREA". Para mim isso não tem a mínima importância mas muitas pessoas já reclamaram disso.
3) Foi de um péssimo humor a sua tentativa (válida) em dar uma descontraída na transmissão aos 24 do primeiro tempo quando proferiu a seguinte "pérola":
" - O Noroeste é um time de extremos, pois tem Carrasco e tem Bebê".
E o repórter entrou na onda, emendando, segundos depois:
"- Bebê e Bilu fazem um bom meio de campo, mas falta o Tetéia". Até o discretíssimo Noriega entrou nessa pilha de "cacos" absolutamente desnecessários a uma transmissão que se desenvolvia em altíssimo nível.
4) Aos 8 do segundo tempo Alemão deu um carrinho ARRASADOR na entrada da área e derrubou tudo o que havia por perto, Kerrison, inclusive.
Ao rastejar pela grama, tocou a cabeça do companheiro a quem também derrubara, Luciano Bebê.
Além de falta escandalosa, era lance passível de punição com o cartão amarelo. Houve falha dupla do árbitro mas nem Milton nem Noriega abordaram a situação, preferindo falar no assunto que menos interessava, a contusão de Bebê.
Fosse o lance em jogos dos GAMBÁS ou do SPFC eles, minimamente, diriam que Alemão fora "imprudente" e que a falta deveria ser marcada. Foi um erro grosseiro essa OMISSÃO da boa dupla de transmissão do Premiere.

ENCERRANDO: Apesar dos erros, eu fico imaginando porque a Globo Matriz não aproveita Milton e Noriega, seguramente muito melhores do que o fraquíssimo Cléber Machado, do que os vaselinas Caio, Falcão, Escobar e tantas outras nulidades que desfilam ao microfone daquele Canal.

E você gostou da transmissão do Premiere ? Ainda que discorde da opinião do editor,

COMENTE:

PALMEIRAS X NOROESTE.

ESPAÇO ABERTO:

Fale o que quiser desde que o assunto seja o Verdão:

Comente antes do jogo, durante o jogo e até após o final do jogo, enquanto não for postado o comentario final desse importante

Palmeiras X Noroeste.


O espaço é todo seu.

COMENTE: