Observatório Alviverde

12/10/2014

PALMEIRAS 2 X 1 GRÊMIO, UMA VITÓRIA QUE DESAGRADOU, PROFUNDAMENTE, LUIZ ADEMAR, O PALPITEIRO DA TV!



Que vitória, ontem, a do Palmeiras! 

Espetacular...

 
Dorival está fora do texto do jogo! 
Mas, precisaria estar?
Valdívia foi o craque em campo!
Dorival, fora de campo!
A foto no blog é o reconhecimento ao seu trabalho! (AD)

O Grêmio, de Felipão, tomou 2x1, de virada! De virada, como diz o narrador da CBN SP Osvaldo Maciel, é mais gostoso! Muito mais!

Pena que a virada conta, apenas, 3 pontos, é natural! Pelo que jogou, e pelas circunstâncias do jogo, o Verdão merecia pontuar em dobro!

Em compensação, essa virada, em termos de elenco, teve (e tem) um valor psicológico intrínseco, extraordinário, imensurável! 

Aumentou -consideravelmente- a autoestima e a autoconfiança do grupo, motivando-o para os próximos compromissos, duríssimos, na, agora, encaminhada fuga do rebaixamento! 

Não obstante tudo, colocou o elenco do Palmeiras em altíssimo astral, retirando-lhe a antiga e deletéria carga emocional, definida como um forte sentimento de inferioridade, (à beira do complexo), tornando, agora, os jogadores cientes, conscientes e cônscios do real valor de cada qual! 

Amplo domínio, ontem, o do Verdão! Técnico, tático, emocional! Inconteste, integral, completo, avassalador! 

Dono do espetáculo tática, técnica e territorialmente, -subjugante, mesmo- o Palmeiras foi o dono absoluto de 80% de um jogaço de futebol, o melhor que pude ver neste brasileiro. De quando começou, a ontem!

A Globo -bem feito- não mostrou o espetáculo de melhor grandeza deste Brasileirão, pois prefere exibir, sempre, as peladas alvinegras e rubronegras. No máximo, da preferência aos "bábas" tricolores, do Rio e de Sampa. 


Pior para essa rede decadente, aquela que divulga supostas pesquisas eleitorais e as desmente à véspera da eleição! 

O que pensar, então, por extensão, a propósito das pesquisas acerca do tamanho das torcidas?
 

Alega, a Globo, -irracionalmente, irresponsavelmente- que o Palmeiras, hoje, é a quarta torcida do país, mas quem acredita nisso? 

Em pleno sábado, em jogo noturno e com o time fugindo do rebaixamento, o Palmeiras colocou 30 mil seletos torcedores -a maior parte, da classe média pra cima- nas arquibancadas do velho Pacaembu.

O indigno e inexplicável procedimento global de não transmitir -nunca- os jogos do Palmeiras, (quem desconhece isso?) existe em estreita obediência ao político FDP que ejetou o Palmeiras da grande mídia. 


É o mesmo cidadão sinistro que ingeriu e influiu, diretamente, na decisão da FIFA para que não houvesse a confirmação do reconhecimento (que já fora concedido verbalmente) ao Palmeiras como Primeiro Campeão Mundial. 

Ele é, enfim, aquele indivíduo que, com o nosso dinheiro, doou um estádio e muitos mil reais, ostensivamente, ao nosso maior adversário, ao mesmo tempo em que mandou criar todos os obstáculos possíveis e imagináveis, à reforma do estádio do Palmeiras.

Voltemos ao jogo. Grande jogo! Palmeiras 2 x 1 Grêmio. 


Há tempos não se via outro, igual. Futebol arte em sua melhor essência e dimensão.
 

O melhor jogador em campo? 

Poderia ser Prass, outra vez perfeito nos chutes cruzados, "calcanhar de aquiles" de Deola, de Fábio, de Bruno, de Pegorari, de Rafael Alemão e de todos os nossos goleiros, exceto Jailson, que não conhecemos.

Poderia, perfeitamente, ser João Pedro, que, conforme destaquei no Post de sexta-feira, seria muito exigido e muito acionado. Foi. 

Correspondeu, plenamente, deu um show, arrebentou e decidiu o jogo ao fazer o gol da vitória.

É óbvio que Lúcio, Tóbio, Juninho, Vitor Luís jogaram muito, mas não estará entre eles a figura máxima do jogo.

Nem entre Wesley (cada vez melhor)  e o estreante Washington que passava a impressão de jogava no time há várias temporadas, quando, na realidade, fazia a sua estréia.

Tampouco Bernardo que só entrou para que Valdívia deixasse o campo antes e fosse aplaudido pela LEAL torcida.Leandro não jogou.

Cristaldo correu muito, desdobrou-se em campo e contribuiu para a vitória, da mesma forma que o artilheiro Henrique que, ontem, infelizmente, não deixou sua marca.

Resta, então, o craque do jogo, a figura maior, gigantesca, imponente e superlativa do espetáculo, que não é outra, senão Jorgito Valdívia, o melhor jogador em atividade no atual futebol brasileiro. Quem mais poderia ser? Ninguém!

Apenas e tão somente ele, Valdívia, que esmerilhou, brilhou e bailou! A Globo, em contrapartida, enferrujou, apagou e dançou! Luís Ademar a personificou. 

Reles argumentador, péssima dicção, mau locutor, improviso fraco, voz pequena, feia, Ademar consegue ser uma personagem antipática no ar, detentor de um alto gráu de rejeição e intolerabilidade entre os telespectadores palmeirenses!
 

Tudo isso seria relevado ou esquecido, não fosse o referido soprador de microfone um incorrigível e contumaz anti-palmeirense,  extremamente faccioso .

Ontem ele afirmou que Valdívia -de fato- cometera o pênalti e declarou, peremptoriamente, que o chileno aumentara o volume do corpo ao levantar os braços, tocando a bola com o braço.

Com a mesma veemência, ele afirmou, taxativamente, que Barcos não deveria ter sido expulso pela falta cometida sobre Cristaldo. Acertou, apenas, em parte! De fato, não era lance para ser punido com o cartão amarelo.
 

Como a tv não mostrou com suficiente clareza os dois lances, Ademar tinha a obrigação de ser menos ousado, mais reservado e mais cuidadoso em sua fala. Faltou-lhe maturidade!

No caso de Valdívia, revendo, várias vezes, a imagem, a mim me pareceu que a bola, simplesmente, bateu na cabeça do palmeirense. Nada mais que isso!  


Em relação à falta de Barcos, ele pisou, sim, no pé de Cristaldo, mas, repito, não era lance para a aplicação de cartão.

Só ocorreu em face da esperteza de Cristaldo que dramatizou a jogada. Não o censuro pela malandragem porque os jogadores de outras equipes agem da mesma forma em detrimento do Palmeiras. Muito mais somos prejudicados por lances desse teor!
 

Quando da apresentação do Sr. Luiz Ademar no início da transmissão do PFC, verifiquei que ele não usava óculos. Pelo visto, ele deve estar precisando!

Porém, mais do que óculos, ele, decerto, precisa de um binóculo ou de uma luneta pois não está conseguindo distinguir, de forma clara e correta, a realidade dos lances.
 

Ironias à parte, não é bem isso, é pior. 

O que existe, mesmo, é uma má vontade crônica da maior parte da mídia contra o Palmeiras, o que se confirma a cada transmissão. Ademar, o presidente da Aceesp,  jamais foi e, pelo histórico de suas participações, jamais será uma exceção.

Sua insistência, durante todo o tempo em que o Grêmio atuou sem Barcos, em lembrar que o time gaúcho podia reclamar por ter sido prejudicado, simplesmente, escancara o aborrecimento e a contrariedade desse comentarista em face da virada e da vitória do Palmeiras. 


O que ele se esqueceu de dizer é que Barcos, amarelado por um desforço com Lúcio, deveria ter sido expulso ainda no primeiro tempo, após uma entrada fortíssima em Tóbio, aos 38 do primeiro tempo, passível, inquestionavelmente, de cartão!

Dois minutos antes, Valdívia conduzia a bola da intermediária palmeirense até o grande círculo e, após fazer o passe, foi chutado por trás e caiu, mas isso a turma do PFC não registrou. Nem Baquin, nem Tiago Crespo, e, como sempre, muito menos, o cu-rintiano Ademar.

É do próprio Luis Ademar a pérola mais brilhante do jogo. 

O "serial beater" gremista, Felipe Bastos, foi colocado no jogo por Felipão, simplesmente, para tirar Valdívia de combate mediante pancadas! Só cego não via!

Após a primeira bordoada no chileno, logo aos 4 minutos, foi admoestado verbalmente.

Imediatamente após, cometeu mais duas faltas sobre o Mago, e, aos 9 minutos, já estava amarelado, com propensão, em caso de reincidência, de expulsão. Detalhe: ele não abdicava do jogo pesado e violento!


Felipão, percebendo que o atleta já não podia mais marcar Valdívia da forma como ele pretendia, colocou Riveros em campo, com o claro objetivo de dar sequência às faltas sobre o chileno, em rodízio que, na prática, existiu, mas, jamais foi citado por Ademar.

Aos 18 do segundo tempo Rivero deu um carrinho criminal em um palmeirense. O próprio Ademar frisou que o lance era passível de expulsão com a apresentação pura, simples e direta do cartão vermelho.

Interessante é que, no final do jogo, só  Grêmio, no entender do presidente da Aceesp é que poderia reclamar da arbitragem... 

Como Luis Ademar  tem memória curta! Parece, até, que ele não tem, mesmo, é memória.  

Teria ele ficado tão revoltado assim com o resultado, ao perceber que o Palmeiras se afastava do rebaixamento, omitindo, então, o que ele próprio houvera afirmado?

Os diretores da Globo, que tanto castigam o Palmeiras, (dentro e fora de campo), deveriam por a mão na consciência e passar a exercer uma certa vigilância, ao menos, em relação ao clubismo vergonhoso que rola nas transmissões de seus canais alternativos quando dos jogos do Verdão.

Estamos enjoados e enojados com interpretações distorcidas, na cara dura, em relação às imagens que a TV está mostrando, como se nós palmeirenses, fossemos um bando de curintianus analfabetos, idiotas, sem nível, sem cultura e sem escola,  tangidos por alguns jornalistas que, visivelmente, sabem muito menos do que nós.

Senhores diretores globais: Respeito é bom! Não, apenas, gostamos de respeito, mas, o exigimos!

COMENTE COMENTE COMENTE