Observatório Alviverde

21/10/2018

PALMEIRAS 2X1 CEARÁ! QUASE QUE O DESMIOLADO DEYVERSON COLOCA TUDO A PERDER!


Quando eu digo que o Palmeiras não joga o jogo de bastidores da forma como deveria ser jogado, não estou exagerando.

Aceitar essa "inconha" de árbitro é algo impensável e, não tenham dúvida os senhores, aqueles que mandam no futebol brasileiro já estão preparando o terreno para o Palmeiras ser prejudicado nos jogos que vão decidir o Brasileirão!

Aquele cartão amarelo aplicado injustamente a Bruno Henrique, com a informação passada pelos auxiliares (fora de campo) e não da iniciativa do juiz que estava perto do lance, comprovam, efetivamente, que o esquema está sendo armado.

Como eu digo sempre e vou repetir,  o Palmeiras tem -sempre- de apresentar, no mínimo, um time dez vezes melhor do que os outros para ser campeão. Já está acontecendo!

O pênalti contra o Ceará  também foi marcado por um árbitro auxiliar e, neste caso, ajudou a fazer justiça em relação ao jogo.

O zagueiro Edinho o cometeu tocando a bola com a mão e  foi réu confesso da violação.

O fato da infração haver sido indicada e assinalada por um auxiliar que estava longe e de não (mais uma vez) ter sido marcada pelo juiz que estava muito próximo, mostra o quanto o incompetente André Luiz de Freitas Castro parecia disposto a prejudicar o Palmeiras.

Da mesma forma, quando Deyverson entrou solando (de fato entrou) e foi expulso, deveria acompanhá-lo o jogador do Ceará que fez uso do mesmo expediente, mas só o desmiolado centroavante palmeirense acabou sendo punido em outro erro palmar da arbitragem.

Deyverson provou novamente e definitivamente que seria titular absoluto no time do hospício! Mas, como perguntar não ofende eu pergunto: "Será que ele não fez isso apenas para não ter de enfrentar o Flamengo sábado que vem?" É só uma pergunta...

O cartão amarelo apresentado a Diogo Barbosa no banco e com o jogo em movimento, mostra, definitivamente que o árbitro, de fato, parecia mal-intencionado e disposto a prejudicar o Verdão.

Agora com dez jogadores para o segundo tempo, o Verdão terá imensas dificuldades para sustentar o resultado, a não ser que o jogo mude completamente de figura.

Embora respeite, eu não gostei da escalação de Felipão que colocou em campo, com tantas mudanças. Acho que  -ele sim- não acreditou no Ceará, lançando em campo um time apenas "meia-boca".

Chegar aos dois a zero a partir de um pênalti transformado em gol logo no início e jogando em casa, não foi difícil e o desfecho natural do jogo certamente levaria o Palmeiras a um triunfo tranquilo e sem maior dispêndio de energia.

Mas, depois do desequilíbrio e da estupidez de Deyverson, manter o resultado será bastante difícil  porque o time joga com dez.

Em razão disso, é claro que o Palmeiras atuará retrancado no 2º tempo e terá um enorme trabalho para manter o resultado, porque além de o time do Ceará ter boa qualidade, terá um homem a mais.

De qualquer forma,que tudo dê certo para o Verdão!
 
NOTA DE RODAPÉ
Milton Leite (bom locutor, mas parcialíssimo corintiano, daqueles que vestem a camisa e torcem desbragadamente contra o Palmeiras) não é um profissional isento nas opiniões quando transmite os jogos do Verdão. Infelizmente terei de aguentá-lo pelo Première, até o final do jogo.

(COMENTÁRIO PUBLICADO AO TÉRMINO DO 1º TEMPO)  (AD).

------------------------------------------------------------------------------

O SEGUNDO TEMPO

Como previ, o Palmeiras sofreu demais para vencer, mas, com dez jogadores teria de ser assim. Estava escrito nas estrelas!

Essa postura foi determinante para a manutenção de um resultado contra o qual tudo conspirava em desfavor, desde a péssima arbitragem do péssimo goiano André Luiz Freitas Castro, useiro e vezeiro em prejudicar o Palmeiras (prejudicou de novo e muito!) até a necessidade da substituição precoce de Jean.

No segundo tempo o Verdão assumiu (como previmos) um defensivismo absolutamente necessário a fim de tentar sustentar o placar que lhe era favorável por diferença de dois gols.

Ainda assim e com todas as dificuldades impostas pelo jogo, o Palmeiras esteve a pique de marcar mais gols em contra-ataques (perdeu três ou quatro praticamente feitos) e de definir o resultado do jogo. Em razão disto sofreu! Muito! Muitíssimo.

O Ceará Sporting, que no segundo tempo teve maior posse de bola levou o perigo por diversas vezes ao gol palmeirense e não apenas assinalou um gol como esteve a pique de empatar em diversas ocasiões, sobretudo em bolas alçadas, que serviram para realçar a qualidade defensiva palmeirense em lances dessa natureza.

Há que se registrar, porém, o posicionamento tático quase perfeito do time dentro de campo para defender, e, também, para atacar, tanto e quanto a raça, a disposição e a fibra de todos os jogadores, sem exceção.

Foi uma vitória difícil em um jogo muito complicado mas que, a depender dos resultados do Fla contra o franco atirador Paraná diante do Flamengo e do Santos diante do Inter pode incrementar a diferença do Verdão em relação aos seus adversários mais próximos.

Estaria Gagliote motivando o time do Paranazinho? Certamente que não, porque, na real, ele pouco entende de bola!

Que venha logo o Fla, depois de uma grande vitória em cima do Boca!

FICHA TÉCNICA DE PALMEIRAS 2 x 1 CEARÁ
Local: Pacaembu, em São Paulo (SP)Data: 21/10/18, domingo
Horário: 16 horas (Brasília)
Árbitro: Andre Luiz de Freitas Castro. Confuso, péssimo, prejudicou o Verdão NOTA 2

Assistentes: Alessandro Alvaro Rocha de Matos (GO) 
Cristhian Passos Sorence - Apesar do comandante, estiveram bem. NOTA 7

Público: 33.355 pagantes (36.323 total) Excelente
Renda: R$ 1.178.690,00 Excelente apesar do elevado preço praticado.

Cartões amarelos: 
Bruno Henrique, Diogo Barbosa, Lucas Lima, Mayke e Hyoran (PALMEIRAS);
e
Samuel Xavier e Richardson (CEARÁ)
PS - Bruno Henrique, Mayke e Lucas Lima não mereciam ser apenados.

Cartão vermelho:
Deyverson (PALMEIRAS)
PS - O jogador do Ceará também solou Deyverson mas permaneceu em campo!

OS GOLS:
DO PALMEIRAS: Bruno Henrique, aos 17 e 34 minutos do primeiro tempo
DO CEARÁ: Arthur, aos nove da etapa final

ESCALAÇÕES:  
CEARÁ: Everson; Samuel Xavier, Luiz Otávio, Tiago Alves e Felipe Jonatan (Ricardinho); 
Edinho (Ricardo Bueno), Richardson, Calyson, Juninho Quixadá (Felipe Azevedo) e Leandro Carvalho; Arthur
Técnico: Lisca

PALMEIRAS:  
Weverton - Quando exigido saiu-se muito bem. NOTA 7.
Jean - Um erro de Felipão essa escalação. Pelo esforço,  NOTA 6. 
(Mayke) - Lutador, porém sem reeditar atuações melhores. NOTA 6.
Antônio Carlos - Bom no jogo aéreo. Não brinca em serviço. NOTA 7.
Dracena - Comandou a defesa. Ótimo no jogo aéreo - NOTA 7.
V. Luiz - Começou inseguro e se firmou. Só apoiou no 1º tempo - NOTA 7.
(Moisés) - Obediente tático, só defendeu. NOTA 7.
L. Lima - Ainda longe do ideal.Culpa no gol ao perder a bola.NOTA 6.
Willian - Um dos melhores em campo. Correu muito e cansou. NOTA 7,5.
Hyoran - Altos e baixos. Nervoso em campo, errou muito. NOTA 6.
(Dudu) - Jogou pouco tempo mas deu personalidade ao time. NOTA 7.
Deyverson - Desmiolado e expulso, quase pôs tudo a perder. NOTA 4.

PERSONAGEM DO JOGO
Bruno Henrique - Fez os dois gols e recebeu um cartão injusto: NOTA 7,5.

O CRAQUE DO JOGO 
Felipe Melo - Simplesmente, o melhor em campo - NOTA 8.

TÉCNICO:  
Luiz Felipe Scolari - NOTA 7
Quem escala o (atualmente) lento Jean (sobretudo na lateral) tem de arcar com as consequências. Felipão sabe que Jean ainda está fora de forma e, mesmo assim, o colocou em campo. A mania de mudar as peças todo o jogo, desentrosa um pouco o time.  De qualquer forma como o Palmeiras venceu ele continua em altíssimo astral. (AD)

COMENTE COMENTE COMENTE