Observatório Alviverde

21/09/2014

NÃO CONCORDO, NOVAMENTE, COM A NOVA ESCALAÇÃO DE DORIVAL!


 
Torço, sinceramente, para que o errado seja eu!


O Palmeiras tem um jogo duro, extremamente difícil contra  o Goiás, hoje, às 18,30H no Serra Dourada!

 "Mas, se mal pergunto, existe, porventura, jogo fácil?"

E, entretanto, uma vitória, hoje, sobre o alviverde goiano, mais do que necessária, é insubstituível na vida do Palmeiras, considerando-se o seu momento atual, delicadíssimo!

E, o é, na medida em que, malgrado os resultados dos times que concorrem com o Verdão na zona da degola tenham e têm sido favoráveis até agora, se o Palmeiras não se ajudar, vai sucumbir e acabar dando com os costados pela terceira vez na segundona.

Sem querer arvorar-me em profeta do apocalipse, arrisco dizer que se o Palmeiras perder, hoje, para o Goiás, vai começar a pairar no ar um cheiro acre e desagradável de rebaixamento. 

Estamos carecas de saber que a situação do Palmeiras neste Brasileiro é cada dia mais cabeluda. Como diziam os antigos, -eu sou antigo- "Dura lex, sed lex, no cabelo, no cabelo, só gumex"!

Se não concordam, e consideram que exagero no discurso, vamos examinar, juntos, a perspectiva desta rodada.

Comecemos pela classificação, do décimo ao vigésimo colocado, times que, teoricamente, também estão ameaçados, uns, mais, outros, menos:

10º Flamengo......8 vitórias, 19 gols marcados, 26 sofridos, déficit de -7 gols.
 Aproveitamento - 43.9%.

11º Atlético Pr....7 vitórias, 27 gols marcados, 30 sofridos, déficit de -3 gols. 
Aproveitamento - 40,6%.

12º Goiás.............7 vitórias,17 gols marcados, 23 sofridos, déficit de - 6 gols. 
Aproveitamento - 40,9%.

13º Figueirense..7 vitórias,19 gols marcados, 30 sofridos, déficit de -11 gols. 
Aproveitamento - 39,4%.

14º Chapecoense.6 vitórias, 17gols marcados, 25 sofridos, déficit de - 8 gols. 
Aproveitamento - 6,4%.

15º Botafogo.........6 vitórias, 24gols marcados, 29 sofridos, déficit de - 5 gols. 
Aproveitamento - 33.3%.

16º Coritiba.........5 vitórias, 21 gols marcados, 12 sofridos, déficit de  0 gols. 
Aproveitamento - 34,8%.

17º Bahia ............5 vitórias, 18 gols marcados, 21 sofridos, déficit de -3 gols. 
Aproveitamento - 34,8%.

18º Criciúma.......5 vitórias, 12 gols marcados, 28 sofridos, déficit de -16 gols. 
Aproveitamento - 33.3%.

19º PALMEIRAS.6 vitórias, 18 gols marcados, 30 sofridos, déficit de - 12 gols. 
Aproveitamento - 33.3%.

20º Vitória...........5 vitórias, 22 gols marcados, 30 sofridos, déficit de - 8 gols. 
Aproveitamento - 31.8%.

DETALHE: Atlético Paranaense, Botafogo e Criciúma fizeram, ontem, a 23ª partida e não vão pontuar na rodada de hoje. Isso é ótimo! Deixará de ser, entretanto, se o Palmeiras vier a empatar ou a perder!

AGORA, OS JOGOS DOS DEMAIS CLUBES, SITUADOS DA DÉCIMA À VIGÉSIMA POSIÇÃO, SOB O PRISMA DO INTERESSE DO PALMEIRAS:

O Flamengo enfrenta o Flu, no Maracanã. Temos de torcer e cravar Flu nesse jogo sem favorito! Uma vitória desgarra o time de Luxa e o encaminha para um porto seguro no que respeita ao descenso.

O Figueira vai a Santos e temos -triste sina- de torcer pelo Peixe. O Santos é favorito natural. Ainda mais porque precisa vencer, sob pena de, com 30 pontos, (só um a mais do que o Flamengo), de repente se ver inserido no infame grupo dos ameaçados.

A Chapecoense atuará em Porto Alegre contra o favoritíssimo Grêmio de Felipão, pelo qual vamos torcer com fé, fervor e confiança. Um triunfo gremista pode, perfeitamente, aplainar o caminho do Palmeiras na dura refrega pela permanência na elite.

O Coritiba não terá vida fácil em Recife contra o Sport, que, indiscutivelmente, é a grande surpresa deste Brasileirão. Mormente pelo fato de dificilmente perder na Ilha, onde, espero, que 'Alex e seus coxas de pau' sucumbam diante dos pernambucanos, que têm 32 pontos e ensaiam, ao menos por enquanto, um vôo mais alto em direção à vaga da Libertadores .

O Bahia joga o clássico estadual contra o lanterna, Vitória. Um empate seria ideal para o Verdão, na medida em que seguraria em baixo dois concorrentes diretos à salvação.

O Palmeiras, repito, joga em Goiânia, contra o Goiás, e, se não vencer, vai se meter em péssimos lençóis. 

Por esse motivo eu frisei, logo no início do post que a vitória, hoje, é insubstituível.

SOBRE O TIME

Dorival Júnior muda, novamente, a escalação do Palmeiras e, em meu entendimento, erra novamente e "viaja na maionese".

Por que e para que sacar Nathan no melhor momento do garoto? Justamente quando ele é convocado para a Seleção e prova que está dando certo?

Ou os garotos só servem, mesmo, para, nas emergências, tapar buracos? É preciso, definitivamente, mudar esse conceito!

Júnior, erroneamente, coloca em campo o uruguaio Vitorino, optando, claramente, pela experiência do ex-capitão da  Seleção Oriental.

Todavia, em meu entendimento (gosto de falar antecipadamente) o técnico palmeirense erra tanto e quanto errou na escalação do time que jogou o primeiro tempo contra o Fla. Estamos perdendo muito tempo e pontos, com isso!

Além de Nathan ter mais recuperação, velocidade, presença física, e juventude do que Vitorino, trata-se de um jogador alto em um time que, a rigor, ao menos entre os que começam o jogo, terá, apenas, Lúcio como boa referência para o jogo aéreo, pois, Henrique, se sabe, não começará jogando.

Que ele escale Josimar, tudo bem! Além da ótima condição física, ele é bom marcador, não se esconde ou se omite do jogo e sua entrada no time serve para encorpar e dar substância ao bloqueio pelo meio, e pela ala direita. 

Considerando-se a ausência de Marcelo Oliveira e a nova postura tática da equipe, agora com dois laterais ousados que sobem constantemente para o ataque e arriscam-se bastante no jogo ofensivo, é pertinente e sensata a escalação de Josimar, em que pesem as suas conhecidas limitações de ordem técnica. 

Para assumir essa postura, e jogar mediante os ditames desse desenho tático, é absolutamente necessário que o time tenha um bom trabalho de cobertura, a fim de não se expor de forma exagerada e acabar se transformando em uma presa fácil do ataque adversário. 

O Goiás é um time jovem que tem no contra-ataque uma de suas melhores e mais importantes armas. O Palmeiras que se acautele, mas que, ao mesmo tempo, não deixe de jogar.

Outro jogador que eu colocaria no banco seria Juninho que, embora corra muito, se esforce e se desdobre, tecnicamente é um atleta muito limitado, pouco ousado, que pouco chuta ao gol, e que, além disso, tem o péssimo árbitro de jogar, sempre, pra trás, o que lhe vale o epíteto de "marcha-à-ré"

Com Bernardo (ele é palmeirense. Vocês o conhecem pouco. O que eu já vi ele fazer com a camisa do Cruzeiro foi demais. Ele joga muito, mas muito mesmo e ninguém desaprende de jogar) teríamos muito mais ofensividade e condições de chegar ao gol do que com Juninho.

O mesmo raciocínio eu aplico em relação a outro palmeirense, Bruno César, que, em meu entendimento, também pode já pode substituir Juninho com vantagem. 

Bernardo, Bruno César e Juninho pertencem a mesma posição, isto é, ninguém sabe ou pode precisar se são atacantes ou meio-campistas! Eles são, de tudo, um pouco!

Bruno César necessita, apenas, melhorar seu estado físico para merecer a titularidade, porque jogar bola ele, também, sabe! 

Aliás, de vez em quando eu fico pensando se boa parte de nossa vulnerabilidade e de nossos maus resultados não decorre de nossa dificuldade em preparar atletas e dar-lhes o devido suporte.

Francamente, imagino e suspeito que existe algum "dengo" ou imperfeição em nossos departamentos fisiológico e médico.

Há quase 50 anos acompanhando o futebol profissionalmente,  eu nunca vi um time ter tantos atletas com contusões musculares quanto o Palmeiras. Anos e anos, a fio!

Sem querer fazer terrorismo promover injustiças ou culpar ninguém, entendo que a diretoria deveria fazer uma inspeção técnico-investigativa, e uma averiguação séria nesse sentido!
.... 
Este deve ser o time que Dorival vai mandar a campo hoje à noite contra o Goiás:

Deola; João Pedro, Lúcio, Victorino e Victor Luis; Renato, Josimar e Juninho; Allione, Diogo e Cristaldo.

OBS: Se não conseguir jogar com a bola no chão em tabelas de velocidade e de envolvência, esse time de Dorival terá poucas chances diante do Goiás.

IMPORTANTE: Estaremos privados do importantíssimo jogo aéreo e, se chover vai ser difícil por a bola no chão. 
A rigor, só vamos ter um cabeceador mais apto, Lúcio, e, nenhum outro mais, nem Vitorino que é um zagueiro muito baixo!

IMPORTANTÍSSIMO: Dorival está inquieto e, em vez de passar confiança aos jogadores com a manutenção de um time base, altera o time jogo a jogo, ao sabor dos resultados. Isso é péssimo! 


Eis a minha sugestão de escalação:

Deola, João Pedro, Lúcio, Nathan e Victor Luíz. Renato, Josimar, Allione, Diogo e  Bernardo (Bruno César). Henrique!

Com esse time, entendo, o Palmeiras teria muito mais chances de retornar a São Paulo com uma importante vitória!

Em todo caso, como não sou o dono da verdade, quero ver como o time "vai mandar em campo", se é que vai, um time leve, pequeno e, exclusivamente, veloz que Júnior colocará em campo diante do Goiás, no melhor estilo Gareca.

VOCÊ CONCORDA COM A ESCALAÇÃO DE DORIVAL JÚNIOR?

OU ESCALARIA OUTRO TIME PARA DERROTAR O GOIÁS?

COMENTE COMENTE COMENTE