Observatório Alviverde

06/11/2019

VASCO X PALMEIRAS


Comente antes, durante e após o jogo, até que fique pronta a postagem final.


COMENTE COMENTE COMENTE


Meus amigos. 

Acaba de chegar a notícia segundo a qual o Palmeiras não terá esta noite contra o Vasco os seguintes jogadores:

Weverton, Vitor Hugo, Marcos Rocha, Bruno Henrique, Diogo Barbosa, Scarpa, além, naturalmente de Felipe Melo.

O time especulado para entrar em campo esta noite é este:

Fernando Prass; 
Mayke, Luan, Gustavo Gómez e Victor Luis; 
Thiago Santos, Matheus Fernandes e Lucas Lima; 
Dudu, Zé Rafael e Deyverson.


Você escalaria esse time? 

Ou faria alterações?

COMENTE COMENTE COMENTE 

PS: EM RELAÇÃO A FELIPE MELO

O jurídico do Palmeiras tentará ainda hoje obter um efeito suspensivo para Felipe Melo, mas considera difícil que o presidente do STJD avalie o pedido a tempo de Melo entrar em campo esta noite no jogo contra o Vasco. Fica a expectativa da concessão da petição para a partida de sábado contra o Curica.  

OUTRA SACANAGEM CONTRA O PALMEIRAS! FOSSE EU O PRESIDENTE E ENTRARIA NA JUSTIÇA COMUM PARA TER FELIPE MELO!



Como se esperava, o STJD concedeu ao Palmeiras efeito suspensivo em face da suspensão de Felipe Melo por cinco jogos. 

É muito comum todos os clubes fazerem uso desse recurso e o Palmeiras não é a exceção.

Só que ao contrário das otimistas expectativas palmeirenses de que Felipe Melo pudesse atuar contra o Vasco e contra o Curica, sua excelência (para não usar o tratamento que ele efetivamente merece) Dr. Antônio Vanderlei de Lima, auditor, concedeu, sim, o efeito suspensivo, mas apenas parcialmente e após Melo cumprir dois jogos de suspensão, justamente contra o Vasco e o Curica. 

Pode? Contra o Palmeiras, como sói sempre acontecer, ficou claro que sim!

Diante da esdrúxula, intempestiva, injusta e inesperada decisão, Melo fica fora do jogo de hoje e sua ausência certamente vai ajudar muitíssimo o CR Vasco da Gama. 

Da mesma forma, o volante palmeirense fica fora do "derby" de sábado contra o Curica, e o tribunal facilita o maior adversário a ficar cada vez mais perto da classificação para a Libertadores.

No entanto, em primeira análise, o maior beneficiado é o Fla, porque o Palmeiras fará dois jogos providos de importância decisiva sem contar com um de seus jogadores mais decisivos.  

Essa vergonhosa "concessão" do Dr. Gilmar, digo, do Dr. Antônio, ao menos para mim, é inédita em se tratando de justiça esportiva. Muito melhor teria sido que ele negasse o recurso integralmente e da mesma forma, não desse provimento parcial à reivindicação palmeirense de maneira sádica e perversa. Ele deve estar rindo do Palmeiras e dos palmeirenses.

A esta altura estou convicto de que se trata de outra decisão (prolatada individualmente) com o objetivo lógico, claro e visível de, não apenas enfraquecer o time e tentar liquidar-lhe antecipadamente as chances matemáticas de título, mas, sobretudo, para torpedear,  lançar riso e gozação contra o clube que tanto odeiam.

Não sou da área jurídica e não sei se cabe ao Palmeiras apresentar um novo recurso ao recurso em que foi -repito- atendido apenas parcialmente. 

Pelo que sei apenas somente após da apreciação de um caso por todas as instâncias da justiça esportiva é que um clube ou um atleta (teoricamente) poderia recorrer à justiça comum.

Mas existe a possibilidade de alguém -clube, atleta ou dirigente- que se sentir prejudicado (é o caso do Palmeiras) recorrer contra qualquer lesão ou ameaça aos seus direitos fazendo uso de um mandado de segurança. Já ocorreu no futebol N vezes!

De qualquer forma antes disso, será que anda seria possível alguma outra ação tipo na esfera esportiva como recorrer ao presidente do Tribunal?  Caberia uma solicitação especial ao presidente do STJD nesse sentido? 

Desconheço as consequências para o clube no caso de uma ação na justiça comum, mas, fosse eu o presidente do Palmeiras a tentaria, considerando o exagero dos togados, parciais e injustos com o atleta e com o clube.

A punição estabelecida contra Melo foi desproporcional e, conforme matérias publicadas na Internet, outros cometeram o mesmo delito em outras oportunidades e até delitos maiores sem serem, sequer, denunciados.

Aconteceu, por exemplo, com Jesus, o técnico do Flamengo que também "saudou" a torcida com o dedo médio da mão direita e jamais foi, sequer, citado.


O atacante Cleisson, do Curica, jogou água numa torcedora da Chape e também não foi citado.

Por tudo isso, na hipótese da impossibilidade de contar com Felipe Melo justamente nos dois jogos em que o Palmeiras mais precisaria desse jogador eu, repito, entraria na justiça comum. 

E o faria bem no final da tarde e sem alarde, mudo e calado, impetrando um mandado de segurança contra a decisão do juizinho do STJD. 

Só apresentaria o documento na hora de entrar em campo a fim de evitar a cassação do recurso jurídico por outro Gilmar mais graduado que estivesse de plantão e escalaria Felipe Melo amparado pela decisão judicial, desde que eu tivesse a certeza de que o clube não seria prejudicado pelo uso desse estratagema. 

De qualquer forma há que se escolher o jogo e, na impossibilidade de ser nos dois, optaria pelo jogo contra o Curica.


Perguntas finais:

Você, também, iria à justiça comum?

Vale a pena o sacrifício e um risco dessa monta para ter Melo no time? 

Sem ele tudo ficará mais difícil conta Vasco e Curica?

O Palmeiras tem alguém à altura para substituí-lo?

Ou com ele ou sem ele o Palmeiras tem time para se impor e pra chegar?
PS- as opiniões dos participantes não refletem necessariamente o pensamento do blog e são da total responsabilidade de quem as escreve! (AD)
COMENTE COMENTE COMENTE