Observatório Alviverde

18/09/2015

ESTE É O MOMENTO PARA TRATAR DA RENOVAÇÃO DO ELENCO! NÃO PARA DIVULGAR!


Alexandre Mattos
Image result for alexandre Mattos
Vista logo essa camisa!

Alexandre Mattos acertou no alvo em algumas contratações e errou em muitas. 

Por isso não está isento de críticas posto que não é o "dono da verdade"!

Apesar das cabeçadas decorrentes do exagero de contratações para 2015,  é importante dizer que ele está amadurecendo.

Mas terá de amadurecer um pouco mais  para poder exercer com proficiência a atividade de diretor de futebol do Palmeiras, para a qual ele é, regiamente, pago.

Mattos, certamente, está, senão assustado, mas, certamente, surpreso com o tamanho e a complexidade do clube de futebol mais confuso e controverso da Terra, a Sociedade Esportiva Palmeiras. 

Talvez por isto ainda não tenha, ainda, adquirido a confiança necessária para o pleno desenvolvimento de seu trabalho, limitado até então à sua experiência em dois clubes que estão bem longe da grandeza e da abrangência do Palmeiras, o América Mineiro e o Cruzeiro.

Fique claro, portanto, que as críticas que fizemos, fazemos e faremos ao seu trabalho, não foram, não são e não serão -nunca- pessoais, mas, exclusivamente, profissionais.

De uma vez por todas quero esclarecer que mesmo as críticas fortes já dirigidas aos erros de Mattos não alimentam qualquer desejo deste bloguista de que o jovem diretor de futebol palmeirense seja dispensado ou que perca os poderes decorrentes da importante função de confiança que Nobre lhe outorgou. 

Vou mais longe e arrisco afirmar que se Mattos limitar-se a trabalhar sem a ganância de ganhar nas duas pontas dos negócios (muito comum em pessoas que exercem a função) e trabalhar, exclusivamente, para o Palmeiras e pelo Palmeiras, poderemos ter um diretor de futebol muito mais útil, produtivo e profícuo em 2016.

Mattos, pessoa, segundo garantiram-me alguns amigos do América Mineiro, de elevado QI, deve ter aprendido muita coisa, após o rosário de erros cometidos no Palmeiras em 2015 e, certamente, não incidirá neles em 2016. 

Nem é preciso repetir qual o seu maior erro até agora, (todo mundo sabe) produto de sua vaidade em colocar-se acima dos verdadeiros protagonistas, os jogadores.

E o fez, é notório, em face de certos arroubos juvenis que ele precisa, devagarinho, ir descartando, pois esse tipo de atitude nem sempre é o que mais convém, sobretudo no intrincado e imprevisível mundo dos negócios do futebol.

Sei, perfeitamente, que, a pouco mais de três meses do encerramento da temporada, os times têm de iniciar negócios, visando à temporada que segue e o Palmeiras não é a exceção. Até aí, tudo bem! 

O que não pode, porém, é dar publicidade a essas situações que envolvem novos contratados e, sobretudo, lista de dispensas.

O Palmeiras, com certeza, dispensará muitos jogadores e contratará outros para 2016, mas essa é uma situação que a prudência manda seja guardada a sete chaves e que venha à tona na hora e no momento certos.

Divulgar contratações ou dar guarida a notícias que alimentam especulações nesse sentido, além de  intranquilizar o grupo de jogadores os tira da concentração necessária para um bom desempenho dentro de campo.

O Fluminense é o maior exemplo do que estamos afirmando (o Palmeiras tem caminhado na mesma direção), ao dizer que a prioridade do clube não é 2015, mas, 2016.

Não, a prioridade do Palmeiras é 2015, pois desta temporada é que se vai situar o time em relação a 2016.

O Palmeiras está a poucos passos da Libertadores via Copa do Brasil e um pouco mais distante, porém bem próximo, via G4 do Brasileirão. 

É preciso que seja dada tranquilidade total ao elenco.

Para isso, Alexandre Mattos (que vive escondido atrás da mesa de sua sala) tem de vir a público, conceder entrevistas e desmentir o noticiário.

Só assim ele conseguirá desviar a campanha destrutiva da mídia que continua anunciando reforços (intranquilizando os jogadores dos quais ainda precisamos em campo) e batendo na tecla de uma fictícia lista de dispensas em pleno mês de setembro, a quase quatro meses do encerramento do ano.

Mattos, muito inteligente, e, segundo apurei, muito organizado, tem o incondicional apoio deste blog na medida em que, certamente, vai corrigir os muitos erros em que incorreu em 2015.

Mas, para encerrar, é preciso que o torcedor palmeirense também tenha consciência de sua importância vital neste fim de temporada e pare de pegar no pé dos jogadores com críticas fortes e destrutivas (exceto as pontuais após os jogos) porque, quer queiramos ou não, será dos jogadores que compõem o elenco atual que vamos depender para chegar ao menos à Libertadores em 2016.

COMENTE COMENTE COMENTE

PS: Este blog INDEPENDENTE, fique bem claro, apoia Nobre e quer a continuidade do diretor de futebol, que, decorrido um ano de gestão em um clube da envergadura, tamanho e responsabilidade do Palmeiras, acumulou, certamente, muito "know-how" e mais do que, simplesmente, PODE, DEVE continuar!