Observatório Alviverde

30/03/2022

OUTRA VEZ A ARBITRAGEM PREJUDICA O PALMEIRAS CONTRA OS BAMBIS NO PRIMEIRO JOGO DA DECISÃO DO PAULISTÃO/22

1º TEMPO
(escrito no intervalo do jogo)

O Palmeiras não rendeu quase nada neste primeiro tempo contra o São Paulo. Por isto perde por 1 x 0, em pênalti inventado e marcado pelo Var, que, se fosse do lado contrário jamais seria marcado.  E depois vem gente aqui para dizer que somos chorões e que temos mania de perseguição.

Na TV Record Marsiglia, velho persecutor palestrino, garantiu que houve o pênalti, conquanto contestado pelo ex-jogador Muller. 

No Premiere foi Saulo Spinola (já há um bom tempo que ele ratifica erros de arbitragem contra o Palmeiras ou avaliza lances que prejudicam o Verdão) quem garantiu ter havido o pênalti, 

O erro do time de Abel neste 1ª tempo foi o excesso de defensivismo de um time que, a rigor,  não teve ataque nestes primeiros 45 minutos. 

A maneira de jogar do Palmeiras, exageradamente encastelado na defesa, favorece o sistema de jogo do adversário que toca a bola livremente e acua o time verde na defesa.

É visível a falta que faz Danilo no meio de campo de um time que jogou a primeira fase todinha em bola comprida, tentando contra-atacar mas com pouca produtividade.

Não sou "bidu" mas embora eu apreciasse muito, se acontecesse, não creio que o jogo mude de filosofia na etapa complementar em relação à primeira fase.

Creio que os bambis, no melhor estilo de Ceni, continuarão tocando a bola, fazendo rápidamente a transição e povoando o campo de ataque.

Já o Palmeiras continuará fechado e se fechando na defesa visando a minimizar o prejuízo, tentando perder de pouco para tentar vencer em seu proprio campo no próximo domingo que vem e levantar o título paulista de 2022. (escrito no intervalo do jogo)

--------------------------------------------------------------
2º TEMPO
(escrito ao final do jogo) 

No retorno para o 2º tempo o Palmeiras, confirmando as minhas previsões, voltou no mesmo esquema e tão mal quanto se apresentara na primeira fase, sem, sequer, ensaiar jogadas ofensivas que levassem perigo ao gol dos bambis, guarnecido por um goleiro fraco, inseguro e bastante inferior ao titular: Jandrei.

Durante o 2º tempo os bambis continuaram melhor e a exemplo do que ocorrera no 1º - conforme ressaltou antecipadamente este velho escriba- mantiveram o esquema ofensivo/agressivo e foram os  donos do jogo, diante de um adversário fraco e amorfo e vocacionado exclusivamente ao jogo defensivo.

Aos 18 minutos da etapa complementar, depois de muitas bolas que transitaram pela área palmeirense pelo alto, por baixo e à meia altura, o SPFC fez dois a zero, numa bola chutada com muita força de dentro da área que desviou nas costas de Murilo e tirou Weverton da jogada. Outra vez o imponderável jogou contra o Verdão, como se não bastassem o árbitro, os bandeiras e até a turma do VAR. 

Vendo que o time não rendia absolutamente nada, Abel Ferreira, perdendo por 0 x 2, resolveu retirar de campo duas de suas maiores estrelas, Scarpa e Dudu e colocou pra jogar Veron e Wesley.

Entretanto, mesmo com as alterações e com jogadores descansados, o time melhorou muito pouco. Via-se, claramente, no semblante do português apenas desânimo. 

Parecia que ele queria só que o tempo passasse rápido e que o time, circunspecto e fechado, continuasse se defendendo pra manter o placar ainda que sabendo que a  diferença de dois gols não seria tão fácil de tirar.

Quase aos 30 minutos, motivado e mpelido por um certo recuo do time de Rogério Ceni, o Palmeiras fez entrar o colombiano Atuesta no lugar de outra estrela, Zé Rafael, e só a partir daí o Palmeiras atuou um pouco melhor, sem ser, entretanto, nem sombra do time que arrasou os adversários e estava invicto no Campeonato. 

Por volta de 30 minutos o zagueiro Gustavo Gòmez foi agarrado dentro da área, sem que os homens do Var sequer sugerisem a paralização do jogo para a averiguação. Uma vergonha!

Em seguida a bola bateu claramente na mão de um zagueiro do São Paulo, e, outra vez o Var não registrou ou fez qualquer menção de parar o jogo para averiguar.

Aos 35 minutos os bambis marcaram o 3º gol, dando a nítida impressão que imporiam a vantagem de três gols para as finais, diferença que tornar-se-ia extremamente difícil de ser tirada no confronto do próximo domingo.

Só que em batida de falta completamente fora dos padrões, para descair em meia altura, o Palmeiras explorou a falha do fraquíssimo goleiro sãopaulino e estabeleceu 1 x 3, assinalando um gol importante, na medida em que baixa para dois gols a diferença a ser tirada no jogo decisivo de domingo que vem no Allianz Park.

Depois de tudo pelo qual passamos em termos de uma arbitragem altamente prejudicial ao Palmeiras agora é torcer para que a diretoria palmeirense proteste e procure os direitos da equipe, lembrando que o árbitro designado para a finalissima sempre teve posturas profissionais antipalmeirenses e com o qual no apito o Palmeiras sempre teve dificuldades: Raphael Klauss.


COMENTE COMENTE COMENTE

AS DUAS DÚVIDAS DO PALMEIRAS PARA O "CHOQUE-REI" DESTA NOITE CONTRA OS BAMBIS!

O "Choque-Rei",  com todos os royalties pelo apelido do confronto ao saudoso jornalista Thomás Mazzoni de "A Gazeta Esportiva a quem conheci pessoalmente, é o segundo jogo mais importante do futebol paulista, só perdendo, mesmo, para Palmeiras x Corinthians.

E relação a esse confronto com os Bambis há um componente de ódio explícito entre SPFC/SEP  que as novas gerações só ouvem falar mas não conhecem a fundo.

Prevalece com muita força e tanto tempo decorrido, desde quando o SPFC quis tomar o Parque Antártica da comunidade italiana durante a segunda grande guerra sem, entretanto, conseguir. 

De qualquer forma, se os bambis não conseguiram arrebatar o Estádio do Parque Antártica do clube Palestra Itália, conseguiram junto ao governo obrigar que o Palestra Itália mudasse de nome e passasse a se chamar Palmeiras, mudança simbiótica que só fez bem ao Verdão.

Como tudo o que escrevemos é passado e o "choque-rei" é presente (acontece hoje às 21,40H no Morumbi), vamos falar de nossas expectativas sobre ele e abrir o espaço para que você possa comentar em nosso OAV.

Jogo, repetimos, às 21,40 H, no Morumbi, arbitragem central de Douglas Marques das Flores, com Daniel Zioli e Alex Ang Ribeiro. Responsável pelo VAR José Cláudio Jota Filho.

Você pode acompanhar o clássico em TV aberta via Recordm TV a cabo no Premiere, mais em You Tube HB) Max e Estádio TNT.

O Palmeiras tem duas dúvidas para o jogo desta noite, no gol e no meio de campo, mas, ao que tudo indica, vão começar jogando. 

Marcelo Lomba (Weverton), Marcos Rocha, Gómez, Murilo e Piquerez; Jailson (Danilo), Zé Rafael, Gustavo Scarpa e Raphael Veiga; Dudu e Rony. Técnico: Abel Ferreira.

O que você espera do Palmeiras em relação ao "choque-rei" decisivo desta noite?

Quanto que o time perderia se jogasse sem Weverton e Danilo?

A melhor campanha do Palmeiras aponta que o verde tem mais time e é o favorito? 

Ou não existe favorito para o clássico de hoje?

COMENTE COMENTE COMENTE