Observatório Alviverde

01/03/2015

O PALMEIRAS PRECISA DE UM ARMADOR OU DE UM CENTRO AVANTE?

Image result for armador e centro-avante

Não que Cristaldo esteja jogando mal, mas o argentino é um atacante que, ainda, não me convenceu plenamente.

Respeito todos que o têm como solução definitiva para o comando do ataque palmeirense, mas creio que ele esteja (ainda) longe disso! Tomara que eu esteja enganado!

Coloco-o, sinceramente, em um patamar inferior a Leandro que começou titular e perdeu o posto, mas que é, sob os meus parâmetros de julgamento, é  mais completo e eficiente.

Se não for queimado, atitude digna de estúpidos e de celerados (o processo de queima já transita e vigora nas Redes Sociais mesmo tendo ele atuado tão pouco) Leandro poderá voltar, em breve, à condição de titular.  

Para quem lê nas entrelinhas, Leandro tem tudo para ser mais um atleta, como tantos, que tem tudo para terminar precocemente, sua carreira no Palmeiras, mesmo sem tê-la iniciado, projetado no limbo do desprezo e da ignorância de grande parte da torcida paulistana do Verdão.

Nobre, Mattos e Oswaldo têm de cuidar para que isso não ocorra e tratar de proporcionar ao garoto (ele tem muita personalidade) um ambiente propício ao seu desenvolvimento futebolístico.

Gabriel de Jesus, garoto catapultado da base direto para o elenco principal, ainda, uma promessa, é outro dos centroavantes à disposição de Oswaldo.

Precedido de enorme cartaz, portador do status de estrela e de um futebol de primeira, dificilmente será escalado. Receio, aliás, que ocorra com ele o que ocorreu, recentemente, com o jovem centroavante Rodolfo!

Oriundo do time do Rio Claro onde foi artilheiro e estrela, jogou (e muito bem) de quinze a vinte minutos, duas vezes, no time principal do Verdão e nunca mais foi escalado! 

A política interna eternamente em vigor no time de futebol do Palmeiras, foi, sempre, um grande mal na vida do Verdão! 

Para encerrar a relação dos centroavantes de que dispõe o Palmeiras, ainda há Rafael Marques. Embora contratado como centroavante, ele, definitivamente, não é um centroavante, e nem creio que brigue pela posição.

Trata-se, muito mais, de um jogador de grupo, um meia, tecnicamente, limitado, porém esforçado, bem-ouvido, que faz tudo o que o treinador lhe pede, além de ajudar na marcação correndo, o jogo inteiro, por todos os quadrantes do campo.

A propósito de um camisa nove, é notório que faz falta -e como faz!- ao time do Palmeiras um armador categorizado que propicie aos atacantes lançamentos que os induzam e os levem ao gol.

Por incrível que pareça, há dois deles no elenco, e ainda nem atuaram em 2015: Cleiton Xavier e Valdívia, respectivamente, um jogador bastante acima da média e um cracaço de bola.

Com qualquer deles no time, vamos melhorar, substancialmente, em um quesito importantíssimo no futebol: o último passe.

Ontem contra o Capivariano ficou bem claro que faltou ao Palmeiras a eficiência do último passe. É disso que estamos, mais, precisando!

Oswaldo de Oliveira que errou, ontem, ao sacar Allione, percebeu, claramente, o problema ao colocar em campo Alan Patrik em lugar de Arouca, por volta dos 20 minutos do segundo tempo.

Com todo respeito aos três excelentes meiocampistas palmeirenses, o fato é que o o trio, mesmo com o rodízio estabelecido entre Gabriel, Robinho e Arouca, só funcionou a contento em termos de destruição.

Ofensivamente ficou claro que, apesar do esforço, da luta, do empenho, da dedicação e da disciplina tática , faltou, claramente, nitidamente, visivelmente, um municiador, o armador, o homem da enfiada milimétrica em um jogo no qual o retrancado time de Capivari não proporcionou espaços ao Verdão! Vencer sem um jogador dessa característica torna-se muito mais difícil!

Mas não imaginem que a partir da escalação do lançador que os jogos tornar-se-ão, todos, mamão com açúcar!

Como todos podem notar, os adversários, mais do que nunca, estão entrando em campo dispostos a ganhar do Palmeiras que virou bola da vez .

Culpa, em parte, diga-se de passagem, de alguns segmentos estúpidos de nossa torcida que continuam, imbecilmente, hostilizando e retaliando os jogadores que deixam o clube. 

Até site para ofender Wesley criaram esta semana. Jogador que sai, nessas circunstâncias, dá a vida por uma vitória sobre o Palmeiras. Como são panacas os caras que agem assim ...

Ontem, gostei muito da defesa, que começa, como manda o figurino, por um goleiraço chamado Prass. 

Apesar de todo o esforço e responsabilidade de Lucas, faço questão de dizer ao mundo que sou, -muito mais- João Pedro.

No caso específico, Oswaldo prestigia o bom jogador e, inexplicavelmente, esconde o craque! João Pedro, improvisador e driblador seria o mais indicado (já provou isso) para abrir, ontem,  a retranca capivariana.

A dupla de área Tôbio e Vitor Hugo parece entrosada; joga sério e procura fazer o simples, mas, creiam, não teria tanta eficiência se à frente deles não jogasse um autêntico cão de guarda, Gabriel, expressão superlativa da retaguarda palmeirense e um dos melhores em campo.

Tenho restrições a presença constante de Zé Roberto na lateral esquerda e não concordo com sua escalação na asa esquerda em ocasiões nas quais o Palmeiras não tem um armador para escalar.

Ontem, o Verdão só conseguiu encontrar o caminho da vitória quando Osvaldo, percebendo a deficiência do último passe,  colocou ZR para armar o jogo.  Até então o Palmeiras x Capivariano estava sendo um teste para palmeirenses cardíacos, como eu!

Mas o craque do jogo, inquestionavelmente, foi Robinho...

Aliás, craque do jogo, não, mas craque dos três ou quatro últimos jogos que o Palmeiras disputou no Paulistão e, ao menos até agora, a melhor entre todas as contratações empreendidas pelo Verdão!

COMENTE COMENTE COMENTE

NA TV

Excelente a transmissão de Jota Júnior pelo PFC, mas não vai levar o dez.

No lance do pênalti sobre Cristaldo deixou subentendido que a infração não ocorrera em face do impedimento não assinalado. Foi um erro grave cometido por um locutor tão experiente e vivido!

Não há que se discutir a posição irregular do argentino, a qual eu percebera no início da jogada, muito antes do replay.

Entretanto, a partir do momento em que o bandeirinha e o árbitro deixaram de marcá-lo (não importa por que motivo) a jogada teve sequência legal (no verdadeiro sentido da palavra legal) e o pênalti ocorreu, independentemente do lance que o precedeu.

O que deveria ter dito o narrador? Pênalti claro, não marcado! E deveria emendar.

"Duplo erro da arbitragem em um mesmo lance. Além de não marcar o impedimento deixou de marcar o pênalti". Um erro pior que o outro, da parte do juiz!

Jota também não registrou, com a clareza que se esperava, o pênalti anterior sobre Arouca, que recebeu, por trás uma carga de corpo desequilibrante, deixando a incumbência para o comentarista .

O comentarista (?) perna de pau, digo, cara de pau disse que a carga fora insuficiente para desequilibrar o palmeirense.

"Cazzo", devem ser de carne e aço e não de carne e osso os jogadores do Palmeiras, pois NUNCA (e não venham dizer que exagero porque é verdade repetitiva, nua e crua e estou cansado de registrar isso aqui no blog) nenhuma carga corporal é suficiente para derrubá-los. Beletti seguiu o script, não foi diferente!

Apedêuta em regras de futebol, Beletti disse que "além disso, o Palmeiras houvera levado vantagem na jogada" como se condições houvesse de existir  qualquer vantagem em um lance faltoso de área que não seja o gol.

Ocorreu outro lance no segundo tempo, quando o último homem do Capivariano segurou Cristaldo que avançava, livre, em direção ao gol.

Esse lance evidenciou a incompetência ou a maldade do comentarista(?) (quem terá sido o puto, o idiota que o pariu em TV) em relação ao Palmeiras, quando ele afirmou que a expulsão do último homem só era pertinente se Cristaldo estivesse a caminho do gol. 

Na meia lua da área adversária, estaria, Cristaldo, a caminho de que, da lateral do campo? Da bandeirinha de escanteio?  

Basta de Beletti e de ex jogadores clubísticos que puxam por seus ex clubes em detrimento daqueles pelos quais não jogaram. Aos jornalistas o que é do jornalismo, isto é, a função de comentarista! Chega de paraquedistas incompetentes. Beletti é um dos piores entre todos eles!

Invasor da profissão de jornalista, ele deveria pedir aos idiotas que o contrataram para não ser escalado nos jogos do Palmeiras posto ele não gosta do clube e nem respeita o Verdão e sua torcida.

Além de não ter sido ninguém no futebol brasileiro, mas, simplesmente, um jogador violento e desleal, sempre protegido pelas camisas que vestiu, o que é que o milionário Beletti faz em tv, ocupando o lugar dos verdadeiros jornalistas? (AD)