Observatório Alviverde

12/11/2016

GALO PROMETE IR COM TUDO PARA CIMA DO PALMEIRAS, MAS EU ACREDITO NO VERDÃO!


Não compreendo tanta desconfiança e ceticismo de muitos palmeirenses em relação ao jogo de 5ª feira contra o Galo. 

Sei, perfeitamente, que esses negativismos decorrem do fato de o jogo ter como palco o estádio Independência.

Para quem não sabe, o Independência está  localizado no bairro do Horto Florestal, onde o Atlético costuma ganhar os jogos impondo a pressão de sua torcida sobre os rivais.

Não é por acaso que os atleticanos rimam por aqui, a propósito dos adversários, do estádio e do bairro: "caiu no Horto, tá morto"!

Entretanto eu, um palmeirense da velha-guarda que reside em BH, não consigo compartilhar desse sentimento derrotista, haja vista o histórico das apresentações alviverdes contra o Galo no vetusto estádio do Horto, não tão ruim quanto muitos imaginam.

Basta dizer que em 11 jogos, o Galo venceu seis (6), o Palmeiras três (3), verificando-se dois (2) empates. São ruins esses números? Claro que não!


Dá para constatar perfeitamente que na metade das vezes em que os times se enfrentaram no velho estádio, o Galo não conseguiu vantagens significativas!

Aliás, algumas dessas vitórias atleticanas -fui testemunha ocular- tiveram o ajuda de árbitros e arbitragens.

Isso significa de que as perspectivas do Verdão de obter um resultado positivo na semana que vem são bem amplas, considerando-se que até o empate é bom para o Palmeiras.

Galo x Verdão -não tenho dúvidas- será um jogo difícil,(para os dois, para os dois, para os dois times), na medida em que aqui em BH está sendo encarado como uma guerra pelo time mineiro e sua torcida e o Palmeiras não vai deixar por menos.

Nas praças, nas ruas e até na Internet, já dá para sentir a tensão de um clima belicoso, mesmo há uma semana do jogo e com um jogo da Seleção Brasileira o antecedendo...

Por tudo isso, que ninguém se iluda, o Atlético entrará em campo bastante motivado, disposto a vencer e dará tudo de si em busca da vitória. 

Mais do que isso, também em função das pesadas críticas públicas do presidente Daniel Nepomuceno ao elenco após a derrota de domingo passado para o Coritiba (0x2).

Na oportunidade, além de acusar muitos jogadores de acomodados, ameaçou não renovar-lhes os contratos na próxima temporada.

Em campo, não obstante a rivalidade de quase 80 anos que, per si, motiva os jogadores e enche os estádios, o time mineiro só tem -ainda tem- reduzidas chances matemáticas de chegar ao título mas não abre mão de brigar por ele.

No que respeita aos jogadores eles sabem que estão devendo  satisfações à torcida em face do aparente e iminente fracasso no Brasileiro, para mim definitivo. 

Sabem, também, que neste momento, só uma vitória de repercussão nacional sobre o líder do campeonato pode reabilitá-los! 

Se conheço bem jeito de ser, o modo de agir e o comportamento dos jogadores atleticanos, eles irão para o jogo muito motivados e vão dar tudo de si em busca da reabilitação e da vitória! O Palmeiras, que se cuide!

Um outro aspecto!

Após a sobrevalorização da mídia ao time e ao elenco do Galo, classificando-os, como os melhores deste Brasileiro, muitos atleticanos ainda alimentam esperanças de recuperar o "prestígio" perdido. 

Eu, particularmente, não creio que o recuperem porquanto sei que nunca o tiveram.

A precipitada imagem veio à tona depois que o Galo venceu o Palmeiras no Allianz.

Tudo se estabeleceu em face da ação midiática -indevida e na conta do exagero-, que teve como objetivo exclusivo deslustrar, desvalorizar desmerecer a campanha do Palmeiras, tanto e quanto desmotivar-lhe o elenco, através de um artifício irreal, sujo, mentiroso e desonesto!

Muitos cronistas, após terem mentido ao povo realçando que os tropeços atleticanos foram meramente acidentais, já sem argumentos lógicos, acenam agora, com a hipótese de que o Galo "ainda têm perspectivas matemáticas de ganhar o Brasileiro".

A eles e a todos, respondo que, matemática e teoricamente, tem, mas ressalvo que a vida e a experiência me ensinaram que "quando se discute as possibilidades matemáticas de um time é porque, na prática ele não vai chegar mais!" 

Outro aspecto motivador pro Galo reside no fato de o time ser dirigido pelo ameaçado Marcelo Oliveira dispensado do   Palmeiras sob a alegação de incompetência mesmo após ter levantado o título da Copa do Brasil à frente do Verdão. 

Marcelo que anseia reafirmar junto ao mercado, à torcida e à diretoria do Palmeiras a sua capacidade de dirigir qualquer grande clube brasileiro, não vai querer perder o jogo e, na certa, vai estumar o Galo pra cima do Verdão!

Sabedor que as suas chances de continuar técnico do Atlético em 2017 são e estão cada vez mais difíceis, resumindo-se à conquista de (ao menos) um dos dois títulos que o Galo está disputando, MO vai mandar o time pra cima do Verdão como se diz aqui em Minas, "de com força"

No Campeonato Brasileiro ele tem remotíssimas chances de vitória mas na Copa do Brasil contra o Grêmio, as suas chances se elevam a 50%. 

Outro aspecto que pode dificultar a vida do Verdão: "não creio que o Atlético adote a mesma atitude estúpida do Palmeiras em relação ao Grêmio e priorize a Copa do Brasil, como muitos esperam". 

Tenho certeza absoluta de que ao menos no jogo contra o alviverde, aquele que define a vida e os números do Galo na competição, os mineiros colocarão em campo o melhor time possível, ressalvada uma ou outra peça que necessite ser poupada para a CdB. 

A imbecilidade da poupança em massa, porém, eu não acredito que ocorra!

Outro aspecto importante do jogo é que Robinho, líder do atual time atleticano e seu mais decisivo jogador, ainda mantém profundas ligações com o Santos!

Não tenho nenhuma dúvida que, em razão disto, ele já deve estar motivando os companheiros visando a buscar a vitória sobre o Palmeiras, quem sabe até com o concurso de uma mala branca da marca "santista"... 

Beneficiaria, a um só tempo, as suas equipes de coração(Santos) e de profissão (Galo). 

Aliás, se há um jogador do Galo que necessita de marcação especial é Robinho, o cérebro do time!

Com tudo e apesar de tudo quero lhes dizer que acredito -muitíssimo- no time do Palmeiras e na perspectiva de um grande resultado contra o Galo, até porque Cuca conhece bem o estado, o estádio e todos os atalhos que conduzem à vitória. 

O empate, repito, já seria um grande resultado, na medida em que já tira o Galo do páreo, mas a vitória, redundantemente, é o resultado ideal, na medida em que coloca o Palmeiras muito mais perto do título.

Fique claro, porém, que, mesmo diante de uma eventual e inesperada derrota do alviverde no confronto com os mineiros, ainda assim a torcida palmeirense tem de manter a calma e continuar acreditando. 

Nessa improvável hipótese o Palmeiras, ainda assim, manteria a ponta pelos setenta (70) pontos conquistados até agora.

O Santos, 2º colocado com sessenta e quatro (64), não se iguala ou ultrapassa o Palmeiras mesmo que derrote o desesperado vitória na Vila Belmiro. 

Nesse caso só se aproxima e diminui para perigosos três (3) pontos a diferença. 

Para alcançar o Verdão terá de esperar a rodada seguinte e, além de -obrigatoriamente- ter de ganhar do Cruzeiro em BH, tem de contar com outra improvável derrota palmeirense no Allianz para o Botafogo.

O Fla, 3º colocado com sessenta e três (63) pontos, só ultrapassa o Palmeiras se o alviverde perder os três próximos jogos respectivamente para o Galo, no Independência e para o Bota e a Chapecoense no Allianz.  

Ao mesmo tempo o Fla precisaria derrotar o América, em BH, e, sucessivamente o Coritiba e Santos no Maracanã. É difícil, muito difícil para que não se diga impossível!

Quanto ao Galo o próximo adversário, sobre o qual o Verdão impõe a larga vantagem e dez (10) pontos aos quais acresce todos os critérios de desempate, um 0x0, um 1x1, um 2x2 ou qualquer empate retira, completamente, qualquer possibilidade de o Palmeiras ser alcançado pelo time mineiro.

O que você espera desse Galo x Palmeiras no Independência? Você se inclui entre os torcedores que temem o fator estádio?

COMENTE COMENTE COMENTE