Observatório Alviverde

30/07/2015

O INSUBSTITUÍVEL VALOR DE UMA VITÓRIA DOMINGO SOBRE O ATLÉTICO DO PARANÁ!



Image result for RIVALIDADE PALMEIRAS X BAMBIS
HaHaHaHaHaHaHaHaHaaaaa!  

Conquanto eu tenha festejado a festa-baile do Atlético sobre os bambis no Mineirão por 3x1, os dois resultados de ontem do Brasileiro não podem ser considerados (nem um pouco) favoráveis ao Palmeiras.

A vitória do Galo, além de consolidar a liderança do time mineiro, fez com que o Atlético disparasse à frente da tabela, atingindo à expressiva marca dos 35 pontos,18 vitórias e saldo de 18 gols.

Em Itaquera, a óbvia (e esperada) vitória do Curintia sobre o Vasco, ainda mantém o maior rival à frente do Verdão, com 33 pontos,10 vitórias e saldo de 11 gols.

O único aspecto positivo contabilizado foi a manutenção dos bambis abaixo do Palmeiras na tábua classificatória.

Esse resultado, entretanto, tem pouco valor prático a agregar em relação às ambições do Verdão!

Vale, exclusivamente, pela derrota, pela desgraça e pelo "stop" do importuno e sempre inoportuno adversário, para muitos, um inimigo. 

É algo que não consigo expressar por palavras, mas, eu, que sempre os considerei inimigos, quero dizer que não existe nada no mundo melhor e mais delicioso do que ver os bambis, visionários e arrogantes, sempre perdendo e, mergulhados, cada vez mais, em profundíssimas crises! 

Mais do que ótimo é impagável, é sublime, é o direito ao céu na terra!

Em função da derrota e do cumprimento da tabela, eles vão permanecer, finda esta 16ª rodada, com 27 pontos, 8 vitórias, tendo o saldo de gols reduzido para, apenas, 5.

Isto significa que estão impossibilitados de ultrapassar o Palmeiras, seja qual for o resultado do Verdão contra o Atlético Pr.

Rivalidades à parte, do ponto de vista prático, teria sido melhor que os bambis houvessem vencido, ou, no mínimo empatado com o Galo, independentemente de qualquer perspectiva de ascensão tricolor.
------------------------------
Mirem o Palmeiras

Com 18 pontos, 8 vitórias e apresentando o segundo saldo mais positivo do Brasileiro, 11gols, o Palmeiras não pode, agora, sequer pensar em empatar domingo contra o Atlético Pr., e, menos ainda, ser derrotado.

Os resultados desfavoráveis de ontem, aumentam "demaaaaais" a responsabilidade da equipe e todo o cuidado, definitivamente, será pouco, no difícil jogo de domingo contra o Furacão!

É claro, evidente, patente, manifesto e óbvio, que o Palmeiras, é o favorito natural contra os paranaenses.

E o é, não apenas pela tradição, pela campanha, pelo melhor time que tem, pelo melhor elenco de que dispõe, pela condição psicológica que ostenta, pelo embalo (até agora) incontível no campeonato  e, sobretudo, pelo fato de jogar em casa,

Apesar de tudo, não significa, necessariamente que a vitória esteja garantida, ainda que o jogo ocorra no Allianz Parque.

O favoritismo palmeirense encontra-se, exclusivamente, na dimensão da teoria e tem de ser, sempre, encarado e colocado como tendência! Jamais em termos de uma verdade absoluta!

Considere-se que o Atlético PR tradicionalmente sempre foi e é um adversário difícil e perigoso. 

Em razão disso e de sua respeitável campanha de oitavo colocado, todo o cuidado será pouco no jogo de domingo, às 11 horas.

Partindo-se da pior hipótese, uma (impensável) derrota do Verdão, façamos uma análise de algumas possíveis consequências.

A primeira delas: o Palmeiras seria alcançado em pontos pelo próprio Atlético Pr. (28) mas o time araucariano roubaria a posição do Verdão porque passaria a ter uma vitória a mais, 9.

A segunda: o Sport, 28 pontos, 7 vitórias e saldo de 11 gols, mediante um simples empate contra o Cruzeiro no Recife, também ultrapassaria o Palmeiras em pontos (29X28).

A terceira: com uma vitória, os pernambucanos estabeleceriam sobre o Verdão uma vantagem de 3 pontos, cada vez mais difícil de ser tirada.

Digo isto, em face do recrudescimento da dureza dos jogos e da exigência cada vez maior do campeonato, tanto em cima quanto embaixo da tabela, pela tendência clara dos clubes envolvidos de buscar a superação em campo, na busca final de seus objetivos no turno decisivo.

A quarta: Grêmio e Flu que duelam domingo no Maracanã, também perseguem o Palmeiras na luta por um lugar ao sol na faixa da Libertadores. 

Ambos têm 27 pontos e 8 vitórias, mas o saldo dos gaúchos, 5, supera o dos cariocas, 4, e os define como 6º e 7º classificados, respectivamente. 

Se empatassem, se igualariam ao Palmeiras em pontos e em número de vitórias, mas não o ultrapassariam em razão do saldo de gols, muito menor. 

A torcida palmeirense tem de torcer por um resultado igualitário entre os dois perigosos concorrentes, mas tem de ficar de olho, sobretudo, no Flu.

O time carioca, tradicionalmente ajudado pelas arbitragens e pelos tribunais, está, agora, reforçado por Ronaldinho Gaúcho que deve estrear, justamente, contra o clube que o projetou para o futebol!

Fique bem claro que, entretanto, qualquer dos dois que vencesse, passaria à frente do Palmeiras, ascendendo aos 30 pontos, repito, considerando-se a pior hipótese de uma derrota alviverde.

Agora, apesar de não ser o resultado ideal e, muito menos, aquele que a torcida anseia ou espera, um empate do Palmeiras contra o Atlético PR não faria nenhum mal ao Verdão.

Impediria que o Atlético PR, o Flu e o Grêmio o alcançassem, mantendo o Verdão no G4, independentemente de qualquer resultado do Sport diante do Cruzeiro.  

Mas, na linguagem sapiente do torcedor, uma vitória humílima sobre o Atlético PR, "nem que fosse por meio a zero", é o que há de melhor e não alteraria o "status quo" alcançado pelo verdão decorridas 15 rodadas deste Brasileirão 2015.

Além de proporcionar ao Palmeiras a condição de manter os mesmos parâmetros e diferenças estabelecidos em relação aos atuais concorrentes diretos pela ponta da tabela, Galo Mineiro e Curíntia, teria o poder de  melhorar a situação do Verdão em relação aos concorrentes indiretos, isto é, aqueles que estão atrás, brigando, ao menos, pela vaga da Libertadores! 

COMENTE COMENTE COMENTE