Observatório Alviverde

15/04/2014

REFLEXÕES SOBRE O PALMEIRAS!


 
Recebi um e-mail do Marco, habitué deste espaço, e nosso grande amigo virtual, no qual ele sugeriu a abordagem de vários temas, com os quais concordo, plenamente.

É óbvio que as raízes de todos os males que assolam o Palmeiras provêm de diretorias despreparadas (a maioria absoluta delas),  numa torcida (parte preponderante dela) autossuficiente, infantil, ignorante, arrogante, prepotente e incompreensiva, e, sobretudo na implacável perseguição da mídia, problema para o qual, há anos, o Palmeiras não move uma palha no sentido de contorná-lo, ou de, ao menos, minimizá-lo.

Iniciando o post pelo viés da perseguição midiática, reparem que Bruno César (pode-se dizer), ainda nem chegou e a imprensa já passa o carro adiante dos bois e começa a questionar se ele vai ficar ou não ao final do empréstimo que só vence no ano que vem. Muitos, até, simplesmente para perturbar, já o colocam fora do Palmeiras. Pode?

Wesley estará a seis meses do final de seu contrato com o Verdão depois da copa, só a partir do segundo semestre! 

Entretanto a mídia garante que ele está prestes a assinar com outros clubes e até arrisca nomes de possíveis interessados, colocando a notícia como se fosse algo previamente ocorrido, marcado e consolidado. 

Ao fato de Wesley ter declarado que gosta do Palmeiras e que por sua própria vontade gostaria de permanecer no clube, eles não ligam a mínima importância e, sequer, repercutem. Como são tacanhos, como são mesquinhos!

E Valdívia, cuja vigência de contrato (final de 2014) ultrapassará um ano? 

Eles divulgam -insistentemente, irresponsavelmente- que o investidor está exigindo a venda do atleta para se ressarcir e que Nobre torce para que Valdívia "arrebente" na Copa, a fim de que haja facilidades para que ele venha a ser negociado. 

Na realidade, são eles mesmos da mídia (que não têm hombridade de reconhecer publicamente a condição de craque de Valdívia) que desejam -muito- que o fato se materialize. Como são indecorosos, como são parciais, como são clubísticos!

Pergunta simples, clara e objetiva: "-alguém já leu, ouviu ou assistiu alguma matéria desse teor em referência a qualquer outro clube"?

É preciso acabar com o vazamento de informações privilegiadas a certos caras da mídia, cujos propósitos não são outros, senão aqueles de achincalhar, menosprezar, diminuir e, se possível, acabar com o Palmeiras! 

A diretoria de Nobre, num primeiro momento, conseguiu conter a avalanche de informações negativas contra o clube, e tudo melhorou. Porém, com o passar do tempo, o problema recrudesceu. 

Personagens como os Rímoles, Perrones, Jucas, Nicolas e outros, autênticos urubus midiáticos que, simbolicamente, se alimentam e vivem da carniça do futebol, sobrevivem, muito em razão do farto material negativo que recebem de tantos palmeirenses que aceitam e compram esse formato de mídia e adoram as ondas, as fofocas e os factóides.

Em uma conversa informal dentro do Palmeiras, ao ser perguntado sobre o assunto, o presidente Paulo Nobre afirmou que três fatores faziam o Palmeiras perder para sí mesmo: 

1) A facciosa, incontornável e "impacificável" política interna                                                                                                2) A fraqueza do clube (ele reconhece) nos bastidores  do futebol.
3) A ignorância da torcida, (sem generalização), atendo-se, principalmente, àqueles que fazem ondas na Internet, repercutindo, de forma absolutamente irresponsável, as maldades e elocubrações da mídia antipalmeirense.

Quando o próprio Nobre reconhece que o time é fraco de (e nos) bastidores, alguma coisa tem de ser feita, no sentido de se mudar a condição. 

Sei, perfeitamente, que uma metamorfose desse naipe não será alcançada de pronto, em uma única administração, mas bem que Nobre poderia e deveria iniciar um trabalho forte nesse sentido.

Como se trata de uma imagem consolidada e arraigada, o trabalho será dobrado. 

Entendo que a primeira providência implicaria em o Palmeiras criar ou contratar um serviço de mídia para acompanhar todo o noticiário divulgado em rádio, TV e jornal

A partir daí, promover a contestação frontal e direta de tudo o que fosse divulgado maldosamente em termos de ondas, inverdades e notícias negativas contra o clube, através de um porta-voz inteligente, bem articulado e eficiente, nos moldes do trabalho de Marco Aurélio Cunha, nos bambis, anos atrás.

Mais do que isso, não ter vergonha de pedir ajuda a palmeirenses influentes em tantos segmentos da sociedade e solicitar-lhes ajuda, sempre que necessário. Isso ajuda demaaaaaisss! 

Outra coisa: toda a vez que o clube for prejudicado, dentro e fora de campo, reclamar e protestar com veemência por vários dias. 

Alguém do Palmeiras (da direção, é claro) reclamou do que foi feito com Kardec pelo zagueiro Alemão, em lance no qual o árbitro sequer assinalou a falta? Alguém reclamou contra os árbitros?

A maior parte da torcida, em vez de se insurgir contra esses fatos e "pegar no pé do juiz", preferiu,  irresponsavelmente, criticar Valdívia (arrebentado no jogo contra o Bragantino, sob o olhar cínico do árbitro), pelo fato de o chileno não ter iniciado o jogo contra o Ituano.

É, exatamente, como confidenciou um famoso ex-árbitro a um palmeirense amigo meu: "-os árbitros perseguem Valdívia e gostam de vê-lo apanhar porque ele reclama demais, o tempo todo, o jogo todo". 

Mas, para isso, grande parte da torcida, mormente a mancha não está nem aí!  O resumo da ópera é que 90% dos árbitros não nutrem um grama de simpatia pelo Palmeiras e, se tiverem chances, arrebentam o clube. Mas quem desconhece isso?
EU PODERIA ESCREVER MUITA COISA EM TORNO DE TODOS ESSES ASSUNTOS, MAS, POR HOJE, VAMOS FICAR POR AQUI.
ESPERO QUE DIRETORIA E TORCIDA POSSAM REFLETIR SOBRE TUDO O QUE FOI COLOCADO NESTE POST E QUE PASSEM A TOMAR ATITUDES DIFERENTES EM FACE DE TUDO AQUILO QUE NOS CERCA. 

O PALMEIRAS PRECISA DE PAZ, MUITA PAZ, PARA QUE OS RESULTADOS EM CAMPO POSSAM OCORRER!
COMENTE COMENTE COMENTE